Casa do Pisco: Casas modernas por Lousinha Arquitectos

Um projecto contemporâneo no cimo de uma encosta

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Implantado no extremo nascente de uma encosta voltada a poente, repousa o magnífico projecto que a homify 360 tem para lhe apresentar hoje! Trata-se de uma moradia com aproximadamente 35x125 m2 na qual as premissas do terreno foram os principais factores para a definição da forma final. Ao tratar-se de uma encosta, foi extremamente importante aproveitar ao máximo as vistas que rodeiam a casa em questão, sem esquecer de criar espaços voltados sobre si próprios para garantir a privacidade dos clientes. Desta forma, Lousinha Arquitectos criaram esta casa-pátio, que para além de abraçar a envolvente, está também virada sobre si própria. Ficou curioso para descobrir os segredos desta casa? Venha então daí para mais uma viagem na nossa companhia!

Os pátios

Dois volumes independentes, ligados entre si por duas galerias de comunicação, criam três pátios (todos de carácter diferente e único) que para além de proporcionar uma maior comunicação entre o interior e o exterior, seguem o perfil natural da vertente. Desta forma, a estrutura da casa é feita através de uma modelação 6x6 m2 que é feita paralelamente às curvas de nível.

O contacto com o solo

Na fachada oposta, é possível observar a importância que se deu ao contacto da casa com o solo. Apesar de se tratar de uma construção em duas alturas, um piso apenas encontra-se acima da cota do arruamento de acesso. Aqui, é claramente notório que o declive natural do terreno influenciou o desenho desta surpreendente habitação unifamiliar

A beleza da forma

Com uma linguagem claramente contemporânea, a Casa do Pisco é implantada de uma forma bastante discreta no terreno. De forma a acompanhar o declive natural, é composta por vários volumes (uns mais altos e outros mais baixos) que dão corpo a um só edifício. Aqui, o jogo de alturas assim como a utilização de elementos verticais e horizontais proporcionaram a criação de uma fachada riquíssima, ainda que com uma linha bastante minimalista. 

Toda a construção aqui em questão respeita os limites físicos do terreno, permitindo desta forma o percurso perante todo o seu perímetro.

O contacto com o exterior

Tirando partido da paisagem natural envolvente, a casa foi desenhada de forma a estar em contacto com os pátios. Desta forma, grandes envidraçados foram introduzidos para que a barreira entre interior e exterior seja reduzida ao máximo. Os caixilhos de tom escuro para além de criar um enorme contraste com o branco utilizado nas paredes e tecto, ajudam a emoldurar o cenário verde que encontrámos lá fora.

A decoração

Seguindo a linguagem contemporâneo utilizada no exterior, o interior é também ele decorado com peças de mobiliário bastante modernas e elegantes. Desta forma, a sala de refeições segue uma linha moderna que utiliza a madeira como material principal para a decoração deste espaço. Ao tratar-se de um open space que conecta os diversos espaços públicos, é importante que as peças utilizadas possibilitem uma leitura contínua do espaço e mais importante ainda é não sobrecarregar um espaço de mobília ou decoração deixando-o desta forma respirar.

Os detalhes

Os elementos que tornam uma casa numa casa especial são sem dúvida os detalhes. Uma casa quando é bem construída, não se esquece do mais ínfimo pormenor. Nesta casa, é claramente notória a preocupação que os arquitectos tiveram perante os detalhes tanto no encaixe como na utilização dos materiais. Sem dúvida, alguns pormenores (que parecem pequenos) tornam certos edifícios em grandes projectos!

Gostou deste projecto tanto quanto nós? Deixe-nos aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!