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Arquitecto Pedro Pacheco

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Restaurante Santa Rita (2011) Espaços de restauração minimalistas por pedro pacheco arquitectos Minimalista
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Pedro Pacheco é um arquitecto português com atelier em Lisboa desde 1996. Tendo estudado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, terminou os seus estudos em 1991 e iniciou a sua carreira profissional em 1990, ainda como estudante estagiário no atelier de Josep Llinàs em Barcelona, sob a orientação de Eduardo Souto de Moura. Um ano depois inicia colaboração com o reputado e já falecido, arquitecto Fernando Távora entre 1992 e 1996 e, finda essa colaboração, decide abrir atelier em Lisboa em conjunto com José Adrião, que esteve no activo entre 1996 e 2004. 2005 é o ano em que decide abrir atelier em nome próprio, e 2013 o ano em que retoma a colaboração com José Adrião. Durante os anos de 2007 a 2008 trabalha em co-autoria com Marie Clément, nos projectos para as aldeias da Luz e da Estrela. Paralelamente à prática da Arquitectura, Pedro está ainda envolvido em actividades multidisciplinares que incluem a docência universitária, a crítica de Arquitectura, o comissariado de exposições e publicações, a participação em conferências, workshops, e seminários de Arquitectura nacionais e internacionais. O seu trabalho tem sido publicado em revistas e livros da especialidade, tanto em Portugal como no estrangeiro.

A sua prática profissional tem sido marcada ao longo destes anos por projectos de território, Arquitectura e Património que têm resultado em obras de reabilitação, planeamento urbano, Design de interiores e de mobiliário. Venha conhecer alguns dos seus projectos mais recentes e mais mediáticos neste artigo que preparámos para si.

Restaurante Santa Rita (2011) Espaços de restauração minimalistas por pedro pacheco arquitectos Minimalista
pedro pacheco arquitectos

Restaurante Santa Rita (2011)

pedro pacheco arquitectos

O objectivo latente neste projecto foi o de remodelar o espaço existente, transformando-o num restaurante, mantendo as linhas e qualidades arquitectónicas originais. Tendo em conta que toda a área onde o restaurante está implantado, é a de um espaço aberto, tornou-se necessário criar um elemento que unisse a sala de jantar com a cozinha, que fosse capaz de os separar e ao mesmo tempo interligar. O resultado foi, um projecto que manteve a traça original do edifício, proporcionando um espaço fluído e bastante luminoso.

Restaurante Santa Rita

Restaurante Santa Rita (2011) Espaços de restauração minimalistas por pedro pacheco arquitectos Minimalista
pedro pacheco arquitectos

Restaurante Santa Rita (2011)

pedro pacheco arquitectos

O restaurante Santa Rita situa-se no piso térreo de um edifício pombalino, no centro histórico de Lisboa. Trata-se de uma tipologia de armazém muito frequente nestes edifícios, caracterizada por um espaço único definido por três tramos abobadados com paredes em alvenaria de pedra e abóbadas em alvenaria de tijolo maciço.

Atelier de Pedro Pacheco

Atelier Calçada do Correio Velho (2014) Lojas e Espaços comerciais minimalistas por pedro pacheco arquitectos Minimalista
pedro pacheco arquitectos

Atelier Calçada do Correio Velho (2014)

pedro pacheco arquitectos

Parte da história da reconstrução de Lisboa pós-terramoto está impressa nas fundações dos edifícios Pombalinos que redesenharam em justaposição uma nova cidade. Os seus alicerces são robustos e estruturam a base dos edifícios que se erguem até atingirem a altura que se abre ao rio. Este novo espaço é um testemunho da solidez destas fundações, traduzidas na clareza espacial e construtiva de uma arquitectura de herança clássica, com qualidades incontornáveis.

Atelier Calçada do Correio Velho (2014) Lojas e Espaços comerciais minimalistas por pedro pacheco arquitectos Minimalista
pedro pacheco arquitectos

Atelier Calçada do Correio Velho (2014)

pedro pacheco arquitectos

O contacto directo com a rua torna-o inevitavelmente mais cúmplice com o espaço público. Tendo como base um atelier de arquitectura, procuram-se novas relações e interacções com outros  campos artísticos, como plataforma de criatividade.

Igreja da Luz

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ (Reconstrução) (2003) por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ (Reconstrução) (2003)

pedro pacheco arquitectos

A igreja de Nossa Senhora da Luz como edifício fundador, é uma referência de fixação que dá identidade e nome à nova aldeia da Luz. A sua desmontagem pode ser encarada como uma descodificação da sua história. O acto de reconstruir é uma forma de dar corpo à igreja, permitindo-lhe entrar num novo estrato de transformação em continuidade com a sua própria história iniciada no século XV.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ (Reconstrução) (2003) por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ (Reconstrução) (2003)

pedro pacheco arquitectos

A utilização de técnicas construtivas tradicionais, permite preservar as condições espaciais, térmicas e a sua materialidade. As paredes em alvenaria de xisto extraída in situ, as abóbadas em tijolo artesanal e as argamassas e rebocos de cal, recebem de novo as cantarias de pedra que durante séculos consolidaram o culto litúrgico do lugar da Luz. O processo de reconstrução não se traduziu apenas numa reconstituição de história, mas procurou recuperar toda a densidade de saber contido na espessura das paredes; o tempo lhe conferirá uma nova autenticidade.

Apartamento Pedras Negras

Apartamento Pedras Negras (2012) Cozinhas minimalistas por pedro pacheco arquitectos Minimalista
pedro pacheco arquitectos

Apartamento Pedras Negras (2012)

pedro pacheco arquitectos

O apartamento das Pedras Negras está inscrito num edifício Pombalino do século XVIII, ampliado  em finais do século XIX. Está localizado no terceiro piso, exactamente na transição, sendo um cruzamento entre a matriz Pombalina e o seu desenvolvimento novecentista. Nesta ampliação, como em muitos outros edifícios de Lisboa da mesma época, as cornijas, que antes desenhavam o início do beiral do telhado, transformaram-se em generosas e contínuas varandas, projectando os seus espaços interiores a todo o casario lisboeta que desce das colinas até ao rio.

O projecto procura recuperar todos os elementos identitários desta arquitectura, actualizando o seu léxico nos espaços que mais se transformaram durante o último século; a cozinha e o espaço de banho. Habitar o coração de Lisboa torna-se mais intenso quando, aliado às qualidades do espaço e da arquitectura, temos a luz nascente e poente nas salas e quartos e a luz poente na cozinha, quando temos o espaço exterior da varanda que abre a casa à cidade e ao Tejo e quando temos  a surpreendente presença frontal dos jardins suspensos dos palácios da rua de São Mamede. A possibilidade deste habitar torna este lugar mais intemporal, parte da cidade e das pessoas que já o habitaram…

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