De casa passada de moda a moradia de luxo
Paredes e pisos escandinavos por 一色玲児 建築設計事務所 / ISSHIKI REIJI ARCHITECTS

De casa passada de moda a moradia de luxo

De casa passada de moda a moradia de luxo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As tendências vão e voltam, mas nunca o fazem da mesma forma pelo que chegamos a um ponto, em nossa casa, em que olhamos ao nosso redor e já não nos identificamos com o que vemos, mesmo que um dia tudo tenha estado na moda. Sabemos, nesse momento, que chegou a altura de planear uma remodelação.

Com sorte, alguns elementos da nossa casa podem manter-se, embora outros tenham que ser pensados de raiz. Nesta casa, por exemplo, foi necessário remover o papel de parede – que é hoje usado amiúde na decoração de interiores, mas de outra forma – que estava obsoleto.

Vamos ver como os profissionais do gabinete Iishiki Reiji Architects deram a volta ao projecto.

​Antes: todo revestido com papel de parede

Antes de vermos em que é que se converteu este apartamento, retrocedamos e vejamos o seu estado prévio. Um papel de parede totalmente antiquado revestia a maior parte das superfícies, incluindo o tecto. Para piorar, os profissionais foram confrontados com um chão coberto por alcatifa escura e empoeirada. No geral, a atmosfera era sombria e desinteressante. Prepare-se para ver a profunda transformação do espaço.

​Calor da madeira

O papel de parede desapareceu e a alcatifa também. O que encontramos agora no seu lugar é um material nobre e muito mais versátil: a madeira. Libertou-se a parede e o tecto do papel de parede, tendo este último sido substituído por uma imaculada pintura branca que contrasta com os tons da madeira e favorece a divisão em termos espaciais e de luminosidade. Para o ambiente não ficar pesado, a madeira não o cobre na totalidade. Foi usada estrategicamente no chão e na parede principal da sala de estar.

​Menos é mais

Poucos móveis, mas bem escolhidos. Foi essa a premissa para decorar este elegante espaço no qual sobressai um certo travo retro. A cozinha surge como um espaço isolado em relação à sala, mas permanece em comunicação com ela através de uma esguia abertura na parede que permite que a luz flua entre ambas as áreas.

​Uma sala de jantar com influência escandinava

A remodelação desta moradia tem forte inspiração escandinava. Percebemos isso através do uso expressivo da madeira e do design de algumas peças como é o caso das cadeiras ou da discreta mesa em que metal e madeira se encontram. As cortinas em branco vestem as janelas, mas garantem, ainda assim, a passagem da luz. De inspiração nórdica são também os candeeiros suspensos.

​Equilíbrio e funcionalidade

A elegância não deve nunca comprometer a funcionalidade e é isso que acontece nesta casa. Vemos, novamente, a madeira utilizada de forma expressiva, mantendo-se a coesão com o resto da casa. A roupa fica exposta e pendurada em dois varões colocados paralelamente.

A casa de banho que nos lembra uma sauna

Terminamos o nosso livro de ideias na casa de banho onde a madeira se repete, fazendo-nos lembrar uma sauna. Neste caso, encontramo-la na parede na qual o vaso sanitário se encontra suspenso. A parede contém um nicho devidamente iluminado que pode servir como local de armazenamento para objectos práticos ou decorativos.

O que achou desta intervenção? Teria optado por ambientes tão minimalistas?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?

Entre em contacto!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?

Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!