Terraços  por DF ARQUITECTOS

7 fabulosas ideias para renovar a fachada de sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A sua casa de sonho já foi construída há muito tempo e agora, quando olha para ela, acha-a um pouco fora de moda e a fachada parece-lhe antiquada? Ou o tempo fez-se sentir e a casa deteriorou-se durante estes anos e sente que, com algum tratamento, podia torná-la muito melhor? Está na hora de se inspirar e abraçar um projecto de remodelação. 

Neste livro de ideias, pretendemos mostrar que um projecto de remodelação pode ir ao encontro do seu orçamento. Lembre-se que uma remodelação em casa, assim como ampliações bem pensadas e projectadas, ou oportunas reparações e projectos de manutenção, são indispensáveis para a revalorização do edifício e para que, com o passar dos anos, não se perca a paixão que o fez avançar no início. 

A pensar no seu bem-estar e para que nunca deixe de gostar da sua casa, veja quais são as nossas sugestões. 

Revestido a pedra

A pedra é sempre um bom recurso para realçar a fachada de sua casa. Utilize este material para delimitar espaços, fazer sobressair áreas ou criar contrastes. Observe a fachada e tente perceber onde ficaria melhor aplicar a pedra, qual a melhor cor, a textura mais indicada e qual o tipo de pedra que melhor encaixa no estilo de sua casa e no seu orçamento. Se houver um tipo de pedra popular na sua região, pode ser uma boa opção em termos de preço. Uma grande ajuda pode ser imprimir várias fotografias da fachada e desenhar por cima de forma a descobrir a melhor forma de aplicar o material. De certeza que desta forma chegará com maior facilidade a um bom projecto final.

Com uma parede verde

Passamos para uma opção mais natural e ecológica que se pode obter através da adição de trepadeiras ou de um jardim vertical na fachada. Não temos dúvidas de que este recorte verde será tema de conversa de todos aqueles que o visitarem. 

Deve, porém, ter o cuidado de impermeabilizar as paredes correctamente, de modo a conservar o edifício e a evitar problemas sérios de humidade. Esta é uma solução nova e interessante, mas que deve executar com a ajuda de um profissional. 

Com uma persiana de madeira

Na sua casa, é possível que a escada esteja revestida por um material que já está fora de moda ou não mantém a qualidade original. Pode, também, ter uma zona a precisar de mais iluminação e ventilação, mas não pretende utilizar apenas a simplicidade do vidro. Pois bem, uma persiana de madeira pode ser a solução que procura e que modificará por completo a sua fachada de forma original e esteticamente agradável. 

A madeira deve ser tratada e apropriada para exteriores. Deve, por isso, envernizá-la com material apropriado para a proteger e garantir um interessante contraste de cores com a parede. 

Desenhando um jardim frontal

Se para chegar a sua casa só tem um caminho simples e um espaço relvado que não oferece nada de especial ao projecto, modifique esse espaço desenhando e plantando um jardim e criando assim um caminho que todos vão ter prazer de percorrer. O desenho de um jardim frontal é um convite para quem chega e uma forma de apresentar o seu espaço, sendo por isso fundamental renová-lo e mantê-lo em perfeito estado.

Com espelhos

Acredite que leu bem porque estamos mesmo a falar de espelhos. O espelho na fachada dos edifícios é uma forma decorativa da arquitectura contemporânea cada vez mais em voga no nosso país. Procure o material apropriado para sua fachada e aplique-o numa zona de referência, oferecendo assim valor e personalidade ao edifício onde vive e à paisagem em que se insere. 

Com persianas de cerâmica

  por volta

Nem todas as persianas são de madeira ou de metal. A que lhe mostramos na imagem, cortesia do Estudio Volta, é de cerâmica, de desenho moderno e muito simples, mas que, bem elaborado, pode surgir na sua fachada como um detalhe especial. Se as instalar de forma correcta, conseguirá fazer sobressair as diferenças entre a luz e a sombra do espaço. Este jogo de luzes e de sombras é uma estupenda modificação na fachada.

Alterando a cor da fachada

Por vezes, damos por nós a pensar que arriscamos pouco no que toca à nossa casa. Aqui apresentamos uma solução simples de executar: pintar a fachada, escolhendo uma cor que nunca lhe passou pela cabeça utilizar. Pode também combinar duas cores contrastantes ou uma cor e dois tons da mesma. Tal como dissemos anteriormente, será útil imprimir imagens da fachada e testar as diferentes combinações de cor que lhe poderá dar. Não se esqueça, também, que é importante manter a beleza da paisagem em que a casa se insere. Respeite o contexto urbanístico e escolha uma tonalidade que não choque excessivamente com as das casas vizinhas.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!