Portas de Vidro em Sua Casa: 10 Propostas que Vai Adorar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa das Estantes, blaanc blaanc Jardins de Inverno modernos
Loading admin actions …

Nos espaços actuais, que se querem mais amplos e luminosos do que nunca, as portas de vidro têm um papel fundamental. Estas portas podem surgir com um design mais moderno – com um único pano de vidro -, podem ser quadriculadas ou combinadas com diferentes materiais como o metal ou a madeira. O vidro pode ser totalmente transparente ou fosco para quando se quiser preservar a privacidade de um ou mais ambientes. As portas de vidro podem, ainda, ser de abrir, de correr, pivotantes ou com abertura em sistema de harmónio. Não faltam, na verdade, opções.

Hoje, seleccionámos algumas delas para o inspirar a incorporar estas portas na sua casa. Para além de bonitas, garantem a passagem da luz (natural ou artificial) e alteram por completo a percepção espacial que se tem dos ambientes onde se inserem.

Veja-as atentamente, inspire-se nas várias utilizações e, no fim, não se esqueça de dizer de proposta mais gostou.

1 – Portas de Vidro num Jardim de Inverno e a Ligar a Casa ao Exterior

Se tem o privilégio de ter um jardim de Inverno ou se a sua casa se abre para uma zona de exterior bonita – seja ela um jardim, um terraço ou um pátio -, não deixe de apostar numas bonitas portas de vidro que relacionem a casa com o entorno, permitindo que o verde também faça parte do interior. Nas imagens acima, vemos como estes espaços beneficiam da existência das portas de vidro – as primeiras, num estilo mais clássico e as segundas com um design mais moderno – que as abrem para os espectaculares jardins e permitem que a luz natural entre em abundância.

O acesso a este moderno jardim de Inverno também é feito por portas de vidro, desta vez com abertura em sistema de harmónio.

2 – Portas de Vidro a Separar a Cozinha da Sala

Nas casas modernas, é comum a cozinha abrir-se para a sala numa lógica de plano aberto. Porém, há o risco de os odores gerados na cozinha se espalharem pelo ambiente ou de a cozinha estar algo desorganizada e não querermos que essa desordem esteja à vista. Para resolver o problema sem comprometer este tipo de layout, nada melhor do que umas portas de vidro que resguardem sem criarem uma barreira visual pesada.

3 – Portas de Vidro para o Roupeiro

Adoramos o romantismo desta ideia que é especialmente interessante para quartos pequenos (o que não é o caso deste). Os roupeiros com portas de vidro são, sem dúvida, bonitos e originais, mas exigem que se mantenha o interior arrumado, sob pena de o tipo de design perder o encanto.

4 – Vidro Fosco para a Casa de Banho

A casa de banho requer, obviamente, privacidade absoluta, especialmente quando não se trata de uma casa de banho de suíte, mas sim ligada a divisões da casa partilhadas ou de passagem (como os corredores). No entanto, se quiser optimizar a entrada de luz natural ou melhorar a sensação de espaço da sua casa, pode apostar numas portas de vidro fosco.

5 – Portas de Vidro Pivotantes

As portas de vidro pivotantes são uma super tendência. Estas portas marcam um verdadeiro statement e são uma excelente opção para separar ambientes (a sala de estar da sala de jantar ou a sala da cozinha, por exemplo). No entanto, funcionam melhor em espaços amplos, pois precisam de espaço para rodar.

6 – Portas Deslizantes de Vidro

As portas de vidro deslizantes são uma solução elegante para ambientes que se queiram elegantes e desobstruídos. Assentam na perfeição num espaço moderno, mas podem também surgir como um contraste interessante num ambiente mais clássico. Estas portas são indicadas para entradas internas ou secundárias onde a resistência não é tão importante e se pode priorizar mais a estética.

7 – Portas de Vidro Quadriculadas

Para um ambiente clássico, pode sempre optar pelas clássicas portas de vidro envidraçadas e em arco. É um formato com uma beleza intemporal.

Terminamos, deixando-lhe duas recomendações:

O que acha destas portas? Em que zonas da sua casa usaria? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!