11 Casas Pequenas e Inspiradoras

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia T1 Ecológica, Nelson Paiva Fotografia Nelson Paiva Fotografia Casas pequenas
Loading admin actions …

Quando pensamos em casas ou em moradias, a primeira coisa que nos vem à cabeça são habitações grandes, com vários quartos e até com múltiplos pisos. No entanto, se esse é o pensamento, nem sempre a realidade corresponde. A verdade é que as casas pequenas são uma realidade, não só necessária como desejada – e para uma casa ser pequena não precisa de ser um apartamento!

Adaptar a habitação às nossas necessidades és uma acto de racionalidade e inteligência, não só de orçamento. Para quê fazer uma casa grande com vários pisos e muitos quartos se a nossa família só precisa de três? Porquê comprar um terreno grande e aumentar os custos de manutenção se podemos viver com muito conforto numa casa pequena?

Sabendo disto, hoje a homify tem para si uma pequena selecção de propostas de casas pequenas em tamanho, mas grandes em estilo, que o vão inspirar. Se para si ter uma casa pequena é perfeito e está à procura de ideias para começar a desenhá-la, não pode perder!

1- Moderna e arrojada

Projeto Safira, Magnific Home Lda Magnific Home Lda Casas minimalistas
Magnific Home Lda

Projeto Safira

Magnific Home Lda

Esta casa é da MAGNIFIC HOME LDA e trata-se de um projecto pré elaborado para uma casa de construção compacta, criada especialmente para se focar na rentabilização do espaço utilizável. Ou seja, é uma casa pensada de base para ser implantada em espaços de pequenas dimensões, sem com isso perder um nível superior de conforto, funcionalidade e beleza. Nós adoramos, e o leitor?




2 – Recuperando memórias e estruturas

As casas de grandes dimensões não são uma coisa de agora, mas todos sabemos que as construções mais antigas em aldeias e cidades costumavam ter áreas bastante reduzidas. O mais comum era serem casas pequenas, com compartimentos ínfimos e com pouca luz e é fácil pensar que não têm lugar nos nossos dias.

Mas um bom projeto de arquitectura pode mudar tudo isso, como se vê no projecto acima, onde as ruínas de uma dessas casas ínfimas serviram de base para uma adição de carácter moderno numa fusão incrivelmente bem-sucedida. A casa continua a não ser grande, mas tem agora todas as características necessárias à vida moderna e mais espaço de vivência.

3 – O apelo do tradicional

Este é outro caso condicionado pela localização urbana antiga. É uma casa pequenina, entalada entre outras numa zona histórica e por isso ganhou esta estética tradicional encantadora. Neste caso a localização importa muito mais do que o tamanho, mas não precisa de ter um espaço numa zona antiga para ter uma casa como esta, basta ter vontade e falar com o arquiteto certo.

4 – Ecologicamente consciente

Este é uma moradia T1+1, o que significa que tem apenas dois 2 quartos. Mas o que eventualmente lhe falta em tamanho sobra em engenho, pois esta é uma casa quase auto sustentável, com um telhado quase totalmente construído com painéis solares! Ao preço que está a energia, esta é uma opção súper racional para uma família de três.

5 – O expoente máximo da simplicidade

Projeto Quartzo, Magnific Home Lda Magnific Home Lda Casas modernas
Magnific Home Lda

Projeto Quartzo

Magnific Home Lda

Esta é outra proposta da MAGNIFIC HOME para uma casa compacta, moderna e com um preço acessível. Nós adoramos os contrastes dos materiais na fachada que dão presença à construções, mesmo com as suas pequenas e discretas dimensões.

6 – Carisma industrial

Esta casa é bem pequena, mas o seu estilo é estonteante. É uma proposta arrojada, que até inclui uma piscina panorâmica, mostrando claramente que o tamanho nem sempre está relacionado com o orçamento ou com as limitações do terreno.

7 – Pequena área muito bem aproveitada

Casa em Mindelo, Vila do Conde - Fachada posterior Daniel Félix Arquitectos Casas pequenas Arquitetura, architecture, habitação unifamiliar, housing, casa pequena, home, small house, espaço reduzido, casa de praia, beach house, lâminas reguláveis, vertical shading, modern, moderno, contemporâneo, contemporary, minimalista, minimal, painel composito, viroc
Daniel Félix Arquitectos

Casa em Mindelo, Vila do Conde – Fachada posterior

Daniel Félix Arquitectos

Esta casa tem uma área de implantação bastante pequena, que foi maximizada escalando na vertical, acabando por ter dois pisos. O seu estilo moderno e minimalista faz com que pareça muito simples, mas na realidade, por dentro, é uma sinfonia de arquitectura de interiores que conquista qualquer um. Estas opções permitiram ainda a existência de uma boa porção de terreno desocupado, para uma boa vivência dos exteriores.

8 – Construção do futuro?

Casa Rio de Moinhos Korkhouse Casas modernas Casa contentor, casas modulares
Korkhouse

Casa Rio de Moinhos

Korkhouse

Esta casa de linhas simples tem um quê de industrial moderno que a torna muito atraente. Tendo em conta que é construída a partir de três contentores marítimos com isolamento exterior e revestimento de madeira, é incrível a estética apelativa que esta casa adquiriu. É uma das muitas opções de construção sustentável do futuro!

9 – Enganadoramente pequena

Moradia de fachada estreita mas com 230 M² , Colectivo Cais Colectivo Cais Casas minimalistas Céu,Construção,Janela,Azul,Azure,Porta,Madeira,lar,Vizinhança,Área residencial
Colectivo Cais

Moradia de fachada estreita mas com 230 M²

Colectivo Cais

Esta casa parece minúscula, quase inadequada para proporcionar uma vida confortável, mas na realidade é bem maior do que parece à primeira vista. A fachada tardoz esconde segredos de arquitectura de interiores e espaços que vai gostar de descobrir. Dê uma espreitadela na página da empresa no site homify!

10 – A mais pequena

Esta minúscula casa modular de madeira é a casa de férias perfeita, mas pode ser uma casa para sempre, para uma casal sem filhos ou a usufruir da tão merecida reforma. É acolhedora, confortável, fácil de construir e ecológica. Será preciso mais?

11 – Pequena mas totalmente funcional

Esta casa representa uma visão moderna das tradicionais habitações alentejanas e foi planeada para alojar um casal de trabalhadores, os caseiros, que cuidam da propriedade. É pequenina, mas muito confortável e bonita, podendo ser a inspiração certa para quem não precisa de muito espaço para viver bem.

Ficou com o coração preso à ideia de uma casa modular? Então veja mais no artigo ’15 Casas pré fabricadas/modulares e portuguesas’.

Para o leitor a casa tem de ser grande e majestosa ou pode ser pequenina e suficiente?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!