10 Dicas de Decoração dos Profissionais que Provavelmente Ainda Não Sabia

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento Edifício do Parque - T3 MATOSINHOS, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

A decoração e o design de interiores são áreas cheias e de interesse e potencial, que agrada a muita gente. Isso faz com que seja tentador pensar que qualquer um pode ser bem sucedido nesta arte de perpétua busca pelo equilíbrio e pela perfeição. O problema é que nem sempre isso é bem verdade. Falta visão, falta experiência, faltam as técnicas, falta intuição… E damos por nós com uma decoração que deixa muito a desejar!

Diz-se que o diabo está nos detalhes, e esse ditado não podia adequar-se mais a esta área. É nos pormenores que reside o segredo de um projecto bem feito! No entanto, por vezes, a chave para o sucesso não passa por um segredo grandioso nem por jogadas arrojadas, passa apenas por alguns truques bem aplicados.

Embora possa não conseguir um resultado tão bom como um dos profissionais homify lhe proporciona, pelo menos nas primeiras tentativas, é possível conseguir uma decoração de qualidade usando alguns dos truques que hoje partilhamos consigo. Veja tudo, tome notas e ponha as mãos à obra para criar a sua decoração pessoal!

Dica 1 – Jogue com padrões

Para os decoradores iniciantes, pode ser assustador combinar padrões diferentes e a tendência é ficar pelo mais simples, mas a verdade é que esse jogo simples pode fazer toda a diferença no conjunto. Mas tenha cuidado com dois aspectos essenciais quando combinar padrões – o seu tamanho e as suas cores.

Padrões pequenos ficam bem em complementos como almofadas ou tapetes. Padrões grandes e arrojados só devem ser usados em pontos focais, rodeados de muita neutralidade porque são visualmente chamativos. Misturas aleatórias com tamanhos e cores demasiado vivas podem produzir espaços confusos e pouco apelativos. As cores escolhidas para os padrões devem complementar a decoração em pequenas doses, nunca sobrepor-se ao panorama geral.

Dica 2 – Inclua plantas sempre, independentemente do estilo escolhido

As plantas adicionam frescura, cor e naturalidade a qualquer ambiente. Quer queira construir um cenário mais arrojado ou queira apenas preencher um canto vazio, que seja na sala de estar ou na casa de banho, o caminho são as plantas naturais, sempre.

Mesmo num espaço minimalista ou industrial, as plantas naturais têm lugar, o cuidado deve ser apenas posto nos vasos – vasos de fibras naturais são ótimos para ambientes rústicos ou escandinavos, a cerâmica vidrada tem sempre lugar no estilo moderno, no industrial ma madeira, o metal ou o cimento são boas opções, e no minimalista os materiais modernos em designs clean muito simples podem ser o caminho.

Dica 3 – Os quadros não precisam de estar pendurados

Adicionar quadros e arte à composição de um espaço é sempre uma solução decorativa eficiente, mas todos os decoradores iniciantes apenas se lembram de furar as paredes e pendurá-los. No entanto, isso não tem de ser uma regra. Os quadros podem ser apoiados em qualquer móvel e arranjados de forma bonita que ficam sempre bem, como pode ver neste trabalho da SHISTUDIO INTERIOR DESIGN.



Dica 4 – Vários quadros pequenos em vez de um muito grande

Dependendo da parede e da peça de arte, pendurar um quadro de grandes dimensões pode produzir um efeito pouco atraente de selo numa carta ou açambarcar toda a atenção, desprezando as restantes decorações. Opte por quadros mais pequenos arranjados em grupos assimétricos para dar mais interesse visual, mas não esqueça a simetria nos restantes elementos da composição.

Dica 5 – Repetições do mesmo elemento

Fazer aglomerados de objectos de pequenas dimensões geram um efeito mais atraente do que colocar uma peça isolada, a não ser que queira mesmo chamar a atenção para ela (e mesmo assim é importante perceber as suas dimensões, pois se não forem suficientes ela vai sempre passar despercebida. Pode usar este truque com sucesso em quase todos os elementos decorativos, desde obras de arte e almofadas e vasos, e até em candeeiros

As peças não precisam combinar totalmente, elas só precisam ser visualmente similares.

6 – Decore com o que o faz feliz

Há decorações belíssimas, mas sem alma, parecendo quase salas de hotéis. Isso é porque a decoração foi feita com peças bonitas, mas sem interesse para si. Use fotografias, recordações ou peças vintage para dar carácter e personalização à sua decoração, para torná-la sua. Mas evite exageros – não vai querer criar um museu ou um roteiro de quinquilharias de viagens.

Dica 7 – Mantenha o espaço desafogado

Com o gosto e a vontade de fazer muito, é fácil um decorador amador perder-se com a quantidade de acessórios e mobiliário que adiciona a um espaço, mas encher um espaço de decorações não o torna necessariamente mais bonito.

Tente manter áreas desocupadas no espaço porque isso ajuda a definir pontos focais no conjunto, deixando cada peça brilhar por si mesma e tornando-o mais equilibrado. Deixe espaço entre os móveis para facilitar a circulação e evite prateleiras muito cheias, sobretudo enquanto não se sentir confiante para arriscar um pouco de excesso.


Dica 8 – Decore por camadas

Este truque é especialmente útil em espaços mais pequenos, onde pode ser difícil decorar e conseguir um espaço elegante e acolhedor, sem que ele pareça demasiado cheio.

Decorar por camadas significa preencher o espaço em todas as suas dimensões, respeitando o espaço entre eles. Coloque quadros, decorações leves ou prateleiras estreitas nas paredes, preenchendo o espaço mais alto. Depois coloque mesas e assentos a formar a próxima camada e evite tamanhos muito discrepantes, pois as peças muito desiguais formam conjuntos chamativos e disruptores, que num espaço pequeno podem assoberbá-lo. Por fim faça a camada inferior com tapetes colchas, mantas e pufes baixos.

Dica 9 – Ouse misturar

Quem está no começo da sua jornada de decoração amadora tende a ficar muito preso a estereótipos e a estilos rígidos, o que pode resultar em espaços algo desinteressantes.

Não se deixe prender. Experimente misturar estilos e elementos aparentemente dissonantes para criar um estilo inconvencional e totalmente eu (se não der certo pode sempre voltar atrás).

Dica 10 – Tire fotos ao longo do percurso

homify Salas de estar campestres Projeto de remodelação ,Decoração ,Arte ,Recuperação de móveis antigos ,Shabby chic

Por vezes, decorar pode ser demasiado envolvente o que nos leva a perder de vista o panorama geral, o que muitas vezes acaba em ambientes longe do que idealizámos. Para evitar esta situação, vá tirando fotos ao longo do processo de decoração e avaliando o resultado para ganha uma perspectiva mais abrangente e localizar pontos fracos.

Pronto! Com estas dicas simples deve estar capaz de levar a bom porta a decoração mais personalizada e bem-sucedida que a sua casa já teve.

Veja mais ideias de decoração para espaços pequenos no artigo ’17 grandes ideias para espaços pequenos’.

Já cometeu algum erro de decoração por falta de informação? Partilhe connosco!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista