Salas de estar mediterrânicas por Aquaquae Palma

10 ideias para decorações de sala pequena

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Não, não é o único neste dilema de sala pequena. Somos muitos na mesma situação e todos com a mesma grande questão:

Como tornar uma sala pequena bonita, acolhedora e sem que nada lhe falte?

Perante este dilema e a vossa angústia decidimos reunir inspirações para que possa tirar o máximo de ideias bonitas, para reproduzir na sua pequena sala. Sabemos que muitas vezes falta-nos esse boost, essa inspiração ou essas sugestões, para nos dar vontade de mudar. Às vezes bastante um pequeno incentivo ou uma luz vinda de algures, para termos vontade de mudar o mundo. Então caro leitor, está na hora de mudar o seu mundo, naquele espaço social e principal de casa. Dê à sua pequena sala o valor e a grandeza que tanto merece, vai ver que o esforço não será em vão… e é tão fácil. Veja!

Uma sala leve

Salas de estar escandinavas por Dröm Living

Não sobrecarregar com mobiliário é o segredo, restringir-se ao essencial. Esta inspiração demonstra isso mesmo, aqui apostaram apenas no essencial e de forma leve. Invés de colocar um móvel tv, optaram por colocar uma simples prateleira branca. A televisão essa ficou suspensa à parede. 

Realça-se ainda, que as paredes claras criam abertura numa pequena sala.

Sala com quarto

No caso da vossa casa ser um T0, ou seja, ter de partilhar a sala com o quarto, pode ser um bicho de sete cabeças. Mas sem stress, porque existem soluções de decorações bastante interessantes. Ora veja este exemplo, em que dividiram o espaço com uma estante, é prático, cria duas áreas distintas e é também decorativo.

Faça o mesmo!

À beira mar

Casa de férias ou não, fica esta deliciosa decoração de sala à beira mar. Todo o ambiente alia-se ao exterior, fresco, leve, neutro, brilhante… graças à conjugação feliz das cores e dos materiais. Um tapete em serapilheira, uma cesta em verga e um banco de madeira como mesa de centro. As cortinas abertas deixam passar a mais bela decoração do cenário: o mar!

Cozinha na sala

Salas de estar industriais por Decoroom
Decoroom

Zaskakujące połączenie stylów

Decoroom

Uma sala pequena pode também dividir o espaço com a cozinha, se for o seu caso fica esta sugestão, onde as cores dos dois ambientes estão em perfeita simbiose, entre o cinzento e o amarelo limão. A combinação das cores torna dois espaços distintos num só, sendo bastante atrativo visualmente. 

Branco e luminoso

Sem dúvida que numa sala pequena a cor que deve primar é o branco, mesmo que aposte em outras cores, este tom claro deve ser a vossa base na decoração.

Neste projeto proposto pela Architetto Silvia Giacobazzi temos uma pequena sala totalmente branca – paredes, portas, móveis, sofás… um verdadeiro estado puro e uma bela lufada de ar fresco que nos transmite essa bela fotografia.

Detalhes com flores

Fotografia de Interiores & Decoração : Casa  por ARKHY PHOTO
ARKHY PHOTO

Fotografia de Interiores & Decoração

ARKHY PHOTO

Aposte em detalhes frescos e com vida, como plantas ou flores. Estes trarão à sua pequena sala a alegria e a cor que precisa. Tão simples, fácil de acrescentar e barato que não há como resistir a este toque natural. 

Para colocar as flores pode optar por jarros em vidro, potes ou até jarros vintage, que são um must na decoração.  

Pequeno extra: aposte em pontos de luz por candeeiros de mesa. Quanto mais luz tiver numa sala pequena, melhor decorada ficará!

Amarelo limão

Mesmo num ambiente neutro traga elementos de cor, com tons vibrantes – amarelo, azul turquesa, rosa choque, verde, vermelho…  

A vantagem de apostar em detalhes de cor, é que estes são fáceis e práticos de trocar quando se fartar ou querer acrescentar a cor da moda!

Virada para o exterior

Salas de estar rústicas por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Um grande truque decorativo em espaços pequenos, nomeadamente na sala, é o de favorecer a luz natural. Aproveitar ao máximo esse ponto forte da sua casa, trará um ambiente mais leve, mas sobretudo esse parecerá maior, nomeadamente se privilegiou o branco nas paredes, pois essa cor tem maior poder de reflexão. 

Pequeno extra: aposte num espelho para ajudar a refletir e ampliar visualmente o espaço. Pequenos truques que fazem toda a diferença.

Com bar

Cozinhas modernas por OUA 오유에이
OUA 오유에이

마이크로하우스 리모델링

OUA 오유에이

A Oua partilha connosco um projeto de sala bem interessante. Uma vez que não existe muito espaço para colocar uma mesa de jantar tradicional, optaram por uma solução bem prática que poupa imenso metros quadrados. Colocaram uma mesa tipo bar junta à parede e frente à janela. Assim, existe um ponto de refeição, mas sem ocupar grande espaço na sala. 

Uma sala com espírito jovem, pois repare no pormenor do varão da cortina! Colocaram lâmpadas invés da cortina. Uma ideia bem luminosa, tem dúvidas? Nós não!

Mood industrial

O arquiteto português José Tiago Rosa mostra-nos mais um exemplo feliz de uma decoração de sala pequena. Este estreito espaço tornou-se desafiante, uma vez que tinha de apetrechá-lo mas não podia sobrecarregá-lo, de modo a não ficar sem espaço para a circulação. Abdicaram da mesa de centro, mas optaram por um sofá com umas laterais largas e mais rijas, que dão perfeitamente para pousar a chávena de café, por exemplo. 

A parede tipo tijolo, ao estilo industrial, cria uma ilusão ótica, pois dá-nos a sensação que o espaço é maior. 

Top, top!!

Gostou das ideias partilhadas neste livro de ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!