Check list de fim de verão – 6 coisas para fazer antes que o calor se vá

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Vivenda unifamiliar com telhado de qualidade, BMI GROUP BMI GROUP Telhados de quatro águas
Loading admin actions …

As estações sucedem-se e embora saibamos que o calor ainda está para durar no nosso país, a verdade é que nos aproximamos a passos largos do fim do verão e do regresso às rotinas de escola e trabalho. E não há melhor momento do que este para actualizar as rotinas de manutenção da sua moradia.

Bem sabemos que enquanto o sol ainda brilha com força é muito tentador adiar as pequenas coisas que precisam ser feitas em casa, deixando-as para as estações mais frias e menos apetecíveis do calendário, mas essa procrastinação pode ter consequências nefastas para a sua qualidade de vida nessas alturas críticas!

À medida que o Outono se aproxima há algumas acções de manutenção que deve fazer em sua casa ou acabará por pagar o preço no inverno, e isso requer alguma disciplina e vontade. sabendo disso hoje a homify traz-lhe uma curta checklist com seis tarefas que deve fazer sem falta antes do fim da estação quente. Confira e ponha as mãos à obra!


1 – Limpeza das máquinas de lavar e secar

Durante a estação quente em Portugal raras são as pessoas que utilizam a máquina de secar roupa porque o sola e o calor são muito mais eficientes nessa tarefa do que qualquer máquina. Então, o mais certo é o filtro ter estado parado e com resíduos todo este tempo!

Em compensação, a sua máquina de lavar deve ter trabalhado bastante, porque as roupas, mesmo leves, ficam a cheirar mal com a transpiração e ainda são acompanhadas de toalhas de piscina e de praia, que trazem muitos resíduos.


Isto significa que os filtros das suas máquinas devem estar bastante sujos a esta altura do ano e devem ser limpos com muito cuidado para começarem a nova temporada de roupas volumosas e cheias de fibras nas melhores condições possíveis!

Está na hora de limpar as máquinas muito bem, dando especial atenção aos filtros e tubos de exaustão da máquina de secar, que representam um risco de incêndio.


2 – Limpe as caleiras e os ralos e escoamento

Casa Ruby BMI GROUP Telhados de quatro águas

Quer viva na cidade ou no campo, a esta altura as caleiras e os ralos de escoamento da sua casa devem estar cheios de folhas, galhos e outros resíduos que podem pôr em causa o seu funcionamento eficaz quando a chuva chegar. E se a sua casa está situada numa zona onde os incêndios foram intensos, a esses resíduos normais ainda se acrescentam cinzas e resíduos de plantas queimadas!


O fim do Verão é o momento para limpar e reparar estes equipamentos que se destinam a afastar a água das chuvas das paredes de nossa casa. Mesmo que saibamos que o Outono, com as inevitáveis folhas caídas volte a exigir que a tarefa seja repetida outras vezes, é importante que os resíduos incrustados e secos do Verão não sejam um factor que dificulte essa limpeza outonal!

Não se esqueça de tomar todas as precauções de segurança ao fazer esta limpeza, que pode exigir escadas e outros trabalhos em altura.

3 – Inspeccione e repare o telhado

Casa Ruby BMI GROUP Telhados de quatro águas Cerâmica Vermelho telhado,lógica

E, já que teve de subir ao telhado para limpar as caleiras, aproveite e faça uma inspecção meticulosa procurando telhas partidas, acumulação de detritos, crescimento de musgo e outros defeitos que possam levar a infiltrações dentro de casa quando chover.


Se encontrar danos que não consiga resolver sozinho ou se precisar de um telhado novo, terá de contratar uma empresa especialista, como a BMI GROUP, e é importante que o faça já. As chuvas e o maus tempo podem inviabilizar o trabalho ou torná-lo mais perigoso, o que também pode encarecer a empreitada.




4 – Limpe e impermeabilize áreas exteriores

O fim do Verão também pode ser sua última de usar a sua lavadora de alta pressão para limpar o seu pátio, a garagem, o deck e o exterior de sua casa. Se não tiver um equipamento de lavagem a alta pressão há ainda a hipótese de o alugar numa casa da especialidade.


Impermeabilização SMARTOBRAS Varandas, marquises e terraços clássicas Impermeabilizações

Também é um ótimo momento para renovar a impermeabilização em decks, cercas e quaisquer outras estruturas externas que possa ter e que sejam um ponto de infiltrações de água na época das chuvas. Em Portugal chove pouco, é um facto – mas quando chove por vezes é de forma muito intensa e é importante estar preparado, pois as consequências são muitas vezes bastante graves.

5 – Pinturas e reparações de fachada

Obviamente que as pinturas e reparações de fachada têm de ser feitas ainda com dias longos e tempo quente, mas isso também é válido para as pinturas de interior. O tempo quente ajuda a secar a tinta e a obter resultados mais uniformes, além de permitir a abertura de janelas e portas durante mais tempo para optimizar esses efeitos.

6 – Faça a manutenção do aquecimento e do ar condicionado

Por fim, não se esqueça de fazer a manutenção do ar condicionado e7ou do sistema de aquecimento de sua casa.

Esta altura é ideal para inspecionar e fazer a manutenção dos sistemas de aquecimento e ar condicionado (HVAC) porque os resíduos estiveram a acumular-se durante todo o Verão em condutas e filtros, e nunca sabemos o que lá pode estar escondido. Além disso, seja honesto – quando foi a última vez que trocou os filtros desses equipamentos?

Se queremos que os equipamentos não falhem quando o frio chegar, é fundamental que façamos a sua manutenção agora. Se a sua manutenção neste momento se limita a limpeza e/ou troca de filtros pode fazê-la você mesmo, mas se é preciso ir a aspectos mais técnicos do equipamento deverá contratar profissionais qualificados para afazer!

Tire o melhor partido do seu ar condicionado lendo também o artigo ’10 Dicas Para Usar o Ar Condicionado em Casa’.


Quais destas operações já realizou em sua casa até este momento?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista