5 Projectos de Arquitectura Sustentável Para Quem Pretende uma Habitação Mais Amiga do Ambiente

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa Sustentável modelo Thar Luxury, Alvi-Energy Alvi-Energy
Loading admin actions …

O mundo começou a interiorizar o conceito de sustentabilidade há umas décadas atrás, quando as mudanças climáticas se tornaram numa preocupação generalizada, e ele deve tocar todos os pontos da nossa vida para ser eficaz.

No mundo da arquitetura, sustentabilidade significa limitar o impacto ambiental dos edifícios, implementando a eficiência energética, usando materiais de construção sustentáveis (de preferência de fontes renováveis e com boa durabilidade) e estabelecendo uma gestão de resíduos adequada. O principal objetivo é reduzir o risco de efeitos prejudiciais a longo prazo e fazer diminuir a pegada ecológica associada à habitação.

Como vector de informação de qualidade sobre tudo o que diz respeito à habitação, a homify não pode deixar de enfatizar este objectivo, por isso hoje queremos mostrar-lhe projectos nacionais de arquitectura sustentável. Se está a planear a sua casa nova e não quer deixar de cumprir a sua obrigação de cuidar do ambiente não pode perdê-lo!

1 – Moradia Quartzo II

Começamos por um dos projectos da MAGNIFIC HOME LDA, uma empresa de construção conhecida pelos seus trabalhos de arquitectura moderna com o foco centrado na eficiência e na sustentabilidade.

Esta moradia, chamada de projecto Quartzo II é um excelente exemplo desta filosofia: equipada com isolamento térmico nas fachadas e na cobertura, caixilharia em PVC com vidro térmico, caixa de ar e vidro laminado, aquecimento central em piso radiante alimentado a bomba de calor reversível (quente e frio), painel solar, tecto falso com focos LED embutidos em toda a casa, recuperador de calor no fogão de sala e impermeabilização da cobertura, esta casa está preparada para proporcionar baixos gastos energéticos, tanto em iluminação como em aquecimento.

Todos sabemos como a poupança energética se tornou necessária com os recentes aumentos no preço da energia e no gás. Por isso, uma casa como esta, além de ajudar a preservar o ambiente, ainda é amiga da nossa carteira!

2 – Moradia M2 Plat da JAH BUILDING SOLUTIONS

Um dos pilares do conceito de sustentabilidade é a reutilização de materiais. Na arquitectura esse é um ponto muito importante porque os materiais usados consomem bastantes recursos na sua produção e geram bastantes resíduos.

Nesta moradia a ideia da reutilização está na estrutura da própria habitação, que tem como base antigos contentores de transporte de mercadorias! Mas o cuidado com a sustentabilidade não se fica por aí: – a casa é dotada de isolamento altamente eficiente, painéis solares e muitas outras soluções de eficiência energética para uma sustentabilidade a longo prazo na duração da utilização do edifício.

3 – Moradia VILLAHOUSE da ATELIER 72 – ARQUITETURA, LDA

Outro grande pilar da sustentabilidade na arquitectura é a utilização de materiais vindos de fontes renováveis. E que outro material é mais renovável do que a madeira vinda de florestas plantadas e controladas cuidadosamente?

Estas casas da ATELIER 72 – ARQUITETURA, LDA além de terem estrutura em madeira, um material que além de sustentável ainda é naturalmente isolante, ainda são dotadas de revestimentos de vários tipos e de outras soluções amigas do ambiente para aumentar o seu conforto e a sua autonomia energética, permitindo melhorar a sua eficiência em 50% face aos edifícios de construção tradicional.

4 – Casa modular da EVOMOD

Outro factor importante para uma casa sustentável é o tempo de construção e os métodos construtivos utilizados, e neste quesito as construções modulares dão cartas.

Esta casa modular da EVOMOD – CONSTRUÇÕES MODULARES assenta em processos construtivos altamente eficazes e extremamente rápidos, que permitem poupar recursos durante esta fase, além de incorporarem soluções de isolamento e de fornecimento de energia que aumentam o conforto dos habitantes e baixam os consumos, ajudando a preservar o planeta.



5 – Poupança de água e ligação com a natureza da casa Thar Luxury da Alvi-Energy

Por último chegamos a outro ponto extremamente importante da sustentabilidade desde sempre (mas ainda mais premente nos últimos tempos): – a poupança de água e a ligação com o meio natural!

Em meio a um período de seca severa, todos podemos dar ainda mais valor ao um sistema de recolha de água da chuva disponível nas versões Light, 4U e Luxury deste modelo Thar da Alvi-Energy.

Além desta característica tentadora e de muitas outras características de sustentabilidade (isolamento, materiais seleccionados pela sustentabilidade, entre outras), estas casas modulares dispõem ainda de um jardim no telhado, que as torna mais bonitas e mais Verdes, em todos os aspectos!

Quer saber mais sobre o que define a sustentabilidade na arquitectura? Então leia também o artigo ’Arquitectura sustentável e quais suas características’!

Que medidas de sustentabilidade planeia incorporar no seu projecto arquitectónico?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista