por MoY architects | 山本基揮建築設計

Espaço vazio ganha vida: transformação de casa japonesa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos a agradável transformação de uma casa japonesa pontuada pelos curiosos detalhes apanágio da estética oriental. Convidamo-lo a juntar-se a nós nesta viagem a Tóquio onde encontramos este apartamento que mistura um pouco de modernidade urbana sublinhada por uma forte estética oriental.

Responsáveis pelo projecto estiveram os arquitectos e designers da Moy Architects que conseguiram transformar um espaço monótono numa área com uma personalidade bem distinta e vincada.

​Antes: vazio de estilo

Embora em bom estado, antes da intervenção, o apartamento era um espaço vazio e sem carácter pelo que não ia ao encontro da personalidade dos donos. A atmosfera é algo monótona e sem imaginação, mas o espaço oferecia uma miríade de possibilidade dadas as suas generosas dimensões.

​Antes: delapidada

Avançamos para outra área da casa, esta completamente delapidada e a pedir manutenção urgente. Podemos ver a pintura a sair das paredes e dos tectos e várias manchas de humidade que tornavam a estrutura frágil e insegura. A instalação eléctrica também parecia obsoleta. No geral, este espaço era como uma concha vazia a precisar de uma nova vida.

​Depois: um espaço luminoso e artístico

Eis a casa após a remodelação. O trabalho foi, sem dúvida, executado de forma bonita e criativa. O branco continua a existir no espaço, sendo determinante para propagar a luz natural, mas surge misturado com um enriquecedor piso em parquet e uma estrutura tipo caixa a meio da sala criada dentro do estilo da típica sala japonesa tatami.

​Depois: apontamentos de cor no núcleo social

O núcleo social da casa está agora banhado por uma paleta cromática que percorre o verde e as cores da madeira, nele sobressaindo um forte toque tradicional com o chão em parquet. O uso de uma única cor vibrante é uma opção tipicamente japonesa que traz um efeito rústico a um ambiente que apresenta também laivos de modernidade. O verde jade é uma cor com forte significativo espiritual na cultural oriental. A generosa luz natural distribui-se pelo espaço, realçando ainda mais a decoração.

​Depois: plataforma simples em madeira

No lado oposto da sala há uma estrutura verdadeiramente representativa das casas japonesas: uma estrutura de madeira a um nível superior usada como assento. O espaço está resguardado por uma suave cortina branca que se fecha em torno de todo o seu perímetro.

​Depois: uma adição em azul

A linha de mosaicos em azul índigo que percorre o comprimento das janelas contrasta com o chão espinha de peixe tradicional. Os designers chegaram, porventura, à conclusão, que esta casa com tanto carácter, merecia um pormenor interessante – e, neste caso, moderno – no chão.

​Depois: mais um espaço privado

Em mais um espaço tipo caixa surge uma confortável área de trabalho. Todo o apartamento é uma coexistência de espaços através de estruturas em caixa que permitem a criação de zonas pessoais sem paredes austeras. O verde volta a repetir-se na área, trazendo-lhe um ambiente apaziguador. As prateleiras embutidas oferecem o armazenamento necessário para um espaço como este.

A estética oriental é muito diferente da nossa, mas também muito interessante. O que achou deste apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!