Cadeiras Pretas: o Toque de Sofisticação Para a sua Mesa de Jantar | 10 Ideias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Loft | Marvila | Portugal, Atelier Renata Santos Machado Atelier Renata Santos Machado Salas de jantar industriais
Loading admin actions …

O preto é uma cor neutra e sofisticada que deve ser incorporada como contraste nos projectos de decoração e design de interiores. Ainda que nem sempre as pessoas se sintam seguras em escolher peças em preto, a verdade é que ele pode aparecer em mobiliário mais pequeno ou em detalhes decorativos.

Hoje, vamos focar-nos em cadeiras pretas e escolhemos 10 salas de jantar cujas mesas estão acompanhadas por cadeiras dessa cor. Vemo-las em salas de jantar de todos os estilos, do moderno ao mais clássico. É uma cor versátil e flexível que não cria constrangimentos nos projectos decorativos, na medida em que permite várias combinações. Além disso, tem uma vertente prática: porque é difícil notar-se a sujidade no preto, pode ser uma boa opção para cadeiras de casas onde morem crianças pequenas que, como sabemos, facilmente entornam uma bebida ou deixam cair comida.

Veja estas dez salas de jantar com cadeiras pretas e, no fim, diga-nos de qual mais gostou.

1. Cadeiras Pretas numa Sala de Jantar Moderna

Começamos por uma sala de jantar moderna onde a mesa de madeira escura surge ladeada por cadeiras pretas com confortáveis encostos arredondados. O preto, que também aparece nos candeeiros de tecto, acaba por ser uma cor essencial neste espaço onde as paredes são brancas e o chão claro. Sem ele, não haveria contrastes e a decoração esmorecia. É, sem dúvida, uma cor que vem trazer mais personalidade ao ambiente.

2. Cadeiras Pretas de Estilo Clássico

A sala de jantar que acima vemos integra um convento que foi totalmente remodelado e convertido em apartamentos de luxo. É, por isso, um sítio muito especial e cheio de história. A decoração mistura o estilo moderno e peças de linhas clássicas como é o caso das cadeiras pretas que acompanham a mesa. Na verdade, e embora o estilo das cadeiras seja mais elaborado, o preto tem o poder de lhes dar uma dimensão mais contemporânea – e nós adoramos esta dualidade!

3 e 4. Cadeiras Pretas com Estrutura em Madeira

O preto e a madeira são uma combinação que funciona. O preto, com a sua frieza sofisticada, beneficia da presença da madeira que, com a sua cor, veios e nós, torna qualquer ambiente mais apelativo e aconchegante. Nestes projectos, as cadeiras pretas possuem uma estrutura em madeira da mesma cor que a mesa, o que torna os conjuntos mais coesos.

5 e 6. Cadeiras Pretas com Estrutura em Metal

O mesmo se aplica ao metal, um material que combina na perfeição com o preto e que é perfeito para espaços aos quais se queira emprestar um ar mais jovem e industrial. Nas primeiras cadeiras, o metal forma como que uma rede, nas costas e, nas segundas, aparece apenas na base a contrastar com os estofos pretos. De que modelo mais gosta?

7. Cadeiras Pretas com Assento de Fibra Natural

Para um ambiente mais rústico, pode sempre optar por cadeiras pretas com assentos em fibras naturais (que estão, por sinal, muito na moda). As cadeiras pretas que acima vemos criam um elegante contraste com a mesa de madeira cor de mel. Uma sala de jantar bastante confortável numa casa contemporânea e refinada.

8 e 9. Cadeiras Pretas Misturadas com Cadeiras de Outras Cores

Outra opção é alternar as cadeiras pretas com cadeiras de outras cores mais ou menos vibrantes. Para espaços que precisem de cor e de brilho, pode apostar em cores como o amarelo, o azul, o verde, o laranja ou o rosa. Pelo contrário, se preferir manter a decoração mais sóbria e discreta, sugerimos o castanho, o branco, o bege e tons creme.

Terminamos com mais uma proposta, desta vez para uma zona de refeições descontraída e informal que tem cadeiras, de um lado, e, do outro, um banco embutido. As cadeiras pretas, em madeira, harmonizam-se com a cor das almofadas e da parede, surgindo esta última como um pano de fundo bastante impactante para a área. O preto é cortado pela frescura das plantas e pela doçura da madeira clara.

Recomendado: 16 Modelos de Cadeiras para Sala de Jantar que o vão Inspirar

De qual destes modelos mais gostou? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!