10 Prós e Contras de Ter TV no Quarto

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
A Casa da Cidade, Rima Design Rima Design Quartos modernos
Loading admin actions …

Atualmente ter várias televisões em casa não é novidade… Há muitas famílias que têm mesmo quase por divisão, havendo mesmo que leve a coisa ao extremo e tenha até um ecrã na casa de banho, pois já há equipamentos preparados para a humidade.

Tendo isto m conta, ter uma televisão no quarto já não é novidade nenhuma – há muita gente que tem. Mas, mesmo sendo tão comum, essa opção continua a ser polémica, havendo mesmo quem acredite firmemente ser uma das piores opções que se podem tomar no que respeita à habitação.

Sabendo desta controvérsia e tentando manter a imparcialidade, hoje a homify foi à procura das vantagens e desvantagens de ter uma televisão no quarto. Se está a pensar em remodelar totalmente o seu quarto e incluir uma televisão ou se simplesmente está prestes a dar o passo de comprar uma televisão para esse espaço, não pode perder este artigo. Com esta informação em mãos pode escolher o que é mais adequado para si e as imagens dos nossos profissionais dão-lhe a inspiração necessária, se decidir avançar!

Pró – O conforto

Melhor do que aterrar no sofá e ver séries de seguida (agora chamamos-lhe binge watching) só mesmo aconchegarmo-nos nos lençóis para fazer isso mesmo.

Não importa como está feio o tempo lá fora – na nossa cama encontramos sempre o conforto e o calor ideais para uma noite em frente à TV, mesmo que acabemos por adormecer a meio.


Contra – Interfere coma qualidade do sono

É verdade, é certo que muitas vezes acabamos por adormecer antes do fim do filme ou no meio do primeiro episódio da série que escolhemos, mas a verdade é que esse sono acaba muitas vezes interrompido algum tempo depois. Quem nunca se levantou passadas umas horas depois de ter adormecido a ver televisão para ir beber água ou para ir à casa de banho? Não lhe parece que acaba por ser um padrão?

O certo é que a luz azul emitida pelos ecrãs pode interferir na produção de melatonina do seu cérebro à noite, dificultando o sono e que o conteúdo excitante ou perturbador dos conteúdos televisivos pode alterar o seu estado de consciência, tornando mais difícil de relaxar e de dormir profundamente. E isto pode ter consequências na qualidade do sono no global, afectando o seu estado de espírito e a sua energia no dia seguinte. Há muitas correntes técnicas, filosóficas ou de design de interiores que aconselham a manter o quarto apenas para dormir ou ler, nunca para ver televisão



Pró – Acesso imediato aos últimos conteúdos e acontecimentos

Vivemos no mundo da informação ao minuto e até estranhamos quando perdemos alguma notícia importante porque não vemos televisão. Quem nunca se sentiu um extra-terrestre ao chegar ao trabalho no dia seguinte e toda a gente está a comentar uma notícia quente que a si lhe escapou por não ter visto televisão na véspera?

Com uma televisão no quarto, pode ver as notícias à noite e de manhã, assim que acordar. E se tiver uma Smart TV, pode até aceder ali imediatamente a todas notícias online e a todas as redes sociais que frequentar.


Contra – Interfere com a capacidade de aprendizagem e pode gerar ansiedade

homify Quartos pequenos quartos, roupeiros, armários, moveis, moveis de arrumação, armários, camas, armários de arrumação, decoração de interiores, decoração

Essa disponibilidade de informação instantânea nem sempre é um benefício.

O excesso de informação pode dificultar a concentração e a aprendizagem, e não só nas crianças. Todos temos que continuar a aprender durante toda a vida e precisamos de nos concentrar nas tarefas do trabalho – coisas que a informação súper trabalhada da televisão pode dificultar a longo prazo. Além disso, o excesso de informação, o seu conteúdo e a dificuldade em acompanhar tudo pode gerar muita ansiedade. Tudo aquilo que não queremos ter na hora de dormir e muito menos no dia a seguir.

Pró – Adormecer com os nossos programas favoritos

Suite Principal FR homify Quartos modernos cama, armário, almofadas, arrumação, cobre pés, móvel, candeeiro, luz, tapete, guarda roupa, design, decoração, interiores, arquitetura

Nem todos gostamos de adormecer em total silêncio. Há quem goste realmente de adormecer com algum ruído e até quem goste de colocar a televisão a emitir ruído branco para adormecer melhor.

Contra – Pode baixar a sua resistência à publicidade

A publicidade é inerente ao facto de vermos televisão e conteúdos da internet, no entanto todos temos alguma resistência a ela. E ainda bem – já imaginou como seria se fizesse tudo o que a publicidade pede ou manda?

Mas essa resistência pode ser bastante diminuída quando estamos cansados. Assim, pôr uma televisão no quarto pode acabar por fazer com que realmente acabe por gastar mais dinheiro na sua vida sob a influência da publicidade num cérebro exausto.


Pró – Ajuda a recuperar de doenças

Ficar doente de cama pode até parecer um sonho para quem está exausto de trabalhar anos de seguida mas, na realidade, quando acontece não é nada bom, além de que esse descanso torna-se aborrecido muito rapidamente se não tiver distrações. Uma televisão no quarto vai ajudar a passar esses momentos difíceis.

Contra – Não fica bonito

Este é um contra muito fraco… Com um bom designer de interiores pode ter um quarto maravilhoso, como todos os que temos visto até aqui, e com um ecrã perfeitamente integrado na imagem do espaço! Quem não queria ter um quarto como o da imagem acima, da VIVIANE CUNHA ARQUITETURA com o ecrã embutido na porta do closet?

Pró – Pode melhorar os laços entre o casal

Se os membros do casal partilham os mesmos gostos quanto a conteúdos, enroscar-se na cama e ver a série favorita a dois pode ser um dos melhores programas a dois!

Contra – Pode ser péssimo para o casal e para os laços familiares

Ver televisão no quarto a dois é giro, mas só até certo ponto. O ecrã pode ser uma via de fuga para evitar discutir problemas e uma forma de evitar intimidade. Às vezes mais fácil olhar para uma tela do que enfrentar a vida real!

Numa família, a televisão nos quartos pode acabar com a partilha e o convívio. Não há diálogo ou acompanhamento se pais e filhos estiverem cuda um em seu quarto em frente à TV.

Conclusão

Suite IP Areabranca Quarto principal quarto, suite, cama, cobre pés, armários, tv, pormenor, decoração de interiores, design de interiores, design, decoração, interiores, luz,Armários

A conclusão é que a decisão será apenas sua, sem julgamentos ou pressões – afinal o quarto é apenas seu e do sue companheiro/a e só vocês saberão o que é melhor. Mas agora já pode escolher com toda a informação necessária sobre o assunto.

Tem um quarto pequeno e ainda está apensar em como pode torná-lo mais bonito e funcional? Então veja também o artigo Como decorar um quarto pequeno?.


Depois de ler tudo - Mantém-se pela televisão no quarto ou mudou de ideias?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista