7 Curiosidades Sobre Rodapé de Porcelanato

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Moradia de Luxo na Penha Longa, ImofoCCo - Fotografia Imobiliária ImofoCCo - Fotografia Imobiliária Corredores, halls e escadas ecléticos
Loading admin actions …

O rodapé é um dos elementos mais esquecidos de qualquer construção, é como união entre as paredes e os pisos. À primeira vista, podemos pensar que é um elemento que passa despercebido, mas é na verdade bem mais importante do que pensamos e que cumpre uma dupla função: uma de proteção e outra decorativa. Os rodapés, nomeadamente os de porcelanato, dão aquele toque especial à divisão. Por exemplo, quanto menos detalhes tiver um espaço, mais importantes serão os rodapés.

Neste artigo, debruçar-nos-emos sobre rodapés de porcelanato. Este é um material muito procurado atualmente, por diferentes vantagens, que iremos abordar ao longo deste artigo. Por isso, se quiser saber mais sobre rodapés de porcelanato, mantenha-se connosco!

1. Para que servem os rodapés de porcelanato?

  • Prevenir a deformação: o rodapé de porcelanato evitará que o piso se deforme por causa das mudanças de temperatura.
  • Limpeza mais fácil: a limpeza de um rodapé é muito simples, basta limpar o rodapé com um pano para remover o pó que se acumulou.
  • Protege a parede das manchas.
  • Proteja contra choques: os rodapés protegem as paredes contra choques.
  • Esconder cabos: os rodapés escondem a passagem de muitos cabos de televisão, telefone ou eletricidade, essa é uma das funções mais comuns.

2. O que é porcelanato?

Sabia que o porcelanato é, também, um revestimento cerâmico, sendo que se diferencia das outras opções pelo seu processo de fabricação, uma vez que são usadas matérias-primas nobres e alta temperatura para criar a massa. Por outro lado, tem baixa absorção de água e alta durabilidade.

A produção de porcelanato é feita a partir de uma mistura de feldspatos, argilas, quartzos e outros. Posteriormente, essa massa é submetida a uma temperatura de calor que é superior a 1200ºC, de forma a obter um material duro, homogéneo e compacto, com um corte totalmente direito.

Atualmente, o porcelanato é um dos revestimentos cerâmicos mais procurados, nomeadamente para rodapés, por apresentar várias vantagens:

  • versátil, porque existem várias opções;
  • grande resistência mecânica e à abrasão física e química;
  • uniformidade de coloração;
  • fácil de limpar;
  • alta durabilidade.

3. Por que usar rodapés de porcelanato?

Talvez esteja a questionar-se por que deve comprar rodapés de porcelanato e não madeira ou de outro tipo de material. Ora, a resposta tem a ver com as vantagens que o porcelanato oferece, comparativamente a outros materiais.

  • Em primeiro lugar, a primeira característica que queremos destacar na escolha de um rodapé de porcelanato é a sua capacidade de imitar perfeitamente outros materiais, como madeira ou pedra, mas com melhor desempenho, quer em termos de preço, resistência e durabilidade. Assim pode instalar um rodapé de porcelanato que imita a madeira, sem que ninguém perceba, a um preço mais barato e que vai durar mais tempo e em perfeitas condições.

4. Do que é feito o porcelanato?

O porcelanato é uma massa, que é composta por uma mistura de feldspatos, argilas, areias feldspáticas e minerais. Estes são combinados em medidas específicas e, posteriormente, atomizados.

No que diz respeito a um revestimento cerâmico comum, este é composto por dois a quatro tipos de argila, enquanto que os porcelanatos têm mais variedade, pois pode usar entre sete a 10 tipos.

  • Outro aspeto positivo é que o rodapé cerâmico de porcelanato não absorve a água, sendo ideal para ambientes húmidos.
  • E, finalmente, outra vantagem dos rodapés de porcelanato é a sua fácil limpeza. Basta remover o pó com um pano e, de vez em quando, passar um pano húmido para lhe voltar a dar o brilho inicial.

6. Como colocar rodapés de porcelanato?

Não hesite em procurar uma empresa especializada, de colocadores de piso por exemplo, para colocar os rodapés de porcelanato em sua casa ou numa divisão à sua escolha. É um trabalho rigoroso, que requer medições, corte e aplicação. É muito importante que todas as peças estejam retas e niveladas.

Quais são os tipos de rodapés de porcelanato?

Para além das diferentes cores de rodapés de porcelanato, saiba que existem vários tipos, ou seja, que têm um acabamento diferente:

  • Porcelanato técnico: não tem verniz;
  • Porcelanato esmaltado: no final, tem uma camada de verniz na superfície.

Porcelanato

E agora, venha saber mais sobre porcelanato: Tudo o que precisa de saber sobre o porcelanato num minuto.

O que acha do material porcelanato?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!