11 Terraços Cobertos para Desfrutar Do Outono e do Inverno em Casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento c/ 1 quarto - Paço de Arcos, Oeiras, Traço Magenta - Design de Interiores Traço Magenta - Design de Interiores Varandas, marquises e terraços modernos
Loading admin actions …

Adeus Verão. Adeus calor. Mas não adeus ao sol! Afinal, estamos em Portugal e os dias ensolarados são uma presença assídua entre nós, mesmo no pico do Inverno.

Então, se temos sol com fartura, porque não usufruir dos nossos espaços de exterior mesmo nas estações frias? Só precisamos de uma cobertura no terraço, alguns móveis e elementos aconchegantes, e estamos prontos a continuar com os churrascos e com as tardes de preguiça em conexão com o mundo lá fora – e com uma cobertura adequada, até pode chover a potes, que o terraço mantém o seu apelo durante todo o ano!

Para quem não está disposto a deixar ir a vida nos terraços e varandas, a homify traz hoje inspirações de terraços cobertos. Aprecie, planeie e execute com os melhores profissionais – depois só tem de aproveitar todo o ano!


1 – Fechado ou aberto?

Começamos com uma proposta maravilhosa da TRAÇO MAGENTA – DESIGN DE INTERIORES.

Aqui o terraço já tinha uma cobertura de origem, uma pala formada pela estrutura da própria casa, mas a proximidade do mar e os ventos gelados que daí vêm (mesmo em pleno Verão) levaram os clientes a procurar uma forma de tornar o terraço ainda mais confortável todo o ano.

A opção recaiu sobre a instalação de cortinas de vidro que recolhem na lateral, com folhas que giram 90 graus e correm em calhas. Depois foi só decorar com toda a graça e bom gosto a que esta empresa de Lisboa já nos habitou! Lindo ou muito lindo?

2 – Perfeito conforto e privacidade

Neste projecto, a opção de cobertura e fechamento foi muito semelhante à anterior. A grande diferença, para além dos elementos decorativos, foi a necessidade de gerar amplitude devido aos muros altos onde confinam a saída do terraço e podiam dar uma sensação de encolher o espaço. A solução passou por criar paredes verdes com plantas trepadeiras que criam a sensação de que o terraço abre para uma floresta tropical, tornando-o assim muito mais amplo. Um verdadeiro ninho de conforto e privacidade.

3 – Metade para o Verão, metade para sempre

Nem sempre é preciso cobrir todo o terraço! Num espaço de grandes dimensões como uma cobertura de edifício, por exemplo, pode criar um terraço coberto, fechado ou não, e deixar a restante área aberta. Assim terá mais abertura no tempo quente e um lugar bem aconchegante no tempo frio e chuvoso!

Na área coberta poderá criar uma autêntica sala de estar, um espaço híbrido de interior e exterior, que pode complementar com os acessórios adequados a cada estação do ano para ter mais conforto.

homify Jardins de Inverno modernos

Por exemplo, neste terraço, com uma parte coberta e fechada e a outra totalmente aberta, os profissionais fizerem efectivamente essa sala polivalente. Colocaram uma delicada mobília em rattan com estofos brancos e deixaram o resto da decoração bem neutra para poder ser completada a cada estação do ano.

O que falta na imagem anterior para tornar o terraço coberto ainda mais quente para o inverno? Algumas almofadas fofinhas e uma manta quentinha, com uma cor alegre a lembrar o calor, como esta que pode comprar já, para se enrolar todo o Outono e Inverno – no terraço coberto, na sala de estar ou no quarto!

4 – Vem chuva, podes vir!

Cerramiento para ático con cortinas de cristal, color y mucho estilo, Acristalia Acristalia Varandas, marquises e terraços modernos Vidro

As coberturas transparentes, muitas vezes adicionadas de sombreamento para o Verão, são o nosso sonho de consumo.

homify Varandas, marquises e terraços modernos

5 – Cortando o vento frio

Nem sempre as coberturas totais, com fecho do espaço, são o mais indicado. Em regiões mais amenas e em terraços menos expostos, pode usufruir do exterior apenas com algumas protecções a cortar o vento e com os móveis certos para ter muito conforto.

6 – Um alpendre bem tradicional

E que tal um lindo terraço coberto por um telheiro com estrutura de madeira, rústico e campestre? Tal como no caso anterior, pode funcionar bem durante todo o ano no nosso país, se for protegido do vento e da chuva directa. E se quiser ainda mais conforto nas estações frias pode optar por colocar coberturas laterais ou frontais transparentes para o fechar com mais eficiência!

7 – Fechado sempre que necessário

Outdoor Living Pod, Louvered Roof Patio Canopy Installation in the Scottish Borders. homify Jardins modernos outdoor living pod,louvered,roof,patio,terrace,canopy,garden,room

Este terraço reúne muitas das características de conforto que temos vindo a enfatizar: – foi coberto apenas numa secção, para funcionar durante o Outono e o Inverno; e a área coberta pode ser deixada aberta ou ser fechada, graças às lonas que descem sempre que for necessário mais calor e recolhimento. Com algumas almofadas macias, umas mantes e um fogão de exterior fica simplesmente perfeito em todas as estações do ano!

9 – Um toque industrial

homify Jardins de Inverno ecléticos

Terminamos com uma proposta de cobertura de terraço talvez mais modesta – é um telheiro de telha sanduiche branca assente numa estrutura de ferro – mas nem por isso menos eficaz e bonita. Esta é uma solução bastante adoptada no nosso país quando se trata de fazer coberturas de forma rápida e eficaz, agora que as telhas sanduiche têm vindo com acabamentos e cores cada vez mais interessantes.

Não sabe o que são telhas sanduiche? Então tem mesmo de ler o artigo ’Tudo sobre Telha Sanduíche: Tipos, Medidas e a Instalação Ideal’.


Costuma usar o seu terraço no Outono e no Inverno, mesmo sem cobertura? Conte-nos como faz!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista