homify 360º – Dirk Mayer, um alemão que se rendeu aos encantos da Madeira

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Dirk Mayer é um arquitecto de origem alemã que cedeu aos belos encantos da nossa querida ilha da Madeira e para lá se mudou e estabeleceu em 2002, abrindo um atelier de Arquitectura e Design em nome próprio. Colabora lado a lado desde essa altura, com a também alemã Susanne Selders que com semelhante formação e percurso profissional, estudou tal como ele na Peter Behrens School of Architecture em Düsseldorf. O que os distingue é o facto de Mayer ter colaborado com os madeirenses Luís Vilhena e Paulo David, este último porventura o arquitecto madeirense de maior prestígio à data; e Selders apenas com Paulo David.

Enquanto atelier têm desenvolvidos projectos sobretudo de carácter privado, sendo os projectos de reabilitação, turismo rural, hotelaria, edifícios residenciais, recuperação e remodelações, os seus principais alvos. Todos os seus projectos têm uma forte ligação à ilha da Madeira nomeadamente devido às suas condições climatéricas, topográficas, culturais e históricas. Tal como em casos anteriores que já aqui lhe demos a conhecer, também Dirk Mayer se preocupa com o atendimento que presta aos seus clientes, traduzindo-o de uma forma eficaz e próxima, ocupando-se não só dos projectos de arquitectura em si, mas também prestando auxílio no que diz respeito à escolha do terreno mais adequado ou no preenchimento de burocracias. O seus projectos tem uma dimensão pequena e estão enquadrados num contexto regional muito específico. Ainda assim acreditamos ser interesse dar-lhe a conhecer o seu trabalho, por isso venha daí connosco. 

Casa do Miradouro

A Casa do Miradouro encontra-se implantada em Ponta Delgada na ilha da Madeira, e é um complexo que engloba dois estúdios. O objectivo aqui foi o de quebrar volumes, criando assim diferentes espaços, terraços, zonas exteriores cobertas e pátios. As duas unidades são separadas mas formam uma unidade e aproveitam plenamente as fantásticas vistas ao longo da costa norte da Madeira. A moradia está orientada para norte, tendo uma fachada envidraçada virada a sul, que permite aproveitar o sol no inverno.

A casa está localizada numa área privilegiada tendo vistas fabulosas sobre a costa e o mar, tarefa que se pensarmos bem, não é assim tão complicada de acontecer, quando se vive numa ilha relativamente pequena. É claro que há casas que tem melhor ou pior vistas, mas se já visitou a Madeira sabe do que falo. No caso desta moradia, exista uma área considerável de terreno à sua volta que permite a implantação de uma piscina, jardim com grande relvado e vasto espaço para deleite e fruição. A opção de ter muitos espaços envidraçados permitem também uma forte ligação com o mar e o usufruto da paisagem em pleno.

Uma imagem de detalhe que mostra a entrada principal da casa e onde é possível ver a relação entre o objecto arquitectónico e a paisagem envolvente, repleta de vinhas; para além da escolha dos materiais que mais uma vez mais foi influenciada pelo contexto: madeiras e pedras.

Avassaladora e arrepiante a paisagem e a ilha da Madeira são absolutamente um tesouro que temos em nosso pertence, e por isso a Madeira é um destino tão popular entre estrangeiros, particularmente alemães. Sem dúvida que Dirk Mayer soube usar as belíssimas características da ilha a favor do seu projecto, resultando numa moradia moderna inserida numa paisagem vernácula e sublime. Um privilegiado o dono da casa, sem sombra de dúvida!

Renovação palheiro jardim

Renovação Palheiro Jardim: Hotéis  por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Renovação Palheiro Jardim

Mayer & Selders Arquitectura

Este projecto trata da remodelação de um palheiro para fins turísticos. Constituído por uma sala/cozinha num espaço com duplo pé-direito, uma casa de banho com muita luz natural e um quarto em mezzanine com um grande vão para usufruir da vista sobre a aldeia e o Atlântico e, um terraço. Foram combinados materiais e formas tradicionais com contemporâneas, mantendo assim o carácter original do volume, respeitando as suas necessidades e a estética, actual.

Ampliação casa do papagaio

Extensão Casa do Papagaio: Hotéis  por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Extensão Casa do Papagaio

Mayer & Selders Arquitectura

O apartamento no piso superior é construído em cima de 2 estúdios existentes e faz parte de um pequeno hotel. A extensão devia aparecer leve e oferecer espaço para um apartamento de luxo com um cobertura verde. Os quartos beneficiam de uma ampla vista sobre o mar e a casa de banho tem uma banheira com vista para o Atlântico.

O que lhe pareceu a nossa selecção? Deixe-nos ficar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!