Arquitectos Rebelo de Andrade: prática arquitectónica e casas nas árvores

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

A Rebelo de Andrade é o resultado da audácia e ambição do arquitecto português Luís Rebelo de Andrade, que decidiu abrir o seu próprio atelier corria o ano de 1988. Mais tarde juntaram-se a ele Tiago Rebelo de Andrade e Madalena Rebelo de Andrade, como co-fundadores, elevando a parada a nível internacional. A Rebelo de Andrade, Architectural and Design Studio, encontra-se sediada em Lisboa e dela faz parte uma equipa multidisciplinar, que procura responder com eficácia, proximidade e vanguarda a todos os seus clientes, quer eles sejam privados ou públicos, nacionais ou estrangeiros. A empresa destaca-se essencialmente pelo seu trabalho em 3 grandes áreas, que ocupam o grosso da sua prática: a Arquitectura em si, o Urbanismo e a promoção imobiliária. Os seus projectos incluem equipamentos culturais, comerciais e residenciais, distribuídos em países como Angola, Brasil, Montenegro, Bélgica, França, e claro está, Portugal. Os seus serviços incluem: a Arquitectura, a consultadoria, o planeamento urbano, a gestão de projectos, o Design de interiores, o Design Industrial e a Engenharia Civil, todos eles assentes em valores sustentáveis, eficazes e ao mesmo tempo tecnológicos. A sua lista de clientes é actualmente vasta e inclui reputadas instituições como o banco BPI, banco Millenium BCP, Fundação Oriente em Lisboa, Mundial Confiança, Santa Casa da Misericórdia, Unicer ou Unilever.

Gostaríamos de lhe poder dar a conhecer alguns dos projectos mais marcantes da Rebelo de Andrade, contudo na impossibilidade de o fazer, seleccionámos para si um dos seus projectos mais mediáticos: o Three Snake Houses, em Pedras Salgadas. Venha daí!..

Three Snake Houses

O projecto das Three Snake Houses foi elaborado em paralelo com o projecto global encomendado para o Pedras Salgadas, Spa and Nature Park, resultando num desafiante projecto que tinha como ideia subjacente a criação de um objecto que pudesse recriar o imaginário das casas nas árvores. Desenvolvido em parceria com a empresa Modular System e encomendado pela UNICER, as Three Snake Houses parecem sofisticados bungalows suspensos nos enormes pinheiros do Parque Natural de Pedras Salgadas, mas não o sendo de facto.

A ideia deste projecto foi criar um objecto longitudinal suspenso em finos pilotis que se articula-se com os princípios da construção modular. O Design característico associado ás ardósias e a madeira na base, sugerem a ideia de uma cobra deslizando entre as árvores. Quase como um animal selvagem no seu habitat natural, as casas aparecem repentinamente no campo visual do observador. A escolha dos materiais foi feita segundo a sua camuflagem e ligação com a natureza envolvente, estabelecendo ao mesmo tempo uma relação coerente e a simbiose perfeita entre as casas e o parque.

Sustentabilidade e ecologia foram duas preocupações maiores durante o desenvolvimento deste projeto. Os quartos foram pensados de uma forma simples e minimal traduzida numa importância máxima dada à natureza circundante. A forte ligação entre ambos os momentos, interiores e exteriores, é-nos dada sobretudo pelas janelas do quarto; uma em frente à cama e outra no tecto, sendo impossível ao hóspede não se sentir imergido numa paz e tranquilidade tremendas. 

O espaço assimétrico, dá ainda lugar a pequenas áreas de descanso e de trabalho/refeição. A iluminação é mínima, reduzida ao essencial e aplicada discretamente nas geometrias do tecto de madeira clara. As formas arquitectónica, a articulação do espaço em si e a escolha dos materiais adequados, permitem uma experiência único, onde nem o conforto, nem a sofisticação ou a paz lhe irão faltar.

A cuidada escolha dos materiais permitiu a integração e a camuflagem perfeita no seu contexto, sem lhe tirar protagonismo. Os arquitectos usaram tecnologia recente já testada e aplicada a protótipos, o que permitiu uma construção fácil, simples e resistente o suficiente para suportar toda a estrutura da casa. Na intervenção foi usado isolamento adequado reforçando assim o sistema de aquecimento, o reaproveitamento de águas, painéis solares, ou um sistema de iluminação de baixo consumo através da utilização da tecnologia LED. Cada casa está equipada com quartos, casa de banho e cozinha.

Este projecto prevê múltiplos propositos podendo ser adaptado a diferentes paisagens e climas. Mais modelos destas casas, estão a ser desenvolvidos e em breve estarão disponíveis para ambientes de praia, montanha ou rio. Será então possível adquirir uma destas casas e beneficiar delas em diferentes situações.

Imponente e modernista, este projecto tem sido mediaticamente abordado em publicações da área e inclusivé em diversos livros de ideias da homify.

O que lhe pareceu o nosso artigo? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!