9 Casas De Banho, 1 Denominador Comum: O Microcimento

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Microcimento no seu interior , AMS_Renov Construção civil AMS_Renov Construção civil Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Longe vão os tempos em que uma casa de banho era completamente revestida a cerâmica. Apesar deste material ser muito duradouro, ter uma excelente resistência a ambientes húmidos (típicos desta divisão das nossas casas) e de haver no mercado uma imensidão de oferta no que toca a cores, formatos e acabamentos, a cerâmica foi perdendo terreno para outros materiais, como por exemplo o microcimento.

O que é o microcimento?

O microcimento é um material utilizado para revestir de forma contínua (ou seja, sem juntas) uma superfície. Uma vez que existe numa variedade enorme de cores, este material é também muito usado para fins decorativos, assumindo então um duplo papel em sua casa. Além disso, é facilmente aplicável em espaços interiores e exteriores, cumprindo sempre na perfeição o seu propósito. Hoje em dia, é muito utilizado em projectos de decoração de luxo.

1. Cor

Quando falamos em microcimento, a primeira cor que nos ocorre é o cinzento do betão. No entanto, o microcimento é um material super versátil no que toca a acabamentos. Aqui, podemos ver um piso cinzento claro e paredes brancas e azuis – tudo feito em microcimento.

2. Resistência

Este material, devido aos tratamentos que recebe, oferece aos seus utilizadores uma grande resistência ao desgaste e aos produtos químicos. Desta forma, é uma excelente escolha como revestimento impermeável para espaços como a sua casa de banho ou cozinha.

3. Versatilidade

O microcimento é um material que pode ser aplicado em várias superfícies e com vários intuitos: remodelação ou renovação de paredes, móveis, chuveiros, pisos, bancadas, etc.

Aqui, vemos como funciona bem o microcimento como revestimento desta banheira, feita à medida para este nicho da casa de banho.

4. Acabamento

Ao aplicarmos microcimento, não é necessário criar juntas para fazer o acabamento. Este material funciona um pouco como a tinta, que é aplicada de forma mais ou menos uniforme sobre uma superfície.

5. Ausência de ruído na aplicação

A aplicação do microcimento, apesar de requerer alguma técnica e paciência inicial, tem uma enorme vantagem: não produz ruído nenhum. Perfeito para obras em apartamentos ou casas que estejam habitadas, certo?

6. Não abre fissuras

Este material, por ser composto por uma mistura de cimento e polímeros, tem uma elasticidade única que o torna menos propício a criar fissuras e que lhe permite revestir de forma contínua vários tipos de superfícies (mesmo aquelas com grandes dimensões).

7. Impermeabilidade

Sendo um material altamente impermeável, o microcimento é indicado para espaços sujeitos ao contacto com água, como casas de banho ou cozinhas.

8. Aplicação

Para obtermos o resultado que idealizámos, é importante termos presente que provavelmente vamos precisar de recorrer a um profissional – principalmente se a ideia for ter um acabamento liso e perfeitamente uniforme.

9. Manutenção

A manutenção de superfícies revestidas com microcimento é muito simples e fácil de fazer, o que também faz com que muitos projectos modernos estejam a adoptar este material.

Para manter o seu microcimento limpo, tenha em conta as seguintes considerações:

1. Use sempre produtos de limpeza neutros

Recorra sempre a um sabão ou produto de limpeza de pH neutro. Produtos como um sabão ou um cujo pH seja neutro são mais que suficientes. Não utilize sobre estas superfícies produtos como lixívia, álcool ou cloro (ou produtos que tenham estes ingredientes na sua composição). Mesmo que haja manchas mais difíceis, utilize apenas um pano macio e húmido e um produto neutro para as remover.

2. Limpe regularmente

Ao limpar regularmente vai manter o bom aspecto da superfície – mas não se esqueça: sempre com produtos neutros!

3. Equipamento de limpeza

Não há qualquer necessidade de comprar novos equipamentos para limpar o microcimento: o seu aspirador, a sua vassoura, panos e a sua esfregona são mais que suficientes!

4. Limpe imediatamente após sujar, se possível

Assim que verta alguma coisa sobre uma superfície de microcimento, o melhor mesmo é limpar imediatamente, sempre tendo em conta os pontos anteriores. Se não for possível, limpe assim que se aperceber que está sujo.

5. Proteja o chão do mobiliário

Por fim, a última dica que lhe damos é a seguinte: com o intuito de proteger o seu chão de microcimento, considere reforçar os apoios do seu mobiliário (sofás, cadeiras, mesas, armários) com protectores de feltro, cortiça ou borracha e use produtos neutros na limpeza destas peças para evitar que produtos mais agressivos salpiquem ou escorram para a superfície de microcimento.

Já conhecia assim tão bem este material? O que acha dele?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista