Corredores e halls de entrada  por Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design

Casa geminada: fachada discreta esconde interior de revista

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As casas geminadas também podem ter interesse arquitectónico e uma decoração sofisticada. Prova disso é a moradia que integra o nosso livro de ideias concebida pelo estúdio Patrícia Azoni Arquitetura + Arte. Localizada na cidade de Curitiba, no Paraná, Brasil, a Casa 55 de 245 m², de exterior discreto, tem um interior que nos surpreende.

Para além do projecto arquitectónico, o gabinete foi responsável pelo projecto de interiores, projecto de marcenaria, projecto de luminotecnia, especificação de revestimentos e execução da obra, garantindo a unidade e a harmonia estética de cada detalhe, desde o forro à composição e disposição dos móveis. Quando toda a casa fala a mesma linguagem, as qualidades estéticas sobressaem.

Curioso para desvendar todos os encantos desta casa incrível de estilo moderno? Então, veja, de seguida, as fotografias da autoria do fotógrafo Rodrigo Ramirez.

Fachada frontal

A Casa 55, como nos mostra a imagem, é uma casa geminada. Esta foi a solução encontrada para adaptar o programa de necessidades às dimensões do terreno que possui nove metros de frente e vinte e três metros de profundidade.

A moradia tem dois andares. O estilo moderno evidencia-se nas linhas rectas e na composição do edifício com coberturas planas e jogos de volume. Um pórtico monumental, revestido por pedra, marca a entrada principal. Pedras e vidro complementam a selecção de materiais que dá identidade e personalidade ao edifício.

A primeira impressão

A primeira impressão que temos da casa é-nos dada pelo salão principal e pelo pé-direito generoso evidenciado pela luz natural que invade o interior por meio de uma abertura zenital e pelas soluções refinadas como o painel espelhado de canto e o jardim de vasos e seixos brancos situado sob a escada.

Núcleo social

O projecto caracteriza-se pela integração dos espaços sociais, sala de jantar e sala de estar e pelo pé-direito duplo do núcleo social que propicia amplitude ao ambiente. No interior da casa predominam as superfícies brancas e as cores neutras, com destaque para o piso de porcelanato e para peças de design luxuosas, como o lustre que ornamenta a sala de jantar.

A integração espacial procurou criar uma sensação maior de amplitude, incluindo a integração com o mezanino do piso superior e estimular as actividades comuns e o convívio familiar.

Sala de televisão

A sala de estar é circunscrita pelo aparador em forma de ’L’, feito de madeira, no qual o sofá de design moderno, na cor preta, se encaixa. O aparador de madeira dialoga com os detalhes em marcenaria, como a moldura do espelho de canto, e com os materiais naturais de acabamento, como a pedra que reveste a lareira e o painel de suporte para a televisão. 

Duas poltronas com estampado floral e cores neutras, uma mesa de centro com acabamento em laca, cortinas de cor cinza e um candeeiro feito de cristais complementam a decoração da sala de estar e dão um toque de requinte ao ambiente.

Sala de jantar

Concebidos em conjunto, o projecto arquitectónico e a decoração de interiores harmonizam-se. Como é comum quando se quer destacar um ambiente importante, a aposta recai numa peça de mobiliário ou num acessório de design marcante.

Aqui, na sala de jantar, destaca-se o candeeiro de lustre que enfatiza a altura do espaço, assim como a sua elegância. A sala de jantar é composta ainda por uma mesa de jantar com tampo de vidro e suporte de madeira, por cadeiras estofadas e por um aparador feito de madeira laqueada em preto.

Cozinha

Na cozinha, apostou-se na qualidade dos materiais dos acabamentos. A paleta de materiais inclui o revestimento em pastilha cerâmica, na cor verde, granito preto para as bancadas, porcelanato para o piso e armários feitos à medida de madeira, com destaque para as portas de vidro na cor amarela, que dão personalidade e um toque de sofisticação à cozinha. Os elementos com acabamento em inox, como o frigorífico e o exaustor, realçam o estilo contemporâneo da cozinha. O projecto incluiu ainda uma bancada de apoio para refeições informais, que acrescentou funcionalidade ao ambiente.

Circulação

O espaço de circulação tira proveito do átrio imponente, conectando os três pisos da residência. No andar superior, o piso de porcelanato cede lugar a um piso laminado de madeira que se estende para os quartos dando um toque de aconchego à atmosfera. 

Churrasqueira

Como a família adora receber os amigos e família, não poderia faltar o espaço da churrasqueira para acomodar os convidados num clima informal e descontraído. A churrasqueira, ampla e aberta, está situada na parte traseira do terreno e voltada para o jardim.

Para além da churrasqueira, um fogão cooktop e a pia inserida na bancada feita de granito garantem a funcionalidade do ambiente, permitindo que a cozinha seja transferida para a área exterior nos dias de festa e nos dias mais quentes.   

O espaço do barbecue conta com uma bancada de apoio, revestida com pastilha cerâmica na cor preta, que dialoga com a bancada e com os armários e dá um toque de elegância ao ambiente. Os pendentes em forma de garrafas sobre a bancada rematam a decoração com originalidade.

Uma decoração luxuosa. Olhando para a fachada, adivinharia o que escondia o interior?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!