12 Quartos com a Cama Debaixo da Janela – Para Provar que é Possível!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
São Bento Studio II, Rafaela Fraga Brás, Interior Design & Homestyling Rafaela Fraga Brás, Interior Design & Homestyling Quartos ecléticos Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Não queremos entrar em exageros, mas pelos nossos cálculos mais de 90% dos projectos de design de interiores têm a cama localizada em qualquer outra posição que não seja por baixo da janela. Já tinha pensado nisto? Porque será?

Há muitas razões para esta posição da cama não ser a preferida para um layout de quarto: – bloqueia a vista; a cama fica mais exposta ao ruído e à luz directa; dá uma maior sensação de vulnerabilidade (especialmente em andares mais baixos); as variações de temperatura são mais evidentes neste local; e até o Feng Shui alerta para o excesso de energia exterior que a cama recebe nesta posição. Mas, no fim de contas nem sempre conseguimos ou queremos ter a cama noutro local. E até há algumas pessoas que preferem assim, alegando que a janela é uma linda moldura para a cabeceira ou que a luz directa ao acordar é muito energizante.

Nós na homify somos maioritariamente da equipa que está contra a cama por baixo da janela, mas percebemos quem é a favor e encontrámos alguns projectos interessantes que provam que é possível. Se está concionado a esta opção ou se é realmente da sua preferência, não vai querer perder estas imagens inspiradoras que o vão ajudar a criar o seu quarto perfeito, com a cama por baixo da janela!

1 – A cortina blackout ajuda

Começamos com um projecto inegavelmente bonito e confortável da CATARINA BATISTA STUDIO. a cabeceira da cama está colocada mesmo em frente à janela, mas não encostada a ela. Os designers de interiores deixaram um pequeno espaço de passagem para acesso à janela onde foram colocadas algumas plantas para melhorar a privacidade e embelezar o espaço. As cortinas blackout são o elemento essencial para impedir que a luz incomode o sono aos primeiros raios de sol.

2 – Usufruindo da luz zenital

Neste projecto temos a certeza de que os clientes são adeptos da luz da manhã em todo o seu esplendor – cama não está só debaixo da janela, a janela em sacada está quase por cima da cama, inundando o leito de luz e enquadrando a cama como se de uma cabeceira se tratasse criando um cenário muito agradável.

3 – Deixando espaço livre

Scandinavian Bedroom Pixers Quartos escandinavos deer,wall mural,wallpaper,scandinvian,,wall mural,wallpaper,scandinvian,'

Outro dos benefícios que as pessoas que gostam de ter a cama por baixo ou à frente da janela apontam, é a quantidade de espaço livre no quarto que esta situação costuma trazer.

Se está preocupado com o facto de a vista da janela ficar bloqueada, pode optar por uma estrutura de cama mais aberta para permitir que haja alguma perspetiva para o lado de fora e deixas portadas, os estores ou as cortinas ajudarem fornecer privacidade, escuridão e calor.


4 – Uma cabeceira sólida pode ser muito importante

Dormitório Estúdio Sá Arquitetura Quartos ecléticos

Se não é adepto desta disposição de quarto, mas não tem outra solução e teme a sensação de desamparo provocada pela janela deve inclui na cama uma cabeceira forte, resistente e acolhedora. Isto fornecerá a sensação de suporte e o aconchego necessários ao conforto na hora de dormir, além de ajudar a evitar as flutuações de temperatura.


5 – Dê distanciamento e isolamento com uma cabeceira/móvel de arrumação

Colocar um móvel feito à medida, com uma boa espessura entre a parede da janela e a cama é uma ideia excelente para conseguir isolamento e distanciamento da janela, além de obter arrumação extra e até uma mesa-de-cabeceira original, mas lembre-se de que esse móvel não pode impedir totalmente o acesso à abertura e ao usufruto da janela.

6 – Luz por todos os lados

Este quarto tem duas janelas, pelo que colocar a cama em frente a uma não tem grande impacto na qualidade da luz natural que entra no quarto. Assim, esta disposição além de permitir uma melhor distribuição dos elementos no espaço, ainda acaba por bloquear um pouco dessa luz e ajuda a dar mais privacidade ao leito.

7 – Uma janela tão pequena como um quadro

APARTMENTO ALFAMA – LISBOA 2020, ORMSTUDIO ORMSTUDIO Quartos modernos

Neste pequenino quarto, de janela minúscula, o problema é exactamente o contrário do do projecto anterior. Aqui importava manter o máximo de luminosidade possível, por isso manteve-se uma estética minimalista, onde a cama branca fica bem abaixo da janela, o que acaba por potenciar a entrada de luz e o seu usufruto.

8 – O preto da cabeceira é um truque de excelência

Mais um projecto de sótão onde a janela fica mesmo por cima da cama. Aqui os designers optaram por construir a cabeceira em preto mate, que além de fazer um bonito efeito visual de contraste, contribui para absorver algum do excesso de luminosidade e a facilitar o sono.

9 – A única solução

homify Quartos minimalistas Propriedade,Construção,Luminária,Janela,Madeira,Conforto,Design de interiores,Sombra,Piso,parede

Neste estreito quarto a única solução de utilização era mesmo colocar a cama mesmo em frente à janela, neste caso de costas para ela. Para melhorar o controlo da luminosidade, optou-se por adicionar um estore interior a complementar o estore exterior.

10 – Assumindo a luz como prioridade

Suíte Bailarina fpr Studio Quartos escandinavos

Neste quarto a janela está colocada numa posição incomum, bastante alta, pelo que a optimização da luminosidade era uma prioridade. A cama em estrado elevado foi propositadamente colocada por baixo da janela para poder usufruir dessa luz intensa e é um primor de design à medida, cheia de arrumação extra para livros e decoração!

11 – Um corredor para biblioteca e canto de leitura

homify Quartos modernos Mobiliário,Porta-retratos,Conforto,Leve,Madeira,Plantar,Janela,Sombra,Armação de cama,Iluminação

Neste quarto seguiu-se a via contrária ao do quarto anterior. A cabeceira da cama foi colocada contra uma divisória que divide o quarto em dois, criando uma área de leitura que filtra a claridade que chega até à cama.

12 – Luz sim, mas não tanta

Para terminar, mais um quarto inspirador, onde a entrada de luz podia ser um problema ao sono, mas onde o problema se resolveu com uma cabeceia sólida e com lindas cortinas.

Esta não é a solução para si? Então veja mais inspirações para quartos pequenos no artigo ’Como decorar um quarto pequeno?

Para si esta disposição de quarto é boa ou má?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista