7 Coisas que Toda a Gente se Esquece de Limpar em Casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Villa Kalmthout, Lucas Freire Architecture Lucas Freire Architecture Portas de madeira Madeira maciça Multicolor
Loading admin actions …

Por mais cuidado que tenhamos a limpar a casa, há sempre detalhes que nos escapam. Uns estão bem à vista; outros nem tanto. Ainda que seja daquelas pessoas que “vai a todos os cantinhos”, é provável que, ao olhar para a lista que lhe deixamos neste artigo, se aperceba de que há coisas pelas quais não passa, realmente, o pano. Isto não significa que não seja rigoroso. É mesmo por falta de hábito. Depois de ver a que coisas nos referimos, é provável que lhes comece a prestar mais atenção e a limpá-las sempre que faz a sua faxina. Venha ver esta lista e, no fim, diga-nos se temos razão ou se nunca se esquece destes elementos.

1 – Os interruptores e os puxadores de portas

Os interruptores e os puxadores das portas estão, sem dúvida, entre as coisas em que mais tocamos diariamente, mas são, geralmente, esquecidos quando limpamos a casa. É provável que limpe os seus, mas muito esporadicamente. E é também provável que, sempre que o faz, repare que eles estão cheios de pó (ao ponto de pensar para os seus botões que é estranho não ter reparado nisso antes). No entanto, deve incluí-los na sua rotina de limpeza porque estão entre os elementos que mais acumulam sujidade. As nossas mãos, que tocam em tudo, também tocam neles. Assim, não se esqueça de os começar a limpar com um pano seco ou com um pano húmido com um pouco de lava-tudo (caso estejam manchados ou gordurosos).

2 – Por baixo e por detrás das almofadas do sofá

O seu sofá pode parecer-lhe limpo por fora, mas será que o está por baixo e por detrás das almofadas? Há sempre sujidade, migalhas e poeiras a ir para o interior do sofá. Com o tempo, acabam por se acumular, o que é, naturalmente, anti-higiénico. Quando limpar o sofá, tire as almofadas todas e aspire o interior, utilizando o bocal de ponta fina para conseguir ir aos cantos.

3 – O balde do lixo

Substitui o saco do balde do lixo, mas quando foi a última vez que limpou o balde propriamente dito? Os baldes do lixo são “habitats” perfeitos para os germes e as bactérias. Um estudo de 2007 do Global Hygiene Council mostrou que, no balde do lixo, há cerca de 411 tipos de bactérias por metro quadrado (mais do que na sanita onde há cerca de 295 tipos). Deve, por isso, lavar o balde do lixo, semanalmente, com água quente e detergente (lixívia é uma boa opção), esfregando-o até que esteja limpo. Pode terminar, aplicando-se spray desinfectante.

5 – A máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça

Por vezes, esquecemo-nos de limpar os aparelhos e electrodomésticos que também servem para limpar. É o caso da máquina de lavar roupa e da máquina de lavar louça. A máquina de lavar louça pode ser limpa com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Pode, depois, correr um programa de lavagem para deixar a sua máquina limpa. Para lavar a máquina de lavar roupa, pode colocar cerca de ¼ de bicarbonato de sódio na gaveta do detergente e 2 chávenas de vinagre no tambor. Corra um programa de lavagem e já está.

4 – O cesto da roupa suja

O cesto da roupa é facilmente esquecido. Mas tal como os baldes do lixo, também os cestos de roupa suja, por serem escuros e terem, não raras vezes, humidade no seu interior, são propensos ao desenvolvimento de bactérias e mofo. Deve, por isso, lavar o seu, seja na máquina de lavar (caso se trate de um cesto da roupa suja em tecido) seja com água e detergente desinfectante no caso de se tratar de um balde do lixo de plástico. Evite deixar a roupa suja e molhada por muito tempo dentro do cesto. Se puder, ponha-o a arejar com regularidade.

6 – Copo da escova de dentes

O copo da escova de dentes deve ser limpo em profundidade uma vez por semana. Por fora, pode parecer limpo, mas, no interior, acumula-se muita sujidade. Além disso, a casa de banho tem o ambiente com as condições ideais para a proliferação de bactérias que se acumulam tanto no suporte como nas próprias escovas, acabando por ir para as nossas bocas. O interior do copo pode ser limpo com elixir bucal (que elimina as bactérias) ou com vinagre e bicarbonato de sódio.

7 – Debaixo dos electrodomésticos e dos móveis

É fácil arrastarmos e limparmos por baixo e por detrás dos móveis mais pequenos e leves. Mas e os mais pesados? As superfícies por detrás e por baixo dos móveis e electrodomésticos mais pesados devem ser limpas, pelo menos, uma vez por mês, pois acumulam muita sujidade.

Recomendado:

Costuma limpar estas pequenas coisas? Confesse lá! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista