Jardins de Inverno modernos por Jörg Brachmann Dipl. Designer (FH)

12 jardins especiais em 12 ideias geniais

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Fechados em caixas de betão diariamente muitas vezes damos por nós a desejar o contacto com a natureza. E esforçamo-nos em passeios por jardins públicos, ou durante as férias, por um pouco desse equilíbrio primário que tanta falta nos faz… E se tentar trazer um pouco desse mundo cobiçado para dentro de sua casa? 

Já por diversas vezes o dissemos, e é sempre verdade. Não é preciso muita terra para ter um jardim. Basta um vaso e alguma criatividade para fazer um pequenino jardim dentro de casa. Mas quando o espaço é mesmo pouco essa criatividade é posta à prova! 

Por isso hoje trazemos-lhe doze ideias ideias fantásticas para organizar um pequeno jardim vertical em sua casa, mesmo que essa casa seja um pequeno apartamento. Um jardim planeado para ser belo sem gastar espaço útil de circulação. Aproveite as férias de verão e ponha em prática uma destas ideias!

6. Aproveitar um simples cantinho

Apesar da sala desta fotografia não exigir um jardim vertical por falta de espaço a ideia que apresenta é fantástica para quem tem um vão de escadas que pode dispensar para tornar a casa mais verde! O pequeno jardim de bambus dentro de um recipiente de vidro recria a ideia dos bambus da sorte numa escala um pouco maior, e dispensa um pouco do sentido de verticalidade numa decoração assente numa temática mais horizontal.

1. Materiais naturais

E que tal aproveitar aquele cantinho com boa luz natural para fazer o seu jardim? Se o seu estilo for a pender para o rústico uns painéis como estes, de fibra natural de coco, podem ser os ideais. Ficam muito bonitos, ocupam pouco espaço na passagem e tornam o cenário ainda mais próximo da natureza. Escolha plantas diferentes entre si, mas fáceis de cuidar e que requeiram pouca água, como as suculentas. Assim garante um bonito jardim em sua casa sem muito trabalho!

2. Minimalista e futurista

O seu estilo é mais moderno? Que isso não seja impedimento para ter o seu jardim vertical! Estas calhas pintadas de branco, com cabos de aço são perfeitas para embelezar a sua casa. Um método original de fixação dos vasos à parede decora e garante que não há vasos a cair e a macular a pureza do cenário. Se pretender um minimalismo absoluto escolha plantas com folhas de formas estilizadas, apenas em verde. Se gostar de um pouco de cor a quebrar a hegemonia do branco escolha pequenas plantas com flores coloridas. E não se esqueça que não podem ser muito grandes para evitar que se sobreponham ao conceito minimalista.

3. O bambú é zen

Um pequeno espaço quando devidamente tratado a nível do paisagismo fica muito melhor e pode dar toda uma vida nova ao ambiente de sua casa. O caso do exíguo espaço da desta imagem é um perfeito exemplo disto. Um canto de aproveitamento difícil torna-se num local perfeito para recarregar baterias em paz e serenidade. Para isso a utilização dos materiais naturais é fundamental, com especial enfoque na utilização do bambu para suporte, vasos e até para formar uma pequena fonte muito zen.

E note que, apesar de elaboradas, todas as estruturas são simples de conseguir e pouco volumosas para evitar sobrecarregar tão pouca área.

4. Jardinagem com utilidade extra

Gosta de jardinagem e aprecia cultivar as suas próprias frutas e legumes, mas vive num apartamento no meio da selva de betão? Não deixe que isso o torne num agricultor frustrado! Vasos assim como os da imagem, simplesmente fixados na parede da sua varanda são suficientes para ter alguns frutos ou ervas aromáticas e ao mesmo tempo conseguir uma decoração natural e perfumada para a sua casa.

5. Vasos em prateleiras

Se é dos que gostam de variar no estilo e na decoração esta forma de criar um jardim vertical pode ser a mais indicada para si. Fixe pequenas, e resistentes, prateleiras na parede e preencha-as com estreitos vasos de flores. Assim pode mudar o estilo de vasos, a sua cor ou o seu formato, sempre que desejar, sem ter de mudar os suportes!

7. Beleza suspensa

Não tem espaço no chão, e as paredes têm quadros? Utilize o teto! Pendure no teto suportes de vasos ao seu gosto, e plante ali as plantas de que mais gostar.

Para um efeito aleatório e divertido escolha plantas de formatos, folhagem e floração diferentes. Plantas cujas folhas caiem em cascata ficam especialmente interessantes quando utilizadas neste contexto.

Se pretende obter uma sensação de simetria escolha plantas de formatos idênticos, podendo conseguir bonitos padrões se for esse o seu desejo.

8. Um mural de verde

E que tal uma parede verde? 

Uma técnica desenvolvida no Japão, e entretanto disseminada por todo o mundo, permite hoje em dia criar verdadeiros murais verticais e cobrir toda uma parede com vegetação!

As paredes verdes são uma solução infalível e extraordinária para conseguir mais verde e qualidade de vida em ambientes interiores. Para isso utilizam-se estruturas específicas com pouco peso e espessura e substratos específicos que permitem obter uma cobertura densa de vegetação em tão pouca espessura de substrato. Incrível não é?

Gosta da ideia de uma parede verde? Agora imagine um telhado verde!

9. Paineis bem finos

Quando o espaço é pouco a criatividade toma o seu lugar. Painéis de espessura bem reduzida e uma escolha criteriosa das plantas certas podem ajudá-lo a conseguir um luxurioso espaço verde mesmo quando o espaço que tem disponível é muito pouco. Embutir os painéis na própria parede, como na imagem, ajuda a poupar ainda mais espaço!

10. Vasos altos e estreitos

Jardins de Inverno modernos por ATELIER SO GREEN
ATELIER SO GREEN

Bacs IMAGE'IN Hauts en couleurs !

ATELIER SO GREEN

Não gosta da ideia de cobrir uma parede com vegetação, nem do trabalho que daí pode vir? Tente a solução da imagem! Escolha vasos bem altos, mas muito estreitos. O efeito é muito interessante como pode comprovar nesta fotografia de uma sala de jantar

Não será propriamente um jardim vertical, mas vai ajudá-lo a ter um jardim que tornará a sua casa mais convidativa num espaço reduzido, utilizando o efeito de verticalidade e aliando altura a pouca espessura.

11. Usar trepadeiras é genial

Habitação | Estoril | Cascais: Jardins de Inverno modernos por shfa
shfa

Habitação | Estoril | Cascais

shfa

Uma ideia genial é a que podemos encontrar nesta criação da SHFA arquitectura! As trepadeiras proporcionam uma excelente cobertura verde vertical e necessitam de pouco substrato, ou terra, para crescerem.

Plante-as e deixe-as trepar diretamente pela parede ou providencie um suporte extra, como uma rede ou uma estrutura reticular de madeira. Vai obter rapidamente uma parede verde muito elegante. Informe-se detalhadamente com um especialista do tipo de plantas que pode utilizar para o conseguir.

12. O sintético também resulta

Casas modernas por Muros Frescos
Muros Frescos

Barcelona, central del grupo Goretex. 7 Jardines verticales sintéticos Muros Frescos

Muros Frescos

E quando é totalmente impossível ter uma parede verde ou um jardim vertical em casa? Não há solução? Há! Pode não ter os mesmos benefícios para a saúde, mas com uma parede verde de plantas artificiais como a da imagem vai com certeza sentir os mesmos benefícios visuais e estilísticos!

Gosta de ter plantas em casa, ou as suas plantas morrem logo? Imagina-se com um destes jardins no seu apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!