10 Ideias Para uma Área de Churrasqueira Bonita, Moderna e Funcional

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa de férias no Algarve, The Interiors Online The Interiors Online Casas ecléticas
Loading admin actions …

Entre as muitas coisas boas do Verão, poder fazer as refeições ao ar livre, mudando um bocadinho as rotinas, é uma das melhores coisas. Os almoços e as jantaradas com a família e os amigos, daquelas que se estendem por horas a fio, fazem-se melhor numa área de churrasqueira bonita, confortável e adaptada às necessidades do espaço e dos utilizadores.

Agora que estamos em Agosto, o pico do Verão e o mês em que quase toda a gente tem, pelo menos, uns dias de férias, trazemos-lhe um artigo a pensar nestes espaços com 10 ideias para a criação de uma área de churasqueira bonita, moderna e funcional. Algumas são maiores e mais bem equipadas, outras mostram-nos soluções mais práticas e compactas para quem não tem espaço ou não pretende investir tanto numa área deste género. Veja as 10 propostas que temos para si.

1 e 2 – Churrasqueiras de Parede

Quando pensamos numa churrasqueira, vem-nos, por norma, à cabeça uma imagem mais tradicional deste espaço com fornos grandes e rústicos revestidos a tijolo. Porém, há outras soluções, não só mais compactas como também mais modernas e, por isso, mais ajustáveis a casas e jardins deste estilo. É o caso das churrasqueiras de parede que acima vemos que encaixam na parede e podem ser facilmente recolhidas ou cobertas sempre que não estiverem a uso. Quando fechadas, parecem, apenas, mais um elemento do jardim que não destoa nem chama a atenção. É uma proposta interessante para quem procura soluções mais práticas e minimalistas.

3 – Para a Varanda

Criar uma área de churrasqueira na varanda parece uma utopia, mas é possível se encontrarmos soluções criativas para o espaço. Nesta imagem, por exemplo, vemos um grelhador tipo canteiro com suportes para que possa ser preso nas grades da varanda. Pode comprar a peça à marca ou até fazê-la você mesmo. Só precisa de um canteiro de barro, de um grelhador à medida e de suportes para as grades.

E pode-se fazer churrascos sem afectar a vizinhança? Consulte o regulamento no site da Deco Proteste.

4 – Para Levar Para Todo o Lado

Em vez de uma área de churrascos fixa, pode optar por um grelhador móvel, passível de ser levado para qualquer zona do jardim ou até para fora de casa. Nós somos fãs da versatilidade deste tipo de grelhador que existe em várias versões! Neste caso, trata-se de um firepit próprio para se cozerem pizzas com o fogo da lenha! Em sites como o da Worten, encontra barbecues eléctricos e a carvão, assim como churrasqueiras a carvão, todos eles com pernas (alguns até com rodas) e, por isso, facilmente transportáveis.

4 e 6 – Áreas de Churrasqueira Rústicas

Para quem tem espaço e costuma, efectivamente, organizar muitos convívios em torno da churrasqueira, a melhor opção é construir um espaço amplo, rústico e com materiais resistentes que sejam, ao mesmo tempo, representativos deste estilo. Incorpore bancadas para poder pousar os alimentos e utensílios, integre uma banca para ir lavando louça e ter acesso fácil a água e planeie um nicho para guardar a lenha e/ou o carvão.

7 e 8 – Espaços Onde Não Falta Nada

Os barbecues e/ou grelhadores de gás são uma opção bastante popular pela sua praticidade e design elegante e funcional. Por norma, têm vários queimadores, o que permite que se cozinhem refeições para várias pessoas, transformando o jardim quase numa segunda cozinha. As tampas costumam mostrar a temperatura dos cozinhados e, claro, evitam que os fumos e odores se propaguem. As áreas que acima vemos, uma mais rústica e outra mais moderna, estão extremamente bem equipadas! Inspire-se nelas para criar a sua.

9 – Um Pátio Agradável com Grelhador Embutido

Neste pátio, podem-se preparar maravilhosos grelhados no grelhador embutido na parede com as paredes revestidas a tijolo. No espaço, encontramos, ainda, um harmonioso conjunto de mesas e cadeiras. Destaque, também, para os pequenos vasos, na parede, a dar cor e vida a este convidativo recanto.

10 – Em Cima da Mesa

Terminamos com uma opção para pôr directamente em cima da mesa! Assim, ninguém tem que ficar de serviço à virar a carne ou o peixe. Basta pôr em cima da mesa e todos participam! É uma forma gira e diferente de servir um almoço ou jantar!

Recomendado: 10 Áreas de Barbecue Para Inspirar a Criação da Sua

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista