O Melhor Pavimento para o Seu Jardim – 17 Imagens Inspiradoras

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Remodelação de moradia na Amora, Home 'N Joy Remodelações Home 'N Joy Remodelações Jardins de pedras
Loading admin actions …

Os pavimentos de exterior costumam ser um pouco esquecidos e até negligenciados, mas definitivamente não o deveriam ser. O material de cobertura do solo do pátio ou do jardim pode ter um enorme impacto na estética geral de toda a habitação e até de toda a área habitacional envolvente. E não podemos ignorar o facto de que uma área de exterior pavimentada a torna muito mais prática e conveniente para uma utilização frequente!

O problema é que existem tantas opções disponíveis que pode ser complicado restringir as suas escolhas. Obviamente, existem alguns materiais padrão que são mais funcionais do que elegantes – como o cimento simples, por exemplo – mas por que não ir um pouco mais além na criatividade e tornar o pavimento do jardim ou do pátio num verdadeiro recurso de design que beneficia toda a casa?

Do tradicional ao inovador, hoje a homify vai ajudá-lo a escolher o melhor pavimento para o seu espaço exterior. Veja as propostas dos nossos profissionais e inspire-se!

1 – A madeira natural em deck

A madeira natural é um dos materiais mais versáteis no que diz respeito à construção e na pavimentação de exteriores não podia ser diferente. Os pavimentos em deck de tábuas de madeira natural dão um toque acolhedor e quente a qualquer espaço de exterior, aumentando o seu conforto. É uma estética clássica que todos desejam, mas pode ser cara, tanto nos materiais como na sua manutenção ao longo do tempo.




2 – Cerâmica com acabamento a imitar madeira

A estética da madeira é tão desejada que surgiram outros materiais a imitá-la, mais baratos, mais duráveis e mais fáceis de manter. Um excelente exemplo é a cerâmica com acabamento a imitar madeira, como vemos neste trabalho da HOME 'N JOY REMODELAÇÕES. Não oferece o mesmo grau de calor aos pés descalços, mas a estética é inegavelmente semelhante.

3 – Materiais compósitos com acabamento a imitar madeira de deck

Com o objectivo de reciclar e reutilizar e assim proteger o meio ambiente surgiram materiais compósitos, feitos com desperdícios plásticos, a que é dado um acabamento de madeira. São muito duradouros e resistentes, tornando-se perfeitos para dar o toque da madeira em áreas húmidas, como junto a piscinas.

4 – Relva artificial

Relva Artificial - Celorico de Bastos Norpavi relva, jardim, relva artificial, relva sintética, relvado, piscina

A relva natural é uma forma de jardinagem, mas a relva artificial é um tipo de pavimento cada vez mais procurado pela sua fácil manutenção, durabilidade e, sobretudo, o ar natural com total ausência de regas.

5 – A pedra em calçada

A pedra é o material de pavimentação da natureza por excelência ou não estivesse ela naturalmente a fazer parte de qualquer solo.

A calçada é uma forma de pavimentação antiga que usa pedra cortada em paralelepípedos semienterrados. É um pavimento intemporal que dura para sempre sem necessidade de grande manutenção para além da necessária limpeza, ficando tao bem em exteriores rústicos como modernos.

6 – A pedra rústica

Ao contrário da calçada, o pavimento rústico usa pedras com formas desiguais, embora com a superfície plana. É uma forma ancestral da calçada, belíssimo para espaços campestres ou rústicos e pode, com algum jeito, fazê-lo você mesmo.

7 – A pedra em placas

É outra versão do mesmo material – a pedra – mas agora com um visual mais polido e requintado. É a versão mais cara, embora a pedra no seu todo seja um pavimento bastante caro.

8 – A cerâmica a imitar pedra

Pavimento Fabistone Manoir Fabistone Piscinas rústicas Plantar,Propriedade,Céu,Água,Nuvem,Árvore,Vaso de flores,Grama,Retângulo,Sombra

Com o preço como factor dissuasor do pavimento em pedra é normal que tenham surgido alternativas com visuais semelhantes, mas mais baratas. É o caso da cerâmica com acabamentos a imitar vários tipos de pedras, como vemos nestes dois exemplos.

Pavimento Fabistone Manoir Fabistone Piscinas rústicas

9 – Placas de cimento e brita/seixos

Outro substituto da pedra com grande sucesso é o pavimento feito com placas de cimento misturado com brita ou seixo. É uma opção com imensas variedades e estéticas que pode funcionar muito bem com o planeamento paisagístico correcto.

10 – Pavê de cimento

O pavê é um pavimento pré-fabricado feito a partir de lajetas de betão e com espaçamento feito com areia de selagem. O posicionamento das lajetas determina os padrões formados e, se for bem executado, pode ficar extremamente decorativo. É muito resistente e duradouro, o que o torna excelente para a utilização em pisos exteriores como pátios, pavimento de jardim e calçadas. 

11 – Pavé de tijolo

Rehabilitación de vivienda unifamiliar en Sevilla, DELSUR arquitectos DELSUR arquitectos Casas unifamilares

O tijolo maciço rústico é uma excelente alternativa ao pavê de cimento, ficando lindo em ambientes mediterrânicos, clássicos ou industriais.

12 – Mosaico hidráulico

Renovação Qta Refúgio , House House Varandas, marquises e terraços mediterrânicos

Achava que o mosaico hidráulico era exclusivo de ambientes interiores, como cozinhas ou casas de banho? Também fica maravilhoso em pátios e jardins, como se vê neste projecto!

13 – Materiais vinílicos

Os materiais de vinil aborrachados não são usados apenas em jardins de infância e parques infantis, sabia? Há bastantes opções para obter estéticas personalizados e darão sempre mais conforto a um espaço de exterior frequentado por crianças.

14 -Cimento afagado

O cimento com um acabamento bem trabalhado pode ser uma alternativa moderna, resistente e com baixo preços. Cuidado com os profissionais que escolher para aplicar e fazer o acabamento do betão, pois é importante que ele fique devidamente impermeabilizado e sem rachaduras feias em pouco tempo.

15 – Placas de betão

Outdoor tiles, ItalianGres ItalianGres Jardins tropicais

Por fim deixamos-lhe duas imagens de um pavimento de exterior muito versátil – as placas de betão! Com estas placas, que aparecem em vários tamanhos e formatos no mercado, pode fazer desde os trabalhos de pavimentação mais simples aos mais requintados, com muito sucesso!

Está a pensar em remodelar o seu jardim? Então tem mesmo de ler este artigo: 4 Projetos de Transformação de Jardins – Antes & Depois.

Qual destes pavimentos ficaria melhor no seu espaço exterior?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista