13 Ideias de Decoração com Letras – Mais Personalidade na sua Casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Vinil Stay, Culto Decor Culto Decor Casas modernas
Loading admin actions …

A nossa casa não é apenas o nosso refúgio, o local para onde queremos regressar todos os dias para descansar e estar com a família, embora isso já seja do mais precioso que temos na vida. Ela é também uma forma de expressarmos a nossa essência, a nossa personalidade!

Tal como a roupa e os acessórios transmitem no nosso corpo quem somos e como nos sentimos, também a nossa casa é o espelho dos nossos gostos estados de espírito, expressando-os através de certos elementos decorativos, soluções de interiores e escolhas pessoais. E que melhor forma de expressão pessoal do que a escrita, uma das mais antigas formas de expressão da humanidade?

As letras decorativas, formando ou não palavras, têm sido um elemento decorativo muito popular, que promete continuar a contribuir para que se sinta cada dia mais em casa na sua casa. A variedade de letras à sua disposição no mercado é tão grande que de certeza haverá a letra certa, no material ideal e com o estilo adequado para a sua casa, seja qual for o estilo que seleccionou para ela. E, se não a encontrar nas lojas, pode sempre optar pela criação de letras DIY, que lhe proporcionam a personalização necessária!

Então, veja esta selecção de projectos homify com letras e encontre a inspiração certa para si!

1 – Letras de madeira

As letras de madeira têm uma versatilidade única! Podem ter o formato e a cor que escolher, incluindo a cor de madeira natural. Além de serem comuns e bastante fáceis de encontrar nas lojas de decoração, ainda pode fazê-las você mesmo, se tiver inclinação para essa actividade tão recompensadora!


2 – Letras de tecido

São uma ideia linda para quartos de criança ou para ambientes de estilo campestre ou rústico. Podem ser feitas tendo como base as letras de madeira, mas também pode optar por uma solução mais barata e simples, usando papelão reciclado.


3 – Letras em papel de parede

Para concretizar esta ideia perfeita para um quarto de criança só tem de encontrar o papel de parede certo. Se quiser uma alternativa mais requintada de inspiração vintage, pode optar por papel de parede com motivos de folhas de jornais antigos. Basta fazer uma pesquisa rápida na internet para encontrar a loja que vende este tipo de papéis de parede!


4 – Letras em trapilho

Este tipo de letras são uma variação das letras revestidas de tecido liso, porque são revestidas por tecido em tiras. Esta alternativa proporciona mais textura à peça e por isso vai adicionar mais interesse visual à decoração no seu todo.

Esta letra da ENTRE LED E DESIGN, foi adicionada a uma tela de cariz moderno nos mesmos tons, mas mais neutros, o que lhe dá um grande destaque. Pode ser a inicial do nome do proprietário da casa, ou o número da porta, por exemplo, e será com certeza a personalização que faltava num hall de entrada ou num quarto.


5 – Letras impressas e composições de letras

Este trabalho traz-nos não só mais uma forma de usar letras na decoração – através de impressões emolduradas – mas também uma proposta interessante de usar vários tipos de letras com dimensões, estilos e dimensionalidades diferentes para fazer uma composição decorativa interessante.


6 – Letras autocolantes

Se o padrão de letras em papel de parede é demasiado repetitivo e monótono para si, e também não passa qualquer mensagem pessoal, opte por criar a sua própria mensagem decorativa com letras autocolantes. Pode comprá-las em kit, para uma mensagem pré estabelecida, ou avulso, para dar asas à sua criatividade.


7 – Letras de suculentas

Plantar as suculentas num lindo padrão de espécies, dentro de um vaso em forma da letra da sua escolha, é uma ideia genial para conseguir personalização e natureza em sua casa. Não fica lindo?

8 – Letras nas portas dos móveis

Este efeito tão decorativo, que cria um móvel único, pode ser obtido de duas formas: – a mais difícil, mas mais requintada, em que as letras são esculpidas na madeira num bom trabalho de marcenaria; – ou a mais fácil, que implica apenas colar as letras de madeira nas portas ou faces das gavetas.


9 – Letras de neon

Estas letras, ou a mensagem que elas criarem, nunca não passar despercebidas na sua decoração. Pode pensar que são difíceis de encontrar mas, como estão cada vez mais na moda, já há lojas físicas a vendê-las em espaços mais acessíveis. 

10 – Letras ao estilo cartaz de cinema iluminado

Esta é a alternativa luminosa ao neon tradicional. Estas letras são pontuadas com LED, inspiradas dos cartazes de cinema antigos e trazem um pouco do glamour da América dos anos 50 à sua decoração.


11 – Letras de cimento

As letras de cimento são a adição perfeita para complementar um design de interiores industrial rústico. São muito fáceis de encontrar em lojas de decoração e ainda mais fáceis de fazer seguindo o tutorial DIY:

Como Fazer Letras Em Cimento | Tutorial Passo A Passo – 13 etapas


12 – Letras de resina

Estas letras vazadas são feitas em resina num molde inverso. São lindos pisa-papéis extremamente decorativos!


13 – Letras de giz em lousa

Por último deixamos-lhe uma ideia muito decorativa e extremamente fácil de executar: – basta comprar um quadro de lousa, colar um papel de parede com este acabamento ou pintar uma parede com uma tinta especial de efeito lousa, e desenhar as suas letras favoritas no material. Vai conseguir um efeito decorativo retro com pouco dinheiro!

Quer mais ideias decorativas que não dão cabo da sua carteira? Então não perca o artigo ’15 ideias económicas para as paredes de sua casa!’.


Já tem letras na sua decoração? De que tipo?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista