11 Imagens que Mostram Como Introduzir Elementos Marroquinos na Decoração

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa em Leça da Palmeira, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Quartos ecléticos
Loading admin actions …

Marrocos tem uma cultura fervilhante, fruto de séculos de tradição e de influências várias. Percorrer as ruas marroquinas é ter os sentidos tomados de assalto por cores, formas e cheiros de especiarias. Nas medinas, encontram-se verdadeiros tesouros, desde tapetes a espelhos, pufes, lanternas, cerâmicas, bandejas de latão, caixas de jóias, entre muitas outras coisas. Se visitar o país, não perca a oportunidade de visitar os mercados e negociar alguns destes magníficos produtos tradicionais.

Contudo, e como é natural, é frequente encontrarmos nas lojas, em Portugal, peças de inspiração marroquina. Os designers não estão imunes à inspiração que de lá chega e transpõem-na para as colecções que desenham.

Se aprecia as influências do estilo árabe na decoração, mas não sabe exactamente que elementos incorporar nos espaços – ou como incorporar -, então, este artigo é para si.

Vamos viajar!

1 – Cabeceira de cama de estilo árabe

Neste projecto, a inspiração marroquina está presente no formato da cabeceira da cama reminiscente dos arcos de estilo mourisco. A cabeceira elegante, em tecido, contrasta com as paredes propositadamente mal pintadas com uma tonalidade de azul que nos remete aos azuis que encontramos em Marrocos, especialmente na famosa cidade de Chefchaouen. Tanto a cabeceira como o estilo de pintura da parede são formas menos óbvias de incorporar elementos marroquinos na decoração.

2 e 3 – Espelhos marroquinos

Os espelhos marroquinos são mais uma forma interessante de levar à sua casa um travo desta cultura. Pode incorporá-los em qualquer zona da casa: no hall de entrada, na sala, no quarto ou na casa de banho. Esteja o espelho onde estiver, vai, certamente, criar um statement na decoração com o seu formato incomum e a sua moldura trabalhada.

4 e 5 – Pequenos acessórios de decoração marroquinos

Toda esta sala exsuda o estilo marroquino, não só pelos acessórios como pela própria disposição dos móveis e pelo facto de serem baixos e propiciarem que as pessoas se sentem no chão. A mesa de centro, sob o comprido, tem uma série de objectos de decoração, de entre os quais destacamos as caixas marroquinas pintadas à mão. Como já percebeu, o estilo marroquino é rico em detalhes e, assim, uma boa opção para dar personalidade aos espaços.

Os tamboretes aparecem amiúde na decoração árabe. São peças versáteis que tanto podem ser usadas como bancos, mesas de apoio ou ter, tão-somente, um papel decorativo nos espaços. Nestes projectos, os tamboretes foram a escolha para compor a harmoniosa decoração do hall de entrada e para complementar o sofá na zona de estar da casa que acima vemos.

8 – Lavatório de estilo marroquino

Torne a sua casa de banho mais especial com um lavatório de estilo marroquino. Estes lavatórios caracterizam-se pelos desenhos e formas geométricas feitas à mão por artesãos. Podem, também, ser em latão ou cobre.

9 – Tapeçarias

As tapeçarias marroquinas são famosas em todo o mundo e ficam soberbas a decorar uma parede — por exemplo, a que está por detrás da cabeceira da cama ou do sofá. Conhecidas pelas suas cores vibrantes e expressivas, não passam despercebidas a ninguém.

10 e 11 – Elementos marroquinos no espaço exterior

Os espaços exteriores são perfeitos para explorar o estilo marroquino e arrojar no uso de cores, padrões e texturas. Decore o seu com tapeçarias, almofadas, lanternas e pufes de estilo marroquino e crie, assim, uma atmosfera descontraída e convidativa.

Recomendado:

Gosta do estilo marroquino? Tem alguma peça em sua casa? Conte-nos tudo!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista