O conforto individual das poltronas

Sara Sebastião Sara Sebastião
Loading admin actions …

Depois de um dia de trabalho tudo o que quer é chegar a casa, tirar os sapatos, sentar-se, relaxar e usufruir do conforto de uma poltrona. As poltronas não são para a sua família, para todos os seus amigos ou para os seus filhos, as poltronas são essencialmente para si, o importante é o conforto individual.

Nos mais variados estilos, desde o mais clássico ou mais moderno, o que não falta hoje em dia são opções que se enquadrem no ambiente da sua sala de estar. Desde as mais confortáveis para ler um livro ou as reclináveis para poder dormir uma sesta ao final da tarde, veja as nossas sugestões e de certeza que no final deste artigo estará convencido que o que está mesmo a fazer falta na sua sala é uma poltrona.

Não há número certo

Salas de estar escandinavas por Dröm Living

Não há regra para o número de poltronas a ter na sua casa ou sala. Se tem espaço para colocar mais que uma, porque não arriscar? Podem até ter a mesma cor e design. As poltronas são um privilégio para o conforto individual e afinal não há nada mais chato que ter que dividir o sofá com alguém ou estar encolhido enquanto está a ver televisão ou a ler um livro. Nesta sala o espaço era mais que suficiente para mais de uma poltrona, arriscou-se no design mantendo-se as cores neutras. Este é outro dos aspectos a ter em conta, o espaço – tenha em conta as dimensões de forma a que a poltrona não atrapalhe a circulação.

Em pele, cobre

Tudo parece estar em ordem na sua sala de estar, mas continua a achar que lhe falta um toque especial? Provavelmente optar por colocar uma poltrona num dos cantos será uma óptima opção para dar aquele twist. Enquanto todo o ambiente varia entre o branco e azul, esta poltrona em pele cor de cobre consegue sem dúvida chamar a nossa atenção e marcar a diferença na sua sala de estar. Seja pelo material ou pela cor esta poltrona é o complemento que estava a faltar nesta sala e quem sabe se na sua também.

De design

Ao olharmos para esta poltrona sabemos que conforto é a palavra de ordem. Ficamos com a sensação que se adapta às formas do nosso corpo, não vai ser difícil relaxar numa cadeira destas. Se na sua sala optou por um sofá mais neutro então a poltrona é aquela peça que pode fazer toda a diferença, principalmente se tiver um design mais arrojado, como é o caso.

Com cor

Provavelmente terá dificuldade em escolher uma poltrona de tantas opções que existem. Prefere algo que complemente ou que contraste com o seu espaço? Se está na dúvida, as poltronas com um tecido colorido são sem dúvida uma óptima opção. Escolha um tecido diferente dos seus sofás e numa cor que apesar de diferente possa ter alguma ligação com o ambiente como é o caso. Se é fã de DIY pode pensar em remodelar, reaproveitar uma poltrona antiga, trocar o tecido já lhe vai dar um ar completamente diferente, uma simples alteração pode transformar uma sala.

Num ambiente tradicional uma poltrona pouco convencional

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Ao olharmos apenas para a poltrona isoladamente íamos jurar que nunca ficaria bem nesta sala, pela cor, pelo design, mas a verdade é que em conjunto não poderiam funcionar melhor. O tradicional mistura-se com peças de design e é esta mistura que resulta na perfeição e que trazem equilíbrio ao ambiente. No caso de uma sala pequena como esta opte também por uma poltrona nas mesmas dimensões, mas não se esqueça que não deverá ser menos confortável pelo seu tamanho. Lembre-se, mais vale poucas pessoas, mas o máximo de conforto que muitas com o mínimo.

A clássica

Pormenor Sala: Salas de estar clássicas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Pormenor Sala

LAVRADIO DESIGN

Quando pensamos numa poltrona pensamos em materiais como o veludo ou pele e a verdade é que na grande parte das vezes são os que melhor funcionam pela quantidade infindável de combinações que são possíveis fazer. Este é o exemplo em que a poltrona faz a sala, enquanto tudo o resto é neutro, clássico, a poltrona é arrojada, oversized, só de olharmos para ela já sabemos que é confortável. O projecto de decoração deste apartamento pombalino é do atelier português Lavradio Design.

Sempre em par

Porque uma pode ser sempre pouco, duas ficaram sempre melhor. Do mesmo tecido, da mesma cor, podem até ter uma cor mais vibrante se prefere que seja o elemento decorativo que se destaque na sala. As poltronas além de elemento decorativo ajudam também a criar envolvimento entre os presentes, desencadeiam conversas e convívio.

Com lareira por perto

Salas de estar ecléticas por Indie Style Interiors
Indie Style Interiors

Indie Style Interiors – all season living with style

Indie Style Interiors

Quando chega o Inverno e já não falta muito para isso, passamos muito mais tempo em casa, principalmente em frente à lareira. Enquanto a chuva cai lá fora não há nada mais reconfortante que estar em frente à lareira a beber um chocolate quente e para isso vai precisar de uma poltrona bem confortável. Enche-a de almofadas e chegue com antecedência, pois neste caso garantimos que vai haver disputa para se sentar.

Confortável vs Design

Não adianta ter uma poltrona bonita se esta for desconfortável, lembre-se que depois ninguém irá querer sentar-se nela e não terá qualquer utilidade. O design é também conforto e ergonomia, por isso antes de se decidir pela poltrona que vai ser a estrela da sua sala sente-se nela durante alguns momentos, experimente-a e pense que este vai ser um elemento decorativo com a sua devida importância. Dê preferência a poltronas com tecidos agradáveis ao toque. E veja como esta foto segue o que já falámos anteriormente, sofás, cadeirões, poltronas dispostos em circulo para facilitar a comunicação de todos quando estão sentados.

O canto de leitura

Salas de estar ecléticas por VINTAGENCY
VINTAGENCY

THAT'S FUSION

VINTAGENCY

Por ocuparem menos espaço as poltronas podem ser mudadas de local com mais facilidade. Podem ser transportadas para qualquer canto da casa consoante as suas necessidades. E ao contrário do que pensa, como vemos nesta sala, elas não têm necessariamente que combinar com os restantes elementos de decoração. O estilo e as cores podem ser diferentes, não há regras por isso mesmo não tenha medo de arriscar. Neste caso poderá estar a olhar para um cantinho de leitura, com uma boa iluminação, poltrona confortável, só lhe está mesmo a faltar o livro.

Depois deste artigo vai perceber que a sua sala não pode deixar de ter uma poltrona, qual a sua favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!