Antes e Depois – 5 Projectos de Remodelações de Fachadas Antigas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Remodelação e reabilitação de habitação | Maçussa, Linhas Simples Linhas Simples
Loading admin actions …

Não é segredo para ninguém que nós aqui na homify nutrimos um carinho especial pelos projectos de reabilitação. É sempre maravilhoso ver o antes e o depois de uma casa a que foi devolvido o brilho e trazida para a modernidade habitacional!

As fachadas são a face mais visível das remodelações e muitas vezes são o seu único objectivo. Remodelar a fachada é uma operação de grande importância, que vai muito além da estética: ela vai permitir manter ou melhorar as condições de isolamento da casa e a própria protecção da estrutura contra as agressões do clima. No caso dos prédios de habitação, a renovação periódica da fachada é mesmo uma obrigação legal.

Sabendo que o difícil é dar o primeiro passo, hoje seleccionámos para si uma pequena lista de projectos inspiradores de renovação de fachadas antigas. Esperamos que seja a alavanca que faltava para iniciar os trabalhos em sua casa!

1 – Prédio antigo com charme de novo

Esta primeira imagem é um dois em um: à esquerda pode ver o quão degradada estava a fachada, com secções de tinta a cair, caixas de estores salientes a arruinar a estética e caixilharias em muito mau estado; e à direita aparece o prédio hoje, após os trabalhos de renovação, onde os elementos desnecessários foram purgados, as caixilharias substituídas por equivalentes modernos muito mais eficientes e, claro, uma pintura nova, aplicada após as necessárias reparações na estrutura. O charme da antiguidade foi cuidadosamente preservado, mas isto é o que se vê pelo exterior – não pode deixar de espreitar os trabalhos feitos no interior, na página da empresa na homify!

2 – Uma antiga casa moderna

Esta moradia tem uma traça de linhas modernas, mas na realidade já tem mais de 50 anos e isso notava-se bem nas mazelas da fachada antes da renovação.

Tendo em conta a estética original e até bastante interessante, os arquitectos optaram por manter a fisionomia da casa.

Assim o trabalho focou-se em melhorar as condições de isolamento do edifício, através da aplicação de capoto (isolamento pelo exterior), e por lhe dar um toque mais contemporâneo, através da colocação de uma tijoleira com várias tonalidades que dá mais textura e interesse à fachada. Também fizeram a manutenção do telhado, colocaram janelas duplas e uma varanda de vidro, e substituíram, a porta de entrada, os portões e as cercas, o que alterou substancialmente a estética da fachada.

3 – Tradicional renovado

Olhando para esta casa em más condições, com telhados desencontrados e janelas minúsculas, dificilmente conseguimos imaginar que ela tenha algum tipo de futuro que não passe pela demolição. Na verdade ela nem parece uma só casa, sendo mais um conjunto edificado com identidades discrepantes. Mas não foi isso que viram os profissionais da LINHAS SIMPLES.

A casa foi toda recuperada, reabilitada e renovada, mantendo toda a estrutura original o que permitiu manter a sua identidade rústica ribatejana.



E este é o resultado do programa de renovação que vemos pelo exterior! Perfeitamente incrível certo? Repare como os telhados desencontrados deram lugar a um telhado único de quatro águas, o que dá uma enorme coesão ao edifício, permitindo que olhemos para o conjunto edificado como sendo apenas uma casa!

4 – Um edifício de escritórios que estava devoluto transforma-se

Este edifício do Porto mantinha a sua belíssima traça antiga com janelas de topo em arcada, cornija decorativa, frisos e, claro, uma magnífica entrada encimada por um trabalho art déco em ferro forjado. Mas a sua beleza estava a desvanecer-se a cada da que passava… Na imagem acima vemos como estava abandonado e decadente.

A reabilitação foi extensa, incluindo uma adição no piso superior, mas a graça do trabalho antigo foi cuidadosamente preservada e hoje o edifício voltou a emprestar charme à rua, para além de voltar a ser funcional!

5 – Uma casinha tristonha que recuperou a alegria

Esta casinha tinha um ar tão desolado, não tinha? Mas isso estava prestes a mudar! Passe já para a próxima imagem e esqueça o passado.

6 – Uma modernização perfeita

Esta casa não era nada feia mas, convenhamos, apresentava uma estática datada. As suas linhas simples eram simplesmente antiquadas, mas abriam um bom leque para a modernização, e foi isso que os profissionais abraçaram neste projecto.

A remodelação foi o fim do tom amarelado dos tijolos da fachada, dos portões excessivamente altos e das janelas com portadas de madeira a precisar de substituição, mas foi o início de uma casa com a fachada totalmente renovada. O cinzento em faixas dá à casa um sentido de horizontalidade que fazia falta à harmonia da fachada e o revestimento de madeira com a porta de entrada camuflada adiciona contemporaneidade à estética.

7 – Transformação radical

Para terminar esta curta, mas intensa, lista de projectos transformadores, queremos mostrar-lhe este trabalho da Congrau Engenharia que operou um golpe de magia que transformou radicalmente uma moradia.

Aqui não se tratou apenas de renovar a fachada e reabilitar os interiores: – este projecto incluiu a remoção de áreas sem serventia das varandas e a sua total reestruturação, o preenchimento do vão e aplicação de capoto, para melhorar os ambientes interiores.

E cá está o incrível projecto de renovação, já terminado. Não parece a mesma casa, pois não?

Adoramos a introdução da madeira na fachada, que é um excelente isolante térmico e confere ao edifício um look moderno e rústico.

Esta última transformação agradou-lhe? Então saiba tudo sobre este projecto no artigo ’Remodelação total de moradia em Cascais

De que tipo de renovação precisa a fachada da sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista