Casa Luanda: Terraços  por Lousinha Arquitectos

Uma casa poderosa como a nossa seleção

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O título pode parecer exagerado mas quando vir as imagens desta magnífica habitação vai imediatamente mudar de ideias e concordar connosco. 

Hoje não lhe vamos mostrar imagens reais mas sim perspectivas computadorizadas de um projecto elaborado para uma habitação em Luanda, Angola. Quando referimos ''casa flutuante'' não quer dizer que a casa flutua mesmo, no entanto e devido ao seu design e materialidade, a nossa percepção é a de uma leveza extrema que parece mesmo que a habitação se encontra a flutuar. Mais adiante irá perceber porquê!

Este projecto é da autoria do arquitecto Paulo Lousinha da empresa Lousinha Arquitectos, que celebra agora 20 anos de existência, projectos e desafios. 

Verifique estas imagens espantosas e deixe-se surpreender!

A vista da rua

A partir da rua principal é possível avistar uma habitação deslumbrante e perfeitamente enquadrada na paisagem. A piscina é talvez o elemento que aqui mais se destaca devido à sua forma distinta. Geralmente as piscinas encontram-se subterradas pelo que é incomum vermos uma piscina tão diferente quanto esta.

Fachada flutuante

A fachada da habitação é composta por dois volumes rectangulares que se sobrepõem entre si. O facto destes estarem desencontrados cria um vazio inferior que é também um espaço coberto perfeito para descansar à sombra. Ora é precisamente este vazio que transmite a ilusão de que a habitação está a flutuar. 

Fachada transparente

Do outro lado encontramos uma fachada que permite vislumbrar o mar que surge por detrás da habitação. Os vãos estão protegidos com um ripado de madeira que cria uma zona sombreada no interior da habitação. Uma vez que a localização da casa é num local por norma quente (Luanda, Angola) foi necessário recorrer a algumas técnicas, de forma a conformar um ambiente mais fresco no interior da habitação.

Terraço amplo

Este terraço é talvez um dos locais mais carismáticos deste edifício que claramente possui potencialidades arquitectónicas únicas. Para além de infinito, o terraço proporciona uma vista esplêndida de mar. O horizonte é o limite, ou a falta dele e isto proporciona uma sensação de liberdade única. 

Ao mesmo tempo, este terraço, ao estar ligeiramente elevado em relação ao nível da rua, cria um espaço privado e resguardado de olhares alheios, sendo por isso perfeito para desfrutar de uns magníficos banhos de sol depois de ir à praia ou à piscina.

Garagem

Como verificámos na perspectiva anterior, o terraço encontra-se elevado em relação ao nível da rua principal. Neste sentido o espaço que sobrou em baixo foi utilizado para criar uma zona de garagem. Esta é um espaço incrivelmente amplo, aqui podem armazenar-se não um mas vários veículos. Perfeita para todo o tipo viaturas, esta garagem é o sonho para todos os amantes de carros.

Interiores modernos

Passamos agora para os interiores da habitação que se destacam pelo seu design único e cujas perspectivas e enquadramentos terminam no mar, como aliás acontece em quase todos os espaços da habitação.

Todos os interiores são amplos e minimalistas e caracterizam-se de alguma forma pela sua grande extensão. A cor é também um elemento presente nos ambientes interiores atribuindo assim um grande carisma aos espaços.

Sala de jantar

Na continuação da perspectiva anterior observamos agora a área destinada à sala de jantar onde a nível de mobiliário encontramos apenas uma grande mesa de jantar e respectivas cadeiras. Os modelos tridimensionais como o próprio nome indica, servem apenas de modelo e o objectivo é mostrar as qualidades arquitectónicas do lugar pelo que, por vezes os arquitectos optam por não colocar todo o mobiliário. Facilmente imaginamos outras peças de mobília neste lugar, no entanto esta imagem é apenas um modelo esquemático do espaço interior da casa.

Enquadramentos arquitectónicos

No terraço as perspectivas são longas, amplas e apaixonantes. O nosso olhar expande-se e perde-se no infinito e no azul do mar e do céu, que se fundem num só. 

A estereotomia do pavimento em deck de madeira, segue um linearidade que acentua ainda mais a grande extensão deste espaço exterior que se projecta para lá de si mesmo.

Área Lounge

Ainda no magnífico terraço exterior, existe um pequeno espaço coberto ao qual se reserva uma função com um grande carácter de lazer. Este espaço lounge é perfeito para usufruir da paisagem e das temperaturas quentes do local. Gostava de ter o seu próprio espaço lounge? Então verifique este livro de ideias com 6 maneiras incríveis para organizar o lounge perfeito na sua própria habitação.

Uma paisagem maravilhosa

Esta habitação uni-familiar é perfeita para uma família jovem e moderna que não dispense a companhia do mar e a presença da natureza. A vegetação envolvente é tropical (palmeiras) e contribui para a conformação deste ambiente digno de um verdadeiro resort de férias. Já imaginou as vantagens de viver num local assim?

O que achou das imagens computadorizadas deste projecto incrível? Qual o seu espaço favorito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!