12 Coisas que Tem de Saber se Vai Viver Sozinho pela Primeira Vez

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento Lisboa, Atelier Ana Leonor Rocha Atelier Ana Leonor Rocha Quartos ecléticos
Loading admin actions …

A esta altura do ano centenas ou milhares de jovens saem da casa dos pais e mudam-se para perto da universidade, onde irão passar a morar durante o período dos estudos. Muitos procuram partilhar casa ou vão viver para residências de estudantes e alguns mudam-se para estúdios ou pequenos apartamentos, mas o resultado é sempre o mesmo – acabou-se o amparo permanente dos pais!

Viver por nossa conta é um misto de sensações intensas: – por um lado é entusiasmante estar por nossa conta e deixar de cumprir com algumas regras da casa dos pais, por outro é o enfrentar das dificuldades a solo, mesmo que se viva com outras pessoas.

Aqui na homify já todos passámos por isso e sabemos como os primeiros tempos podem ser desafiantes, por isso criámos um pequeno manual de sobrevivência para quem vai agora viver sozinho. Leia-o com atenção e partilhe-o com o jovem que vai estar nesta situação!

1 – Dá uma chave de casa a alguém da tua confiança

Porta blindada lacada branco monteverde Salas de estar clássicas Armazenamento

Andar com as chaves é uma responsabilidade que praticamente toda a gente tem, mesmo quando vive em casa dos pais mas, quando os esquecimentos aconteciam normalmente havia sempre alguém para ir em nosso socorro. Agora isso não vai ser assim tão fácil.

Assim, o nosso primeiro conselho é que dês uma cópia da tua chave a alguém responsável, próximo e de confiança, que te possa ajudar rapidamente num momento de aflição. Pode ser um colega, o porteiro ou outra pessoa adequada. Mesmo numa residência, onde os responsáveis têm uma cópia de todas as chaves, ou numa casa alugada, onde os senhorios têm também cópias das chaves, esta estratégia continua a ser útil – por vezes é muito mais fácil pedir a um amigo do que estar a incomodar.

2 – Compra coisas importantes antes de precisares delas

Até agora, provavelmente nunca tiveste necessidade de pensar em comprar utensílios de cozinha ou produtos de limpeza, mas agora é imperativo que faças uma lista de todas essas pequenas coisas que não costumavas comprar e de que agora vais precisar.

Falamos de coisas como um desentupidor de canos, um produto de limpeza de canos, lençóis extra ou um inseticida, por exemplo. Não vais querer dar com o ralo do chuveiro entupido e ter de chamar alguém para o desentupir, arriscando uma casa de banho inundada. É que mesmo numa casa de banho renovada, como esta da HOME 'N JOY REMODELAÇÕES, isso pode acontecer!



3 – Falando de pragas, previne-te!

Estar sozinho e ver uma enorme barata a correr pela cozinha é uma experiência muito pouco agradável e, atrevemo-nos a dizer, mesmo aterradora. Mas ter uma invasão de formigas não é muito melhor!

Então, além do inseticida que já deves ter à mão, procura alternativas biológicas para conter as pragas na tua casa nova. Óleo de hortelã-pimenta, folhas de louro e pó de cravinho são boas alternativas. Espreita este tutorial e põe-no em prática:

DIY – Como fazer repelente natural contra baratas


4 – Coloca um espelho grande perto de uma boa fonte de luz

Agora muito provavelmente não vais ter ninguém a dizer-te que tens uma nódoa gigante na t-shirt e um espelho com boa iluminação vai ajudar-te a não fazer má figura!

5 – O truque do elástico para os fechos nas costas

Se costumas usar roupas com fechos nas costas, agora vais ter bastante dificuldade em fechá-los sozinho. Confia: – já fizemos autênticos números de contorcionismo até descobrirmos o truque de atar um elástico ou um fio no puxador do fecho e corrê-lo puxando pelo fio!

6 – Luvas de borracha ou a ponta de uma faca de talher para abrir frascos


7 – Guarda todos os manuais dos eletrodomésticos novos

Pode parecer muito papel para pouca utilização, mas quando alguma coisa deixa de funcionar corretamente e não houver ninguém por perto eles vão dar muito jeito.

8 – Estabelece uma rotina de limpeza

Mesmo que os teus novos domínios se resumam a um quarto com uma minúscula kitchenette e a uma casa de banho partilhada, de certeza que não vais querer viver na confusão. Limpa a loiça sempre que a usares, varre o chão todos os dias, arruma as roupas cuidadosamente… Encontra as rotinas que melhor se aplicarem aos teus horários.

9 – Sempre que saíres verifica tudo duas vezes

Cozinha pequena Hooming Cozinhas pequenas

Vê se o forno elétrico está ligado, se o ferro ficou ligado, se as torneiras não ficaram a verter, se as luzes ficam apagadas, etc. Ninguém o vai fazer por ti e pode evitar acidentes graves!

10 – Pendura cortinas para privacidade

Não há mais ninguém em casa e por isso a tentação de andar em trajes menores é absolutamente natural e aceitável. Afinal não há ninguém para te mandar vestir! só que, se não tiveres cortinas, todos os vizinhos vão poder ver esse cenário. além disso, se alguém com más intenções perceber que estás sozinho pode fazer de ti um alvo! Cortinas forever!

11 – aprende a cozinha, nem que seja o básico

final view Aldebaran Cozinhas pequenas Madeira maciça Madeira,Fogão a gás,Fogão,Cozinha,Fogão,Madeira dura,Gás,Fogão de cozinha,Prateleiras,Mancha de madeira

Acredita: – não vais conseguir viver para sempre de hambúrgueres, pizzas e takeways! Além de ser extremamente caro, não é mesmo nada saudável!

Aprende a fazer umas saladinhas, uma sopa ou um arroz com carne grelhada e viverás bem melhor sem ter de te ir abastecer a casa dos pais.

12 – Não te esqueças de personalizar os teus espaços

Quarto Hooming Quartos modernos Acessórios e decoração

Vivendo sozinho ou não, é fundamental que quando chegas a casa te sintas em casa. Por isso não te esqueças de decorar um pouco o teu reino com coisas que te façam feliz. Se tiveres possibilidades para isso, pede ajuda a um decorador – se não tiveres, a mão ou o pai continuam a estar lá para ajudar.

Ficaste a pensar em como te vais desenrascar com um cano entupido? Então lê também o artigo Como desentupir canos? 8 truques simples e eficazes! Vai ser muito útil!

Já tens tudo preparado para este importante passo de viver sozinho?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista