por Berilla srl

5 truques para criar um jardim pequeno

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O jardim numa casa é sempre uma mais valia. Não só valoriza, como também torna-se prático para os seus habitantes. Seja a criar uma zona verde e florida ou a relaxar tranquilamente ao ar livre. E isso independentemente do tamanho do jardim, o que conta é tê-lo e desfrutar dele…

Nós na homify não podemos passar ao lado de um tema que vos suscita tanto interesse e mais neste período tão épico, como o verão. Como tal, decidimos reunir num artigo algumas ideias que pode levar e copiar no vosso jardim, de modo a torná-lo ainda mais agradável. Estas ideias podem ser recriadas em todos os tipos de jardins, mas essencialmente naqueles em que o espaço é mais limitado. 

Estes 5 jardins pequenos são a prova que é possível criar um espaço de sonho, num terreno restrito. Descubra tudo em imagens!

O cantinho Zen

  por Zen Ambient
Zen Ambient

Fuente, bonsai, piedras y lamparita

Zen Ambient

Por vezes é só deixar a natureza exprimir-se no nosso jardim. Ela é tão poderosa! Cria um efeito sensacional, de vida e de paz, seja numa versão grande ou pequena. O verde das plantas, a cor das flores, o castanho dos caules e da terra cria sempre, mas sempre um espaço bonito e atrativo.

Aqui um cantinho com alma zen, graças à pequena fonte, onde recaem uns pingos de água de cascata em cascata, um som muito relaxante e apaziguador. As pequenas pedras substituem a relva, o que facilita imenso a manutenção, tendo em conta a pequena dimensão do espaço em que não seria fácil pôr o corta-relva a funcionar!! Além disso, é bem mais bonito esse cascalho com design apurado do que ver a terra preta, cheia de ervas daninhas.  

Esta ideia é para copiar no vosso jardim (pequeno)!

Zona de refeição

Jardins modernos por Cue & Co of London
Cue & Co of London

Open-Plan Kitchen/Living Room, Ladbroke Walk, London

Cue & Co of London

Não será por ter um jardim pequeno que deve prescindir de uma zona de refeição, pelo contrário. Há que tirar o máximo partido do exterior da vossa casa, mesmo que seja pequeno é uma grande vantagem. Apenas deve adequar o tamanho da mesa e a quantidade de cadeiras aos metros quadrados. É claro que não vai comprar uma mesa retangular para seis pessoas, se a área é limitada. Só precisa de ajustar. Por exemplo, optar por uma pequena mesa redonda com duas cadeiras, tal como a Cue & Co of London projetou nesse pequeno espaço exterior. Assim, já é possível tomar o pequeno-almoço tranquilamente ou jantar ao luar…

Nota extra: contrariamente ao que seria normal, estes designers optaram por não pintar as paredes deste espaço, preferindo sim revestir com tiras de madeira. De facto, o exterior ganhou personalidade e um lado bem romântico.

O momento relax

E como estamos na onda do mobiliário segue também este exemplo para o vosso pequeno jardim! Debaixo do alpendre pode colocar cadeiras suspensas como estas, que não ocupam muito espaço e são ideais para relaxar ao fim do dia a ler um livro ou pôr a conversa em dia com o vosso parceiro… Estando ali os dois sem ver o tempo passar e a contemplar o luar. 

Com um pouco de jeito consegue criar zonas distintas no seu pequeno jardim: o lado verde; o de refeição e o de lazer. Apenas precisa de alguma ginástica e escolher o material e as peças certas… Inspire-se!

Na verticalidade

Outra solução que pode repetir é esta! Quando não se tem espaço na horizontal, usa-se a vertical. O que conta é darmos volta à situação.

Não podemos falar em jardim, sem uma zona verde ou florida. Faz parte, é mesmo preciso traz aquela alegria e vida ao espaço, caso contrário ficaria demasiado insípido. 

Hoje em dia, existem soluções incríveis para jardins verticais. Pode encontrar na nossa página profissionais portugueses que se dedicam a esta área, como a LC Vertical Gardens. Descubra e veja como pode tornar o seu pequeno jardim um verdadeiro paraíso…

Recuperar objetos

Para concluir, fica esta ideia DIY, que é fácil de copiar e de ter no vosso jardim pequeno. Se não tiver solo suficiente para colocar as plantas e as flores que deseja, pode criar uma estrutura móvel, tal como esta que vos apresentamos nesta imagem. Prático, barato e versátil, pode andar por todo o lado, graças às suas quatro rodas. 

Assim, é fácil de alterar a decoração de lugar ou afastar as flores da chuva. 

Descubra mais inspirações de jardins pequenos:

14 jardins pequenos que o vão inspirar a embelezar o seu

Gostou das ideias apresentadas neste livro de ideias? Alguma dica que o conquistou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!