10 Combinações de Cores para Ambientes Únicos que Refletem o seu Estilo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Riscas Portuguesas, OH Wallpaper OH Wallpaper Paredes e pisos modernos Papel Laranja
Loading admin actions …

Não importa se está a selecionar algumas tintas para dar um toque diferente ao seu quarto ou se vai redecorar totalmente a sala de estar: – encontrar cores que combinam entre si e com a sua personalidade é a chave para o sucesso. É preciso encontrar harmonia e equilíbrio, mas ao mesmo tempo combinações de cores impressionantes e diferentes, que fujam da norma e mesmo assim sejam capazes de criar espaços inspiradores que o relaxem ou energizem, conforme o nosso objetivo. Afinal, todos queremos que os nossos espaços combinem com o nosso estilo e personalidade para sermos felizes em casa!

Durante muito tempo assistimos à hegemonia da neutralidade mas nos últimos tempos a cor começou a regressar aos projectos que recebemos aqui na homify, o que alegrou os amantes da alegria e da descontração que há entre nós. Por isso, hoje decidimos trazer-lhe algumas combinações inusitadas e diferentes, capazes de transformar a decoração da sua casa, abrindo-a ao poder da cor. Espreite e inspire-se!

1 – Azul petróleo com apontamentos cor de laranja

Alegre e otimista, este esquema de cores laranja e azul-petróleo oferece entusiasmo a qualquer espaço. Utilize tons de laranja mais escuros para construir uma imagem um pouco mais séria, com mais textura e caráter. Não é uma combinação comum de ver em decoração, sobretudo em quartos, mas pode resultar muito relaxante e elegante, como podemos comprovar neste trabalho da FEMMA INTERIOR DESIGN.



Se gosta desta combinação mas considera os tons demasiado absorventes em grande quantidade, pode optar por uma base branca e adicioná-los em pequenos apontamentos decorativos, como quadros ou têxteis.

2 – Amarelo, preto e verde

Amarelo, preto e verde é uma combinação que vem diretamente do coração da natureza, perfeita para criar as composições de inspiração biofílica tão em voga. Para evitar saturar a decoração e ficar um um espaço demasiado vibrante, adicione os preto e o verde com parcimónia e opte por tons mais claros e acabamento mate.

3 – Lavanda e amarelo

Este não é um esquema de cores nada comum e pode resultar demasiado doce e infantil, se não for bem equilibrado na quantidade dos tons. O nosso conselho para que seja bem sucedido com ele é que deixe o amarelo, de preferência num tom suave, ser o pano de fundo onde se destacam os elementos em tom de lavanda. Pode adicionar o amarelo nas paredes e os elementos lavanda nos têxteis ou acessórios decorativos, por exemplo.

4 – Vermelho e laranja

Esta é uma combinação feita de força e ousadia, própria para quem não teme os tons quentes!

Pela sua intensidade é uma combinação excelente para ser o ponto focal de um espaço em tons mais neutros e para adicionar em detalhes, como candeeiros ou um papel de parede arrojado.


5 – Amarelo, preto e castanho

Apesar de pouco convencional, esta combinação de cores vibrantes anima todo o ambiente. Opte por detalhes em tons neutros, como preto e castanho, para equilibrar a composição decorativa. Introduza o amarelo em pequenos apontamentos, que podem mesmo ser dourados.


6 – Rosa pastel e amarelo mostarda

O rosa pastel tem um pouco menos de intensidade do que o lavanda, pelo que esta combinação pode ser feita em modo reverso ao referido no ponto 3. Opte por tons de rosa blush muito suaves, como base, e dê o amarelo em detalhes mais vibrantes.

7 – Amarelo, verde e rosa pastel

Experimente um esquema de cores dinâmico de verde, rosa e amarelo. Esta combinação alegre transmite um delicioso sentimento de descontração e informalidade.


8 – Tons de terra – ocre e castanho

Esta é uma combinação menos vibrante, mas nem por isso menos interessante. É uma combinação inspirada nos tons de terra e é perfeita para criar uma atmosfera descontraída e extremamente quente e acolhedora, perfeita para os meses mais frios do ano.

9 – Amarelo canário e verde

O verde é o tom deste ano, que já vem do ano passado e que promete ficar para o próximo. Combiná-lo com amarelo é dar-lhe alegria e intensidade, recriando o ambiente de um fresco campo de flores no interior da sua casa, sem perder estilo ou calor. Inspire-se neste trabalho da MA-TERIARCH UNIP Lda para obter o equilíbrio perfeito!

10 – Verde e azul

Por fim, ainda dentro da tendência do momento, sugerimos a combinação de verde e azul, um dueto inspirado nas profundezas marinhas que deve ser aplicado usando texturas suaves para que não resulte num cenário frio e pouco convidativo.

Quer saber que outras tendências marcam este ano? Então não deixe de ler também o artigo ’15 Tendências de Decoração de Interiores para 2022’.


Qual destas combinações de cores arrebata o seu coração?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!