Jardins Antes e Depois: 3 Transformações Surpreendentes!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa em S. Mamede (arquitetura), ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Arrumos de jardim
Loading admin actions …

Poucas pessoas desdenham da ideia de ter uma casa com jardim, mas a verdade é que, não raras vezes, quando o sonho se torna realidade, este espaço acaba por ficar esquecido. Depois de se construir, remodelar e/ou decorar uma casa, a energia e o orçamento nem sempre esticam para que se consiga ir ainda mais além.

Mas o jardim não deve ficar eternamente para depois. Afinal de contas, é um espaço que funciona como cartão de visita de uma casa e, claro, a área onde a família se pode reunir a desfrutar do tempo que tem livre, em plena conexão com a natureza.

Se o seu jardim está mesmo a precisar de um volte-face, mas não se sente particularmente inspirado para iniciar o projecto, então este artigo é para si. Trazemos-lhe três antes e depois de jardins dos quais pode tirar ideias! Lembramos, ainda, que ninguém melhor do que um arquitecto paisagista para o ajudar a executar este projecto. Procure aqui um profissional desta área na sua zona da residência. Mas, primeiro, venha ver estes três fantásticos trabalhos.

1. Jardins Antes e Depois: A Transformação de um Jardim no Porto

No âmbito da reabilitação desta casa, em S. Mamede, no Porto, também o jardim foi totalmente alterado. O espaço tradicional, obsoleto e muito pouco confortável é, agora, um espaço moderno que se livrou dos excessos (tanto no que toca aos revestimentos como no que diz respeito à decoração que se consubstanciava num sem-fim de objectos aleatórios). O chão, anteriormente coberto por grandes placas de cimento, escuras e pesadas, deu lugar a um viçoso relvado onde os novos moradores podem aproveitar os dias de sol sob a agradável sombrinha das árvores e onde as crianças podem correr e brincar à vontade! O antigo chão não era, definitivamente, à prova de criança. É incrível ver o impacto que um relvado tem no exterior de uma habitação. A moradia relaciona-se em pleno com este jardim através dos generosos envidraçados que lhe rasgam a fachada de tardoz.

2. Jardins Antes e Depois: do Caos para a Ordem

Na imagem do antes, vemos o jardim na altura em que a casa estava em final de obras. Como se percebe, o espaço mais não era do que um depósito para materiais e entulho, tendo até a casa de banho móvel dos trabalhadores. Não havia qualquer vegetação à vista e o chão estava, ainda, desnivelado. Mas, isso era antes! O jardim caótico que vemos na imagem do antes foi totalmente transformado e tem, agora, um belo deck, numa madeira avermelhada, que empresta aconchego ao espaço e contrasta com o cinza escuro da casa, e um pequeno e refrescante relvado. À semelhança do jardim anterior, não há, neste jardim, vegetação em espaço. Vemos, apenas, algumas árvores pequenas e trepadeiras, o que facilita a manutenção do jardim. As plantas de climas quentes, que vemos na imagem, requerem, no mais, pouca rega, o que se traduz numa poupança de recursos. O mobiliário alinha-se com o estilo moderno da casa e do jardim. Está criado o espaço perfeito para relaxar e conviver!

3. Jardins Antes e Depois: de Espaço sem Cor para Espaço Verde

A fase de construção já deixava antever a dimensão e o potencial deste espaço onde a terra batida deu rapidamente lugar a um espectacular relvado e piscina. O jardim foi planeado de forma exímia com muretes e caminhos bem desenhados a tornar o espaço mais bonito e funcional. A piscina é a cereja no topo do bolo!

Recomendado: 22 jardins pequenos que cabem em qualquer parte da casa

Qual destas transformações mais o surpreendeu? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista