Casas clássicas por Obras y reformas de vivienda,proyectos de arquitectura en Tabasco.

Tudo o que deve saber se quiser uma piscina no seu jardim

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos nós gostamos de um bom mergulho na água fresca de uma piscina durante o Verão. E se gosta de de praticar desporto na água, por que não? Também é válido. Sempre pensamos que isto de ter uma piscina em casa é uma extravagância, mas uma extravagância apetecível. Aqui na homify encontra sugestões, projectos e ideias que o ajudam a melhorar consideravelmente os espaços e áreas da sua casa e jardim. Uma piscina para desfrutar com a família e os amigos pode sempre entrar nos seus planos de remodelação, por isso partilhamos este livro de ideias consigo. 

Mostrar-lhe-emos diferentes estilos de piscina que pode construir em sua casa. Podem ser pré-fabricadas, de rápida instalação, pode montar e desmontar de forma a só as usar quando as condições permitem, ou pode construir de forma definitiva, o que acrescentará valor à sua casa. Esperemos que as nossas indicações o ajudem. 

Desfrute do nosso artigo, porque ter uma piscina em sua casa pode ser mais fácil do que imagina.

Espaço

Gostaria de ter alguma sombra na área da sua piscina? Combine-a com um um toldo ou uma pérgola e resolva o seu problema. Um elemento destes servirá de sombra para a sua zona de refeições e piscina. Um piso em cimento ou pedra em volta da sua piscina pode ser o complemento ideal para o seu novo jardim. Coloque vasos grandes com flores em pontos estratégicos e eles oferecerão a cor necessária e que tanto gosta. Mantenha o espaço limpo e tratado e desfrute dele o máximo que puder.

A importância da água

Piscinas mediterrânicas por italiagiardini
italiagiardini

Piscina e giardino

italiagiardini

Até ha uns anos atrás, segundo informação do Banco Mundial, a taxa do serviço de abastecimento de água subiu para os 94%. O que quer isso dizer? Que existe um maior número de pessoas no nosso país que têm acesso a este líquido vital. Para além disto, a qualidade da água tem, segundo informações de orgãos oficiais, melhorado de forma considerável e cerca de 98% da água para consumo humano é controlada e de boa qualidade, segundo os padrões nacionais e europeus.

Deve estar a perguntar-se o que tem esta informação a ver com piscinas. Pois a resposta está aqui: agora é mais fácil desfrutar de uma piscina em sua casa, já que a água é fornecida em maior quantidade e com melhor qualidade, chegando a um número cada vez maior de pessoas.

Uma piscina no exterior ou no interior?

O que deve definir antes de construir a sua piscina é o sitio onde a colocar. Qual o tipo de piscina que mais o convence? Quanto custaria ter e manter a piscina? O que deve fazer para ter uma piscina em sua casa? Faremos questão de lhe responder da forma mais precisa possível a todas as suas preocupações. 

Se em sua casa tem um terraço coberto, mas que não o usa muito, já tem um tecto para a sua piscina interior. Primeiro, deve conhecer o terreno para saber o que pode fazer e o quanto pode escavar, de forma a que isto não prejudique as estruturas que suportam o telhado. Deixe uma margem sem escavar, para que além da piscina tenha um espaço funcional em seu redor. Esta piscina pode ser parcial ou totalmente fechada ao exterior. Aconselhamos a que este encerramento seja feito de forma transparente, para que ainda que faça frio no exterior, possa desfrutar do espaço sem perder o verde do jardim e a vista em redor da sua casa. 

Numa lateral do seu terraço

Piscinas modernas por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Patio – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

Um espaço apropriado para a piscina pode ser a lateral do seu terraço que é uma área que, à partida, nem lhe diz nada. Primeiro, consulte as normas de construção da localidade onde vive e perceba se a sua ideia de construir uma piscina colada ao muro lateral que separa as várias casas não vai contra nenhuma regra estabelecida. Este é um passo extremamente importante, uma vez que lhe pode trazer problemas complicados de resolver no futuro, com os vizinhos e com o município. Uma piscina de sonho, com jactos de água que saem dela como uma fonte, oferecer-lhe-á não só o desejado mergulho de Verão, como também um espaço maravilhoso do qual terá gosto em desfrutar.

Quando vive num apartamento

Vive num apartamento e tem um terraço no topo? Nesse caso a escavação está claramente fora de opção. Mas, pode contactar um engenheiro e saber como fazer uma piscina e qual o melhor local para a instalar. As piscinas nos topos dos edifícios são uma carga em movimento e devem ser evitadas em localidades mais expostas a actividade sísmica, pois, perante uma situação de abalo do terreno, o movimento da água de um lado para o outro pode afectar a estrutura de todo o prédio. 

Se quer dar-lhe uma certa profundidade, faça as paredes altas e coloque a toda a volta uma plataforma de madeira para reforçar a beleza do projecto e tornar mais fácil o acesso à água.

Num canto do seu jardim

Como já referimos antes, é importante procurar conhecer as regras de construção da sua localidade e saber se pode ter uma piscina colada às paredes que rodeiam a propriedade. Lembre-se que estas paredes têm as suas bases e não deve prejudicar as estruturas com a escavação. Crie um espaço confortável e agradável onde possa plantar algumas plantas que cubram de verde os muros. Esta combinação de elementos e cores será um excelente forma de tornar a sua piscina ainda mais apetecível.

Não quer escavar o jardim

Esta é a opção ideal para quem prefere (ou não pode) escavar o jardim. Aqui mostramos como, mesmo assim, pode ter um espaço agradável e uma piscina de design funcional. Destacamos o excelente espaço que pode ser criado para partilhar momentos de felicidade e diversão com a família e os amigos, num cantinho do seu jardim, tal como este projectado pelo estúdio Taller Estilo Arquitectura.

Que piso colocar à volta da piscina?

Actualmente, pode conseguir muitos tipos de piso e com eles pode construir um espaço agradável para colocar cadeiras, espreguiçadeiras, toalhas, ou simplesmente para se sentar com os pés dentro de água. As placas de madeira para exterior, a cerâmica anti-derrapante e a pedra são os materiais mais comuns para este fim. Nas lojas especializadas podem-lhe recomendar o produto mais conveniente, de acordo com o seu orçamento e a área que quer revestir. 

Não esqueça a iluminação

iluminação artificial possibilita-lhe desfrutar do espaço durante a noite. Não se pode esquecer que é muito importante contar com iluminação ao redor da piscina, mas também dentro dela. Será um elemento essencial para a decoração e a segurança que lhe permitirá desfrutar do seu espaço ao ar livre e da sua piscina a qualquer hora do dia. Procure que o desenho da iluminação esteja de acordo com o espaço que tem disponível para a construção da sua piscina.

O custo da piscina

Para ter uma ideia do custo de uma piscina é importante definir o seu tamanho, a profundidade, o local onde a vai instalar e os materiais que pretende utilizar. Com painéis modulares de aço pode armar uma estrutura que se complementarás com cimento e peças pré-fabricadas que formam as bordas da piscina. Depois de escavar, prepara-se a base e as paredes, cobrindo-as de cimento e colocando um têxtil – poliéster e fibra de vidro – que dará o acabamento final. A piscina será toda executada em cimento armado que irá estar em conformidade com o formato desejado e coberta com ladrilhos próprios ou com o têxtil já referido.

Em empresas especializadas pode obter um orçamento, de acordo com a ideia que tem em mente para a sua piscina e para todos os pormenores da construção. Os preços praticados vão oscilar de acordo com as medidas e a profundidade da própria piscina. Deverá consultar profissionais especializados e loja dedicadas ao temas para ser capaz de escolher a melhor solução para si.

Manutenção da piscina

Lembre-se de que a piscina não só tem que ser construída mas também mantida. Depois da construção estar concluída, uma boa manutenção dar-lhe-á a durabilidade. 

Deve pensar o seguinte:

- Tem que estar muito consciente das instruções de manutenção que lhe foram dadas. O manual de manutenção será o seu guia para o sucesso.

- A limpeza. É mais simples limpar de dois em dois dias do que deixar o lixo acumular durante muito tempo. Não deixe que as folhas ou outras coisas que possam cair na água se acumulem no fundo da piscina. 

Piscinas modernas por Aris & Paco Camús
Aris & Paco Camús

Reforma integral casa de pueblo

Aris & Paco Camús

Uma vez por semana faça uma limpeza mais profunda com um aspirador especial. Se não tem quem faça a manutenção semanal, verifique os filtros para se certificar que estão limpos. Existem diferentes tipos de filtro: diatomite, cartuchos e areia. Todos requerem limpeza e manutenção constante. Siga as normas que lhe foram indicadas pelos profissionais que construíram a piscina, não limpe com mais frequência do que é suposto pois isso tornará os filtros poucos eficientes. A limpeza semanal evitará que venha a ter um gasto maior em cloro e outros químicos. Limpe as bordas e os azulejos da piscina para que estes não ganhem calcário ou sujidade. Lembre-se que, em algumas localidades, a água tem mais calcário do que noutras e isso, com o tempo, pode-se começar a acumular nas paredes da piscina.  

- Dependendo do material com que está revestida, a sua piscina necessitará de diferentes ferramentas e materiais para a limpeza. Consulte os profissionais que a instalaram para garantir que utiliza o material correcto.

- Mantenha os níveis de água adequados. Estes podem diminuir por simples evaporação ou pelo uso normal. Se tem um bom nível de água, dentro do estabelecido para o seu tipo de piscina, a bomba funcionará correctamente e não estará sujeita a desgaste por excesso de utilização. 

- É muito importante que verifique o pH da água. As condições correctas e saudáveis para quem utiliza a piscina, significam valores entre o 7.2 e 7.8. Desta forma também os filtros e todos os outros sistemas de manutenção da piscina funcionarão melhor. Pode comprar medidores de pH que sempre que mudam de cor indicam a alteração dos valores correctos. 

- No tempo mais frio ou durante a noite, quando o corpo pede uma água mais quente, pode utilizar um aquecedor de água. Estes aquecedores exigem pouca manutenção que deve, ainda assim, ser feita por um profissional especializado nessa matéria. Essa manutenção é feita, no geral, a cada dois anos se se tratar de um aparelho a gás e a cada cinco anos se for eléctrico.

O que achou das nossas dicas? Já decidiu que tipo de piscina pretende construir? Deixe-nos as suas respostas nos comentários. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!