Como organizar uma perfeita zona de lavandaria

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Entre a máquina de lavar e a máquina de secar roupa, o detergente e as roupas, os cestos e os baldes, manter arrumada a área de serviço pode ser, por vezes, um bico d’obra. Mas, não é nada que não se resolva. Basta optimizar o espaço para o tornar mais funcional. A situação complica-se quando não há, por razões de tamanho, uma área totalmente dedicada à lavagem de roupa. Assim, sugerimos, que crie uma zona para o efeito, por muito pequena que seja.

Para o ajudar nesse sentido, deixamos-lhe seis sugestões para ter a lavandaria perfeita, mesmo quando o espaço não é o ideal.

​Bancadas

Ter uma lavandaria com bancadas é, certamente, importante para fazer a lavagem da roupa com conforto. Num espaço pequeno, pode optar por bancadas desdobráveis. Ou seja, bancadas que possa extrair de dentro de um armário quando quiser usar e recolher quando precisar de espaço. A tábua de passar a ferro também pode ser integrada seguindo esta lógica. Numa área exígua, uma alternativa é optar por prateleiras que possa suspender e, por isso, desimpedir espaço, em detrimento de móveis pousados no chão.

​Na casa de banho

E como nem todas as pessoas têm uma divisão em casa dedicada exclusivamente à lavandaria, não raras são as vezes em que a mesma surge integrada na casa de banho ou na cozinha. Neste caso, será oportuno reservar um ou mais nichos e prateleiras para colocar a máquina e os adereços importantes para a lavagem como detergentes e cestos. Se for o seu caso, explore o ambiente na sua verticalidade, para manter espaço em baixo desimpedido.

​Aproveitar a parede

Casas de banho escandinavas por Elfa Deutschland GmbH
Elfa Deutschland GmbH

Endlich wird Wäschewaschen zum Vergnügen!

Elfa Deutschland GmbH

Explorar a altura da parede, tanto quanto possível, é crucial numa divisão pequena. Para tal, pode-se apoiar num sistema de módulos ou num móvel feito por medida à semelhança do que se vê na imagem, proposta do gabinete Elfa Deutschland GmbH. O sistema da imagem é o topo de gama das lavandarias. Inclui prateleiras, sacos da roupa suja, espaço para a máquina de lavar, cabides, gavetas, balcão e ainda suporte para vassouras e esfregonas. E assim se vê como uma única parede pode oferecer tantas possibilidades quando bem aproveitadas.

​Um ângulo multifuncional para um estúdio

Como planear a lavandaria quando se vive num estúdio com pequenas dimensões e não se tem a oportunidade de se talhar um ângulo específico. Naturalmente, escolhendo uma posição funcional e cómoda para a máquina de lavar sem se ocupar espaço adicional noutro lugar. Neste sentido, escolha de mobiliário multifuncional pode compensar a falta de espaço, sem se tornar demasiado invasivo. O plano de trabalho seria, neste caso, o mesmo de uma outra actividade.

​Cestos e recipientes

Numa lavandaria não podem faltar cestos. Os cestos são essenciais para manter a lavandaria organizada e para combater a proliferação de bactérias, visto que mantêm as coisas bem guardadas e limpas. Vime, plástico ou madeira, será importante entender qual o melhor material e o tamanho mais conveniente para a recolha da roupa suja ou para a divisão de roupas por cor. Dentro do cesto pode também guardar os detergentes. O facto de não estarem à vista deixa o ambiente mais clean em termos visuais.

​Impacto visual

Casas de banho modernas por Xilon S.r.l.
Xilon S.r.l.

Funzionalità di stile

Xilon S.r.l.

Quando, do ponto de vista funcional, tiver tudo pronto e a postos, resta pensar no lado estético ou, por outras palavras, no impacto visual. Mesmo sendo as lavandarias as áreas das roupas, dos detergentes, dos cabides, das molas, entre outros, é aconselhável manter uma certa ordem para a área ser mais funcional e harmoniosa. A pensar nisso, propomos-lhe uma solução inteligente como a da imagem com um móvel modular que integra um compartimento que oculta a máquina.

O que achou das nossas sugestões? Gostaria de ter assim uma lavandaria organizada em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!