12 Ideias de Prateleiras de Casa de Banho Para Dizer Adeus à Desarrumação

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia Sintra, MRS - Interior Design MRS - Interior Design Casas de banho modernas Azul
Loading admin actions …

Todos gostamos de ter uma casa de banho bem organizada! Não importa se somos adeptos de ter uma grande panóplia de produtos de higiene ou se temos apenas alguns produtos básicos de higiene, parece que a casa de banho nunca tem espaço suficiente para armazenar tudo. Então, se o seu armário de produtos de higiene está muito cheio para fechar corretamente ou está constantemente a tombar frascos da bancada do lavatório, está na hora de conseguir algum armazenamento adicional através de prateleiras!

De prateleiras simples a armários embutidos, neste artigo homify encontra ideias de prateleiras para casa de banho que o farão você dizer adeus à desordem o mais rápido possível. Não perca!

1 – Uma simples prateleira flutuante dá tanto jeito

As prateleiras flutuantes são das versões mais simples de prateleiras, resumindo-se quase apenas a uma tábua fixada na parede através de algum sistema de fixação, visível ou invisível. São elementos muito fáceis de instalar e pode fazê-lo você mesmo a qualquer momento que necessite, além de .  Há muitas maneiras de harmonizar as prateleiras com os restantes elementos do espaço, podendo combiná-las com o armário do lavatório ou fazer pontos de contraste.

Inspire-se na imagem acima, do META.ATELIER: – adoramos como a pequena prateleira de madeira natural da parede combina perfeitamente com a prateleira XL por baixo do lavatório.


2 – Com profundidade para mais segurança

Esta prateleira flutuante é uma variação da versão mostrada na imagem anterior. Continua a ser uma prateleira de madeira simples, mas neste caso tem rebordo, como uma caixa rasa.

Este pequeno truque torna a prateleira mais segura, dificultando a queda dos produtos ali guardados quando algo bate contra ela, o que se revele muito útil em prateleiras mais baixas onde há mais risco de embatermos nelas.

3 – Prateleiras embutidas no armário do lavatório

Victor Bastos Apartments, LABviz LABviz Casas de banho modernas arcvhviz,3D,CGI

Uma forma de ter prateleiras totalmente harmonizadas com a estética da casa de banho e sobretudo do armário do lavatório é incluí-las nele. Claro que isto exige um planeamento prévio, como parte integrante do design da casa de banho, mas produz resultados muito elegantes e profissionais, proporcionando igualmente a tão necessária arrumação.

4 – Na vertical, para aproveitar todo o espaço

Quando a casa de banho é pequena, todos os cantos contam e as prateleiras horizontais revelam-se inadequadas porque ocupam muito espaço. A solução é estudar bem a área e incluir prateleiras na vertical – pode ser junto à sanita, no espaço entre o lavatório e a cabina de duche ou onde melhor se inserirem na sua casa de banho. Também pode optar por um móvel tipo estante, como na imagem acima ou simplesmente instala pequenas prateleiras sequenciais na vertical.

5 – Incluídas no design do móvel, mas separadas dele

Banheiro social homify Casas de banho modernas

Esta é uma solução que tanto pode ser utilizada no design original da casa de banho, como acrescentada posteriormente.

Colocar uma placa com prateleiras flutuantes, num material idêntico ao das portas dos armários, na parede lateral do espelho e por cima do armário vai criar uma sensação de continuidade a este elemento, adicionando amplitude e homogeneização ao conjunto, enquanto proporciona o acréscimo de arrumação necessária.

6 – No canto da cabina do chuveiro

Estas prateleiras dão tanto, mas tanto, jeito, que não percebemos porque é que não vêm planeadas de raíz com a cabina do chuveiro, como no trabalho da imagem acima. É que esta solução é extremamente eficiente e duradoura, proporcionando um look sempre elegante, ao contrário das prateleiras adicionadas posteriormente, que funcionam bem, mas acabam por se estragar ao fim de algum tempo, tendo de ser substituídas.

7 – Prateleiras em nicho

Algumas casas de banho, especialmente construídas em edifícios antigos, têm cavidades nas paredes, que muitas vezes parecem um buraco escuro afundando e não têm um propósito definido. Considere-se sortudo se tiver um elemento destes, pois pode utilizá-lo para instalar algumas prateleiras e usá-las para guardar toalhas, produtos de higiene e outros itens essenciais da casa de banho.

Se gosta da estética mas a sua casa de banho não tem nenhum nicho vazado para aproveitar, pode considerar adicioná-lo construindo o nicho em pladur.


8 – Prateleiras de metal ou de material compósito

As prateleiras de metal são excelentes para adicionar um toque industrial a qualquer espaço, inclusive na casa de banho. No entanto, metal e humidade podem não ser muito compatíveis (embora haja metal especialmente tratado para estas circunstâncias) e para essas ocasiões existem as prateleiras de materiais plásticos compósitos com tratamento tipo metal mate, que dão o mesmo efeito, mas mais duradouro.

9 – Prateleiras em vez de armários

Esta é uma escolha inteligente para casas de banho pequenas pois ajuda a dar uma maior sensação de amplitude ao espaço. Tem a desvantagem de não ajudar a esconder elementos visualmente menos atraentes, mas com uma boa dose de imaginação tudo fica perfeito. Pode usar caixas ou cestas de vime para fazer essa função de esconder os produtos, por exemplo.

10 – Uma estante alta e esguia

Apartamento T3 Odivelas, EU LISBOA EU LISBOA Casas de banho modernas

Estas estantes cheias de prateleiras para arrumação podem ser construídas à medida (a melhor solução, por permitir o total aproveitamento do espaço disponível), mas também podem ser compradas nas lojas de mobiliário comuns. Há uma enorme oferta deste tipo de estantes a baixo preço e é apenas uma questão de procurar bem a estante com as medidas certas e a estética ideal para incluir na sua casa de banho.

11 – Prateleiras de vidro

As prateleiras de vidro são um clássico das casas de banho, sobretudo quando são mais pequenas. Visualmente são leves, dando maior sensação de amplitude ao espaço, adequam-se a quase todos os estilos de casas de banho, e são bastante duradouras e fáceis de manter.


12 – Aproveitando o espaço por cima da sanita

Mesmo que ali esteja embutido o autoclismo, há sempre um espaço de parede livre por cima da sanita, que pode utilizar para colocar prateleiras.

Esta é a nossa última proposta para prateleiras de casa de banho para hoje. Veja mais inspirações para casas de banho pequenas no artigo ’48 fotografias de casas de banho pequenas que vai adorar’.

Qual destas ideias serve melhor para a sua casa de banho?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!