Uma sensacional casa venezuelana!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Coro foi a primeira capital da Venezuela e a sua riqueza patrimonial sobressai em relação a outras cidades do país. A primeira imagem que temos da cidade diz respeito ao estilo colonial das casas. Neste caso, não será bem assim. Esta casa esconde, por detrás da sua fachada clássica, um estilo moderno muito equilibrado, produto do trabalho de interiores dos arquitectos do gabinete Objetos DAC.

Descobrir por detrás de uma fachada um novo estilo é o que vamos fazer hoje. Acompanhe-nos nesta visita a uma espaçosa moradia unifamiliar.

A fachada posterior

Comecemos pelo pátio que contrasta totalmente com a imagem de casa colonial. Este espaço foi concebido para ser a alma da casa e para se opor por completo à fachada principal. O seu estilo moderno sobressai pela utilização de linhas rectas, especialmente na fachada posterior da casa. A linguagem moderna é manifesta na combinação de betão com as amplas janelas.

Timidamente, aparece uma cobertura sobre elegantes colunas metálicas. Esta cobertura resguarda a área de churrascos e foi concebida como uma estrutura isolada.

​A fachada dianteira que dialoga com o contexto

A fachada dianteira, como referimos anteriormente, não se relaciona com o estilo moderno da casa no seu interior. Contudo, este contraste é que a torna tão especial. O interior de uma casa pode adaptar-se ao estilo do morador sem que isso afecte a sua relação com o contexto. É por isso que é tão importante não descaracterizar a paisagem quando se faz, por exemplo, uma renovação. Pode, perfeitamente, e a título de exemplo, manter os traços clássicos de uma casa, no exterior, e criar um interior moderno ou minimalista.

Os jardins que envolvem esta fachada são especiais pois com o seu verde fazem sobressair o branco das paredes. A forma dos telhados não era perceptível a partir da fachada posterior. Na fotografia, vemos o seu desenho tradicional em detalhe, tendo uma recordação do que foi o passado.

​Uma sala cheia de contrastes

O interior da casa foi remodelado, combinando diversos materiais e tons. Exemplo disso é a sala de estar. A parede de fundo, revestida em pedra, com tons castanhos, combina com a carpete verde que traz ao ambiente uma textura mais suave.

A cor do sofá e das poltronas contrasta com a madeira mais escura. Ao fundo, um espelho colocado de forma casual ajuda a dar mais amplitude ao espaço. As mantas cor-de-laranja oferecem conforto nas noites mais frias e emprestam cor ao ambiente.

​A sala de jantar: todo um tema

A sala de jantar tem, no conjunto, uma paleta cromática mais suave e clara do que a sala de estar. O tapete de sisal, espesso e moderno, proporciona-lhe conforto. O candeeiro suspenso ilumina completamente o espaço e decora-o com o seu formato escultural que faz dele o protagonista.

Inspire-se nesta sala para decorar a sua. Lembre-se que uma sala de jantar deve adaptar-se à dinâmica e estilo de cada família. Por exemplo, uma mesa rectangular é, geralmente, interpretada com mais formalidade do que uma mesa circular.

​Uma sala acolhedora

Antes de sairmos para a piscina, passamos ainda por uma sala muito acolhedora. Neste espaço aparecem, novamente, vestígios de uma casa mais tradicional. O tecto de madeira traz calor à divisão e combina na perfeição com a parede de pedra que está ao fundo. A escolha dos sofás é ousada. Afinal de contas, não é uma cor discreta. Porém, a decoração também é diversão e se o seu estado de espírito o leva a fazer uma escolha mais improvável, não tenha medo.

​O pátio é o coração da casa

O pátio é o coração social da casa. A Venezuela é um país com um clima quente pelo que é adequado ter uma área de exterior com churrasqueira e local próprio para refeições. A piscina é ouro sobre azul e assume-se como ponto focal do jardim. A vegetação exótica que ladeia a piscina cria a atmosfera ideal para a diversão e o repouso dos proprietários.

​A cozinha

A cozinha tem grande importância na dinâmica de uma família. É um espaço de encontro e de reunião familiar, frequentemente visto como o coração da casa. Existem diversos tipos e estilos de cozinhas: as que se integram com outros espaços, as que incluem área de refeições, as compactas, entre outras. O que mais importa é a escolha dos materiais que devem ser duradouros e práticos. É o caso desta cozinha com balcão em granito e rodapés em alumínio que asseguram durabilidade.

De que parte da casa mais gostou? Nós adorámos o pátio com a piscina! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!