10 Dicas Para Usar o Ar Condicionado em Casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Projeto Apartamento Praia de Icaraí, Deise Maturana arquitetura + interiores Deise Maturana arquitetura + interiores Salas de estar clássicas
Loading admin actions …

O Verão é a estação preferida da maior parte das pessoas. Verão significa férias, praia, banhos de sol e de mar, dias compridos e noites de festa. No entanto, o calor também se pode tornar difícil de suportar em alguns momentos. Ter ar condicionado em casa é excelente naqueles dias em que nem à sombra se consegue estar. Já todos tivemos a sensação de passar do “forno” que, às vezes, é a rua para o fresquinho de uma casa ou espaço comercial com ar condicionado. Muitas vezes, até paramos na porta, mesmo por baixo dele, enquanto soltámos uma exclamação de alívio! 

No entanto, o ar condicionado é um aparelho que deve ser usado de forma eficiente, não só por questões ambientais, como também pelos custos energéticos. Afinal de contas, ninguém quer ser surpreendido, no final do mês, com uma conta astronómica. 

Hoje, e a pensar nisso, reunimos 10 dicas para usar o ar condicionado em casa. Tome nota.

1 – Escolha o modelo que melhor se adapta às suas necessidades

Como qualquer outro electrodoméstico, a eficiência da utilização começa logo no momento da escolha. Não raras vezes, os problemas concernentes à eficiência estão, precisamente, relacionados com opções erradas aquando da compra. Por isso, não se precipite. No que toca ao ar condicionado, comece por ponderar as suas necessidades e ter em conta se o aparelho servirá para climatizar uma ou mais divisões e que dimensão têm esses espaços. Pode utilizar o mesmo ar condicionado em várias divisões ou optar por ter um equipamento em cada espaço. Leve as suas medidas e peça apoio a um profissional para escolher acertadamente.

2 – Escolha um equipamento de classe energética A+++

Favoreça um equipamento mais eficiente pertencente à classe energética A+++. Sugerimos os equipamentos pertencentes ao modelo split com a opção “inverter” de que lhe falaremos neste artigo. Estes modelos proporcionam uma maior poupança energética, beneficiam a qualidade do ar e fazem menos ruído. Além disso, têm um design clean.

3 – A temperatura deverá estar entre os 20 e os 22 graus

Poder-se-ia pensar que a questão da temperatura iria sempre depender de pessoa para pessoa. Porém, os especialistas não consideram ideal que a diferença entre a temperatura exterior e interior ultrapasse os 12 graus, independentemente do frio ou calor que se façam sentir. A temperatura ideal são os 23 graus. É amena, saudável, confortável e garante uma economia de custos.

4 – Use o sistema “inverter”

Para não ter que estar sempre a controlar o seu ar condicionado, use o sistema inverter. Este sistema arrefecerá o ambiente até ele alcançar uma determinada temperatura e só volta a arrancar quando essa temperatura sobe. Assim, consegue poupar energia e, ao mesmo tempo, manter a temperatura ambiente aprazível.

5 – Não caia no erro de definir uma temperatura muito baixa para o espaço arrefecer mais rápido

Num dia de calor infernal, chegar a casa e ligar o ar condicionado muito baixo não é garantia de que o espaço vai arrefecer mais rápido. Na verdade, o arrefecimento demorará exactamente o mesmo tempo e o aparelho acaba por gastar ainda mais energia.

6 – Cuidado com a zona onde instala o equipamento

O aparelho de ar condicionado não deve receber luz solar directa e deve estar inserido num espaço onde o ar circule e que esteja afastado de outros electrodomésticos ou de lâmpadas que emanem calor. Este ponto é determinante para um bom funcionamento do ar condicionado.

7 – Certifique-se de que tem um temporizador

Use o temporizador para programar o momento em que quer que o ar condicionado ligue e desligue. Assim, evita que ele esteja desnecessariamente ligado.

8 – Complemente o ar condicionado com uma ventoinha

A ventoinha ajuda a distribuir o ar frio por todo o espaço, sendo, por isso, um bom complemento ao ar condicionado.

9 – Desligue o ar condicionado quando sai de casa

Não deixe o ar condicionado ligado para estar “fresco quando chegar”. Ligue só ao chegar ou defina o temporizador.

10 – Faça uma regular manutenção do aparelho de ar condicionado

homify

Fazer uma manutenção regular do aparelho de ar condicionado é fundamental para o bom e seguro funcionamento e para garantir a durabilidade do mesmo. Os filtros acumulam bactérias, poeiras e microorganismos nefastos para a saúde e também para o bolso, pois, com toda a sujidade, a qualidade do ar fica comprometida e o ar condicionado entra em esforço para atingir a temperatura desejada.

Estas dicas foram-lhe úteis? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista