Projecto de Edifício Inspirado nos Antigos Armazéns de Lavradores-Sargaceiros | Viana do Castelo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
PESCA, [MATÉRIAS] arquitectura + interiores [MATÉRIAS] arquitectura + interiores Casas pequenas
Loading admin actions …

Não duvidamos que a zona do Carreço, em Viana do Castelo, é prolífera em inspiração para os arquitectos. Do mar aos faróis, dos moinhos às casas de apoio à pesca, não faltam referências e testemunhos históricos que tão bem caracterizam esta região no Alto Minho. Prova disso é o projecto que hoje lhe trazemos da autoria do atelier bracarense [Matérias] Arquitectura + Interiores.

A edificação a construir teve como inspiração os antigos armazéns, propriedade de lavradores-sargaceiros, que, em tempos, serviram para guardar os barcos e os utensílios de apanha do sargaço utilizado para adubar os campos. Estas pequenas casas de pedra situam-se na Praia do Lumiar. Pode vê-las aqui.

Como nos mostram as próximas imagens, a distribuição da habitação pretende-se muito intuitiva e simples, permitindo que os espaços nunca percam identidade.

Venha conhecer o projecto.

1 – Em Betão e em Madeira, Inspiradas na Casas da Praia do Lumiar

Organizadas em fila e com as coberturas a apontar ora para a direita ora para a esquerda, o que empresta ritmo e dinâmica ao projecto, estas pequenas casas modernas surgem como uma interpretação das pitorescas casas de pedra que espreitam por detrás das dunas da Praia do Lumiar.

No projecto, evidencia-se, de imediato, o contraste entre as secções em betão aparente e a madeira. O primeiro com um aspecto mais frio e brutalista e o segundo, mais quente, a criar um contraste e a afiançar o aconchego do conjunto, não fosse mais doce a presença da madeira.

As casas abrem-se para o exterior com jardim e piscina, esta última apoiada por um deck em madeira. Destaque para as portas, reminiscentes das portas rústicas dos celeiros antigos, tanto na forma como no modo como abrem, deslizando através de um ferro.

2 – Um Corredor de Madeira a Ligar as Casas

O acesso às casas faz-se por via de um único corredor em madeira, uma espécie de caixa que se estende sob o comprido e que as une, fazendo deste um edifício único. A porta de madeira da entrada, quando fechada, passa quase despercebida ao lado das superfícies de madeira do corredor, não estivéssemos nós perante um projecto minimalista em que a beleza dos materiais e funcionalidade são exaltadas.

O projecto paisagístico prevê um entorno verde com relvado e árvores a emoldurar o edifício com cor e frescura.

Na imagem, podemos ainda entrever as aberturas zenitais no topo das casas, garantindo que a luz natural chega em abundância ao interior da mesmas.

É, também, curioso observar as linhas e a textura do betão que, de certa forma, nos lembra a própria textura cinza das pedras das casas da Praia do Lumiar. Os materiais escolhidos deram origem a uma diversidade que se complementa num conjunto equilibrado e revela os pressupostos que informaram a concepção das casas que nascem de uma harmonia entre o tradicional e o moderno.

3 – Perspectiva Lateral das Casas

Na imagem, temos uma perspectiva lateral das casas. A área do projecto é de apenas 275m² que foram optimizados ao máximo. A partir daqui, é ainda mais notória a presença orgânica da piscina que, forrada com o mosaico verde-água e com rebordos finos em madeira, surge com discrição no terreno como se sempre lá estivesse estado.

O local vai ter fácil acesso pedonal e de automóvel com zonas de estacionamento mesmo ao lado das casas.

4 – Contactos

Terminamos com uma imagem das casas ao cair da noite e deixamos-lhe, em baixo, os contactos do atelier:

  • Morada: Avenida Central, 118, 2º andar, 4710-229 Braga, Portugal
  • Telemóvel: +351 91 723 14 23
  • Site: www.materias.pt

Recomendado: Casa da Horta: Projecto de Moradia com Linhas Elegantes e Depuradas | 11 Imagens

O que achou deste projecto? Conheço a região onde estas casas vão ser construídas? Deixe o seu feedback nos comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista