7 Coisas a Fazer Para Preparar a Sua Casa Antes de ir de Férias de Verão

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Piscinas minimalistas Mármore Branco
Loading admin actions …

O Verão está aqui e está no auge! O mês de Agosto é, por excelência, o mês do Verão. É nesta altura que muitas pessoas tiram férias e que saem das suas casas rumo a destinos dentro e fora do país.

Mas, para ir descansado, especialmente se for por um longo período, é oportuno preparar a sua casa para a sua ausência. Nós bem sabemos que, com os afazeres que precedem as viagens, deixar a casa preparada talvez seja a última coisa com que se quer preocupar, mas, não duvide: é algo que deve fazer e que lhe vai poupar tempo, preocupações e energia (para além de se repercutir de outras formas como na poupança de custos).

Para lhe facilitar a vida, preparamos-lhe uma lista com 7 coisas que deve fazer para preparar a sua casa antes de ir de férias de Verão. Só tem que seguir a nossa lista e ir fazendo “check” em cada ponto! Ora veja.

1 – Limpe e arrume a casa antes de ir

Quando mudamos o “chip” para “férias”, é difícil focarmo-nos noutras coisas senão nelas. Até no trabalho sentimos o efeito inebriante da iminência das férias e tornamo-nos menos produtivos. Mas não queira chegar das férias para encontrar uma casa desarrumada e suja. É mais agradável chegar e encontrar um ambiente que está em ordem e onde não há nada urgente para fazer.

Assim, sugerimos que organize e limpe a casa antes de ir. Ao fazer a limpeza, não se esqueça de limpar o frigorífico (para evitar chegar de férias e ter alimentos a criar maus odores) e de consumir ou oferecer alimentos que estejam em cima das bancadas (como frutas que, como é óbvio, acabam por apodrecer). Lave, também, o balde do lixo e deixe-o com um saco limpo. Esvazie a máquina de lavar louça e não deixe pilhas de roupa por lavar, muito menos húmidas (pois ganham cheiro e bolor dentro do cesto). Pode, ainda, tirar os lençóis da cama e deixá-las a arejar durante esse tempo.

2 – Deixe os os aparelhos eléctricos desligados

Candeeiros, televisão, computadores, carregadores, torradeiras, PlayStation ou aparelhagem: nenhum destes aparelhos precisa de ficar ligado enquanto está fora. Desligue-os e reduza, assim, o risco de incêndio e a sua despesa energética (mesmo com luz de presença, os aparelhos gastam energia). Notamos, porém, que se tiver detectores de fumo, eles devem, claro, permanecer ligados.

3 – Desligue a água e o gás

Sugerimos que feche as torneiras, mesmo que as suas férias não sejam longas. Feche, também, por completo, o fornecimento de gás e de luz da casa. Estes simples gestos permitir-lhe-ão aproveitar os seus dias de férias sem medo que haja inundações ou fugas.

4 – Não deixe o alarme em modo automático

Se a sua casa tem alarme, o melhor que tem a fazer é aconselhar-se junto da empresa de segurança sobre o modo mais indicado para se certificar de que a sua casa se mantém segura durante as férias. Os alarmes deixados em modo automático durante muito tempo podem tornar-se inutilizáveis, pelo que não aconselhamos que deixe o seu assim.

5 – Não deixe que a caixa de correio encha

Casas vazias, durante o Verão, estão mais permeáveis a assaltos. Um dos sinais de que uma casa está vazia é a caixa do correio cheia. Se se vai ausentar por um período mais longo, sugerimos que peça a um familiar, vizinho ou amigo da sua confiança para ficar com o correio. Depois, pode retribuir o gesto! O que nos leva ao próximo ponto…

6 – Peça ajuda aos seus vizinhos

Ter uma boa relação com os vizinhos é sempre bom. É normal precisarmos deles, tanto para as coisas corriqueiras do dia-a-dia como para situações de emergência ou para quando vamos de férias. Aliás, esta relação e troca de favores é bilateral e beneficia todos os intervenientes. O seu vizinho pode ser o apoio de que precisa não só para ficar com o seu correio como também para ir regar as plantas e ver se está tudo em ordem. Se se ausentar por um longo período, o seu vizinho até pode ir a sua casa acender e desligar as luzes (para dar a ideia de que ela não está vazia) e para abrir as janelas e deixá-la arejar um pouco (por exemplo, na véspera da sua chegada). Se não for um vizinho, um amigo ou familiar também pode fazer estas coisas por si.

7 – Verifique todas as portas e janelas

Antes de sair, verifique todas as portas e janelas. Se tem fechaduras ou puxadores a funcionar mal, certifique-se de que os conserta alguns dias antes da sua partida. Quanto aos estores e às cortinas, feche, especialmente, os de espaços mais expostos e/ou que tenham bens mais valiosos à vista.

Recomendado: Como Preparar a Casa Para o Verão: 10 Coisas a Fazer

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!