10 Tipos de Portões de Garagem para Escolher e Acertar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apoio Agrícola - Penalva do Castelo, Pedro Palma Arquiteto Pedro Palma Arquiteto Garagens e arrecadações modernas Ferro/Aço Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Sabia que o tipo de portão de garagem que escolher para o seu projecto pode fazer uma enorme diferença na estética da fachada da sua casa? Estes portões podem ocupar de um a três terços de uma das fachadas do edifício e isso tem um impacto enorme na estética global! Garantir que o seu portão de garagem tem uma estética adequada e harmoniosa à da casa, ao mesmo tempo que responde às suas necessidades funcionais, é um requisito de bom gosto e elegância!

Portões manuais ou automáticos, de folha única, dupla ou seccionais; de madeira, aço laminado, alumínio, fibra de vidro e PVC, mais baratos ou mais caros… A variedade da oferta de portões de garagem é grande e está aí, à sua disposição.

Para fazer uma escolha informada há uma série de considerações que devem ser levadas em consideração, nomeadamente no que se refere ao uso da garagem em primeiro lugar. Cada vez há mais pessoas a usar a garagem para armazenamento ou como áreas de lazer ou de estar, pelo que a segurança e o isolamento são pontos a ter em conta.

No artigo homify de hoje vamos mostrar-lhe vários exemplos de portões e apontar-lhe algumas das suas características. Assim pode ter ima noção visual de cada tipo de portão e ponderar melhor qual o melhor para si!


1 – Portão com duas folhas de puxar

Começamos por um portão de garagem simples, dos mais básicos de toda a gama de portões de garagem. Estes portões são normalmente compostos por duas folhas que abrem para a frente ou para trás, necessitando de bastante espaço na abertura e também podem ter abertura automática. Ainda são bastante utilizados, sobretudo em edifícios mais rústicos ou campestres onde o espaço não é um problema.

2 – Portão de metal com uma folha única de correr

Este portão de aço corten, utilizado num projecto belíssimo da 3H _ HUGO IGREJAS ARQUITECTOS, LDA tem apenas uma folha que abre correndo numa calha para a lateral do muro. Necessita de um muro ou uma vedação de dimensões adequadas, mas ode ser totalmente produzido à medida.

Neste caso o material escolhido foi o aço corten para se harmonizar com os detalhes deste material presentes na fachada da casa, produzindo uma estética cuidada e muito bela, que une o industrial ao moderno.

3 – Portão de folha única automático branco

Este portão é semelhante em funcionamento ao anterior, sendo accionado por um automatismo. A cor e o acabamento é ditado pela estética da casa, a diferença mais substancial é mesmo o material: este portão é feito de um material leve, como alumínio canelado ou PVC, para que as suas dimensões possam ser suportadas pelo motor escolhido.

4 – Portão basculante de lâminas

Este tipo de portão abre na vertical, com a estrutura em lâminas a correr calhas laterais e a sua abertura é automática, embora possa ser operado manualmente e caso de necessidade. A folha do portão é composta de várias lâminas móveis, encaixadas com dobradiças, o que lhe permite ir dobrando na zona superior da porta e recolher contra o tecto da garagem. É um portão moderno e robusto, muito utilizado tanto em moradias como em prédios pela sua funcionalidade.

5 – Portão de duas folhas em madeira

Esta é outra versão do portão descrito na imagem 1. É um portão simples e ainda bastante utilizado, embora o seu preço possa ser elevado por causa dos preços da madeira. Fica perfeito a completar casas de estilo campestre ou rústico onde os detalhes de madeira encontram o um lugar natural.

6 – Basculante de lâminas a imitar madeira

A estética da madeira é muito desejada e é uma forte tendência na arquitectura e no design de interiores contemporâneos mas, como já referimos o seu preço pode ser elevado. Por outro lado, o peso do material pode invalidar a utilização de alguns mecanismos de abertura. Para colmatar essa necessidade e esses impedimentos, surgiram materiais, como o alumínio, o PVC ou o aço, com acabamento a imitar madeira, como é o caso do portão da imagem acima.

7 – Portão de grade com abertura lateral

Os portões de grades ou vazados são mais utilizados como portões de cerca ou de carports porque permitem visualizar o que está por trás deles, comprometendo um pouco a privacidade e até a própria segurança do conteúdo da garagem. Apesar disso, são portões muito decorativos, que podem ser pintados de cores diferentes, à medida da casa, e cuja estrutura pode ser desenhada para complementar a construção ou apenas para lhe dar mais beleza e destaque.

8 – Abertura lateral com folhas múltiplas sobrepostas

Uma garagem para vários carros ou com mais funcionalidades do que simplesmente guardar carros, pode necessitar de um portão especial à medida. Um portão com várias folhas que abrem lateralmente sobrepondo-se, como o da imagem acima, pode ser a melhor solução.

9 – Abertura central com folhas múltiplas

O portão da imagem acima é grande, mas surpreendentemente discreto. Esse efeito deve-se à sua cor, semelhante à da fachada onde se insere. As suas várias folhas estreitas que abrem para as laterais fazem lembrar as portas de um elevador, mas nós garantimos que se trata de um portão de garagem. Esta é uma solução prática para portões que precisam de ser bastante grandes, maiores do que as garagens típicas de prédios onde os portões basculantes de lâminas horizontais são mais comuns.

10 – Portões de lona

Terminamos com um ideia pouco vulgar entre nós, mas bastante vulgar lá fora: os portões de garagem de lona. São opções leves e flexíveis, que podem ser produzidas à medida com as dimensões necessárias e para integrar estruturas mais ou menos temporárias de carports e pérgulas pré-fabricadas.

Descubra mais informação detalhada sobre portões de garagem eléctricos no artigo ’Portões de garagem eléctricos – tudo o que precisa de saber’.

Qual destes tipos de portões poderá vir a fazer parte da sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista