Salas de estar modernas por Castroferro Arquitectos

10 apartamentos de sonho que não vai querer perder!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

A nossa casa é e sempre será o nosso cantinho, o nosso refúgio (ainda que por algumas horas) aos problemas e stresses do dia-a-dia, assim como nos permite descansar e relaxar do mundo lá fora. No entanto, como seres humanos que somos, vivemos na eterna condição de nunca estarmos satisfeitos com o que temos (e por vezes nem connosco próprios!), de maneira que basta folhearmos as primeiras páginas de uma revista de decoração para ver a casa dos nossos sonhos: salas perfeitamente decoradas, cozinhas super arrumadas e quartos de onde não apetece sair, passando sempre pelos inevitáveis espaços exteriores, que nos deslumbram a cada recanto. E isto funciona da mesma maneira para apartamentos minúsculos: a verdade é que há sempre um tremendo bom gosto em tudo o que nos é apresentado neste tipo de publicações, que nos deixa a querer mais e mais! Neste nosso artigo de hoje, vamos aguçar-lhe um pouco mais o apetite, mostrando-lhe 10 apartamentos que não vai querer não conhecer! Do tradicional ao loft, passando por outras correntes arquitectónicas e decorativas, vai descobrir connosco espaços fantásticos! Se está a pensar mudar de casa ou em remodelar o seu apartamento, esteja atento e comece desde já a tirar dicas para si!

Viver no rooftop

Sala de estar  por loomilux

Viver na cobertura (como diriam os brasileiros) pode ser o sonho de muita gente. E é fácil perceber porquê: as vistas são magníficas, o apartamento ganha todo um encanto diferente e pode ainda aproveitar-se o telhado para fornecer ainda mais luz natural aos interiores! No entanto, uma das grandes vantagens é não ter vizinhos por cima, o que acaba com os problemas comuns de barulho, por exemplo. Se não tem vertigens e gosta de sofisticação, este é provavelmente um tipo de apartamento que deverá ter em conta no momento de arrendar ou comprar a sua próxima casa!

Estilo industrial

Hotéis  por Lavolta
Lavolta

Apartamentos turisticos en Barcelona

Lavolta

Para começar, voamos até Barcelona, onde o gabinete de arquitectura de interiores Lavolta nos apresenta este nosso primeiro apartamento de sonho com um estilo profundamente industrial: parede em tijolos envelhecidos e em bruto conjugada com tons escuros e com iluminação pontual e objectiva dá-nos a sensação de estarmos dentro de uma fábrica antiga e, quiçá, abandonada, mas sem nunca ter perdido o seu encanto de outrora. Este é um tipo de ambiente que funciona muito bem em apartamentos, no entanto não é um estilo que encaixe com qualquer pessoa, por isso se gosta de uma boa iluminação (natural ou artificial) talvez seja boa ideia repensar antes de se decidir por este estilo.

Apartamentos pequenos

Salas de estar minimalistas por Polygon arch&des
Polygon arch&des

APARTMENT “VERBI”

Polygon arch&des

No caso de ter um apartamento com dimensões reduzidas, a sua palavra de ordem deve ser arrumação! E porquê? É claro como a água: num apartamento pequeno terá menos espaço para guardar tudo o que é necessário para o dia-a-dia, como loiça, utensílios de cozinha, têxteis, roupa, acessórios, etc. Assim sendo, é preciso que pense bem sobre o espaço que tem e como conseguirá rentabilizá-lo ao máximo! No exemplo que lhe apresentamos aqui, o espaço da sala foi dividido em sala e quarto, uma vez que na primeira o essencial será ter uma zona de lazer e convívio com sofá e talvez uma televisão, logo pôde-se reduzir a sua área para ganhar um quarto. É este o tipo de visão necessária para recriar estes pequenos espaços em habitações úteis e que combinem com as famílias que nelas habitam!

Espaços amplos

Cozinha e Salinha de Refeições: Cozinhas modernas por ÀS DUAS POR TRÊS
ÀS DUAS POR TRÊS

Cozinha e Salinha de Refeições

ÀS DUAS POR TRÊS

Se tem problemas com o mau aproveitamento do espaço ou com a luz natural, a nossa sugestão vai para a queda de barreirar físicas que nos limitam a leitura do apartamento. Uma das soluções mais usadas é derrubar uma ou mais paredes para que os espaços existentes se fundam e se tornem amplos. Normalmente, este tipo de obra é realizada na cozinha e na sala, criando uma divisão onde o descanso e os pratos se misturam, havendo sempre companhia para os cozinheiros e para os que relaxam na sala. É óptimo para quem gosta de receber visitas e torna o apartamento ainda mais acolhedor. No entanto, pode também levar-se esta ideia para o quarto, criando por exemplo closets.

Um loft

Os lofts estão na moda – e não é à toa que isso acontece! Este conceito foi consagrado mundialmente através de vários filmes e séries americanos, que convertiam grandes espaços industriais em construções para uso residencial. Surgem assim casas com pé direito alto, onde se aproveita o espaço vertical para a criação de novas divisões, como salas, cozinhas, quartos ou escritórios. Caracteriza-se igualmente por ter poucas paredes, havendo apenas privacidade na casa de banho. É um design arrojado, super jovem e ideal para casais ou pessoas solteiras. Menos funcional para famílias, sem dúvida, mas sempre dependendo do espírito de cada um.

Fusão de ideias e decorações

A mistura de estilos é algo que costuma resultar muito bem, quanto mais não seja pelo impacto que provoca ao observador. Neste caso, funde-se o rústico com o moderno, proporcionando um ambiente acolhedor e simpático, onde dá vontade de estar e permanecer. A pedra leva-nos até às casas na serra, onde há sempre presente uma lareira pronta a aquecer nos dias mais frios; os toques modernos na decoração e no mobiliário fazem-nos lembrar a cidade e o nosso dia-a-dia.

Mais tradicional

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Se as suas preferências recaem sobre um estilo mais tradicional, também lhe deixamos aqui um apartamento que pode cumprir os seus requisitos: tectos trabalhados, poltronas que nos transportam aos anos 70 e madeira escura no chão para dar o toque final. Veja o pormenor do aproveitamento da porta, que não nos deixa de maneira nenhuma sair da sua era.

Tons suaves e relaxantes

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013: Salas de estar modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Para os amantes de espaços tranquilos, apresentamos este fantástico apartamento, onde reina a paz e a suavidade. Com tons que transmitem relaxamento puro, é criado aqui um ambiente ideal para esquecer o mundo lá fora assim que entra em casa. Concorda connosco?

Aproveitamento do espaço exterior

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

O ser humano valoriza e muito o usufruto de espaços exteriores, que lhe permita respirar e sentir-se livre. Daí ser tão importante para muitas pessoas a existência de varandas ou terraços nos seus apartamentos. Se é um dos sortudos por ter um espaço assim, tire o máximo de partido dele, utilizando-o para zona de lazer, descanso ou refeições! Vai tornar o seu apartamento ainda mais bonito e inesquecível!

E a cereja no topo do bolo?

A vista, sem dúvida! Um apartamento com uma vista magnífica tem tudo para ser um apartamento de sonho!

Qual o apartamento que gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!