10 Bancadas de Refeições Rápidas para Cozinhas Pequenas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Cozinha em Odivelas, Juliane Bentivoglio | Interior Design Juliane Bentivoglio | Interior Design Cozinhas embutidas Cinzento
Loading admin actions …

Para muita gente o sonho de consumo quando se trata de cozinhas é uma cozinha grande, com muito espaço de arrumação, equipamentos de última geração e uma generosa ilha. Já a imaginou, certo? Então agora encare a realidade: tal como a grande maioria de nós, a sua cozinha é pequena e tem de lutar por lhe dar mais funcionalidade! Acertámos?

Uma das formas mais eficazes de conseguir mais funcionalidade numa cozinha pequena é adicionar-lhe uma bancada para refeições rápidas, também chamadas de bancadas de pequeno almoço. Com ela poderá fazer algumas refeições que não precisem de uma mesa completa e poderá obter uma bancada de trabalho extra, para apoio à preparação das refeições.

Como sabe, nós aqui na homify temos inspirações para todos os gostos, por isso hoje decidimos ajudar quem tem cozinhas pequenas trazendo alguma inspiração para as bancadas de refeições rápidas. Veja as nossas propostas e inspire-se!

1 – Encastrada num móvel

Começamos por uma imagem que nos confundiu: – devíamos estar a falar de cozinhas pequenas, mas este espaço parece enorme! Só depois de explorar todo o projecto percebemos que realmente o espaço da cozinha é muito pequeno – esta é uma cozinha que pertence a um apartamento para uma só pessoa e foi totalmente remodelado ao gosto do seu proprietário.

A sensação de amplitude deve-se ao design clean dos armários, às cores muito claras escolhidas e ao posicionamento dos detalhes em madeira! Neste contexto, a pequena bancada surge, estreita e discreta, como um prolongamento natural de um desses apontamentos em madeira na parede oposta à da área de trabalho, adicionando charme além de funcionalidade. É gira e serve perfeitamente o seu propósito!

2 – Prolongando a bancada

Neste projecto da HOME 'N JOY REMODELAÇÕES, a bancada para refeições rápida foi desenhada como uma península que se prolonga a partir da bancada de trabalho e divide a área da cozinha da área das salas. Os bancos altos foram colocados do lado das salas para deixar livre a área de trabalho na cozinha.

Os open spaces devem harmonizar todas as funcionalidades que englobam, permitindo tirar o melhor dos espaços e ganhando amplitude em cada um deles, mesmo em áreas mais pequenas, e esta foi uma forma inteligente de o fazer.

3 – Encastrada no nicho

Esta pequena bancada é um pouco mais larga, fazendo na perfeição o papel de uma pequena mesa para dois. O facto de ser encastrada em nicho no meio de dois armários e de ser feita a mesma pedra da bancada de trabalho torna-a mais bonita, diferente do habitual e muito sofisticada

4 – Uma pequena bancada de inspiração industrial rústica

Esta é uma opção simples e até relativamente barata de implementar na sua cozinha, se tiver um pouco de espaço livre na sua cozinha. Pode encontrar este tipo de bancadas simples e estáveis em várias lojas de produtos para a casa, incluindo a gigante IKEA. Com uma bancada destas obtém todos os benefícios de ter uma superfície funcional extra, que pode fazer você mesmo, inclusivamente se o design da sua cozinha já estiver completo.

5 – Bancada de refeições rápidas multifuncional

Esta cozinha de inspiração retro da Alma Braguesa Furniture está mesmo mimosa, não é verdade?

O casamento das madeiras quentes, dos móveis simples e modernos e do pavimento a fazer lembrar os antigos mosaicos hidráulicos resultou na perfeição, mas aqui a nossa atenção dirige-se à pequena bancada de refeições rápidas.

A bancada faz a separação entre a área da cozinha e as salas de uma forma tão eficiente que até serve de suporte para o ecrã de televisão.

6 – Prolongando a pedra da bancada

 Esta cozinha da PM Arquitetura além de pequena ainda tem uma conformação diferente do habitual. Para criarem uma bancada de pequenos almoços, os designers de cozinha optaram por prolongar um pouco a pedra da bancada para a lateral, criando um pequeno espaço funcional, que tanto serve para refeições como para home office pontualmente.


7 – Oval = diferente e interessante

Esta cozinha parece muito grande, mas isso é um efeito de óptica conseguido pela união ao espaço da sala.

Neste conceito de interligação, a pequena bancada oval insere-se como mais um elemento decorativo tanto para o espaço de trabalho como para o espaço de lazer.

8 – Na lateral do microondas

A colocação desta linda bancada de madeira clara, simples e acolhedora, na lateral do microondas tornou-a na perfeita bancada de refeições rápidas pois permite uma utilização confortável e eficiente nestas refeições, muitas vezes aquecidas neste electrodoméstico.

9 – Uma janela aberta para a sala

Originalmente a cozinha desta casa estava totalmente separada da sala, mas seguindo as mais recentes tendências de arquitectura de interiores, os profissionais optaram por criar uma abertura que lhe dá muito mais dimensão, usando o parapeito para criar uma pequena bancada de pequenos almoços!

Esta bancada de refeições elevada branca, que se une delicadamente ao tom da madeira da bancada de trabalho, mostra a imagem aproximada da imagem anterior. Não ficou perfeita?

10 – Retrátil

▾ desmobilar Salas de jantar modernas Mobília,Mesa,Estante,Branco,Armários,Madeira,Prateleiras,Iluminação,Design de interiores,Pisos

E se o espaço da cozinha não permite mesmo ter uma bancada de refeições rápidas em permanência? A DESMOBILAR aponta-nos a solução com uma bancada retrátil!

▾ desmobilar Salas de jantar modernas

A ilha de cozinha é mesmo o seu sonho? Então continue a sonhar com o artigo ’16 cozinhas com ilha: Ideias & Sugestões’.


A ilha de cozinha continua a ser o seu objectivo ou já prefere uma destas bancadas de refeições rápidas?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!