Desmistificando 4 Mitos sobre o Home Staging com a HOOMING

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Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia Aroeira, Hooming Hooming Quartos campestres
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Se costuma seguir a homify na sua página ou nas redes sociais, provavelmente já está familiarizado com a expressão inglesa home staging. Mas, será que sabe mesmo o que é esta técnica, o conceito por trás da sua existência e as vantagens que representa? Ou será que ainda pensa que home staging é uma modernice para gastar dinheiro?

É verdade, num mundo onde o mercado imobiliário é uma competição feroz pela melhor venda ao melhor preço, ainda há quem pense que o home staging é inútil. Mas a realidade é que, na era digital, em que 90% dos potenciais compradores de casas faz a sua pesquisa através das ferramentas digitais, o que vende é a melhor foto, e neste contexto o home staging é uma ferramenta de marketing preciosíssima, que ajuda a vender mais depressa, de forma mais rentável!

Então, se vai vender a sua casa ou quer promover o seu negócio, tem mesmo de ler o artigo homify de hoje. Aqui vamos usar algumas imagens de trabalhos da HOOMING, uma empresa especializada nesta actividade, para desmistificar quatro conceitos errados que ainda persistem para muita gente. Acompanhe-nos e veja como destacar a sua casa no mercado imobiliário!

O que é o home staging?

Colocando as coisas em termos simplistas, o home staging prepara a casa para ser vista por um potencial comprador, apresentando-a sob a sua melhor perspectiva para torná-la mais apetecível. Envolve redecorar, reorganizar móveis, limpar, fazer algumas remodelações de base e outras estratégias estéticas para apresentar a casa da melhor maneira possível, ajudando a que se destaque entre os milhares de casas à venda.



Quando se diz que uma imagem vale por mil palavras, isso não é um lugar comum – muito menos nos nossos dias. Uma boa imagem é a chave para o sucesso numa era onde tudo começa com uma boa imagem: os compradores vão ao Pinterest, ao Youtube, ao Instagram ou à homify tirar ideias para as suas novas casas e vêm programas televisivos focados em remodelações de casas, como os Property Brothers, estando cada vez mais informados e exigentes na procura de casa. E é nos sites das agências imobiliárias que buscam algo que corresponda aos gostos adquiridos!

Ou seja, a venda de uma casa começa muito antes da visita física com o vendedor – começa em frente ao computador, na competição por mais visualizações. As melhores fotografias vão atrair mais cliques e atrair a atenção de mais interessados, potenciado uma venda mais rápida!

Vamos então acabar com os mitos!

Mito 1 – Home Stanging é o mesmo que decoração

Home staging não é o mesmo que decoração e também não é o mesmo que remodelação, embora possa envolver qualquer uma dessas actividades!

Parece confuso? Vejamos:

O objectivo da decoração é personalizar os espaços à medida dos seus moradores, dotando-os de elementos, cores e estéticas da sua esfera pessoal para que possam senti-los como seus. Para isso deve haver um trabalho aprofundado e grande empatia entre os profissionais e os seus clientes, para conseguirem espaços totalmente à sua medida e ao seu gosto.


O objectivo do home staging é precisamente o oposto – aqui trata-se de despersonalizar os espaços!

Para que o futuro comprador se identifique com a casa é fundamental despojar os espaços de objectos pessoais, cores fortes, objectos religiosos e clubísticos, entre outros, para tornar o ambiente mais neutro possível.

O Home Stager vai decorar de forma a que o maior número possível de pessoas gostem do que estão a ver e se identifiquem com os espaços para vender mais rápido e pelo melhor valor possível.

Mito 2 – O Home Staging SÓ se aplica em espaços vazios

O problema deste mito é a pequenina palavra : estas técnicas usam-se em casas vazias, sim, e são uma ferramenta indispensável para a venda até de casas novas, em projectos imobiliários. Os andares e moradias modelo são um caso evidente da sua importância nesta área. Mas também são extremamente importantes em casas já mobiladas e decoradas

Tal como na decoração, objetivo do Home Staging é criar emoções e sensações de conforto e de bem estar que atraiam as pessoas e com as quais elas se identifiquem, para que possam cobiçar a casa e comprá-la. Em imóveis vazios, cerca de 90% da população não consegue perceber a disposição dos espaços. Não consegue imaginar as possibilidades de disposição dos moveis e acham sempre que não vai caber nada ali dentro! Neste contexto, o Home Staging ajuda a visualizar o potencial dos espaços e a dar uma percepção melhor de como a distribuição de móveis e a decoração poderão ser conseguidas.


Mas numa casa habitada e decorada à medida, a importância do home staging não é menor e a causa disso é o que faz a diferença fundamental entre decoração e home staging!

As casas habitadas estão tão cheias de moveis, de objetos pessoais e de escolhas decorativas que espelham os gostos dos moradores, o que é normal. Mas assim o futuro comprador tem dificuldade em perceber os espaços e em imaginar-se a morar ali. Não importa se a casa tem uma decoração linda, de um decorador famoso – ela foi pensada para nós.


O Home Stager vai criar o mínimo de decoração possível e com o estilo mais na moda para que muita gente se identifique com a casa, ao mesmo tempo que deixa o espaço suficiente para que os potenciais compradores possam visualizar ali o seu próprio estilo. O modo como vivemos nas casas é diferente do modo como vendemos as casas!

Mito 3 – O Home Staging só é importante para os interiores

Este pensamento até poderia ser válido no mercado imobiliário de antigamente, mas actualmente não podia estar mais errado. Depois da pandemia todos ficámos a conhecer em pleno a importância de ter um espaço de exterior funcional e a sua existência deve ser valorizada no momento da venda, pois ele pode ser determinante no processo de escolha!

Ao mostrar o potencial de um determinado espaço de exterior com alguns elementos bem estudados, que os home stagers vão saber escolher, mesmo que seja apenas uma varandinha, estamos a torná-lo mais apetecível aos olhos dos potenciais compradores e a fazer sobressair o imóvel face à concorrência.

Um bom trabalho de Home Staging na sua varanda, terraço ou jardim, pode fazer toda a diferença no momento de optar por duas casas com espaço de exterior. Pense qual preferia ver em termos de marketing: – um terraço vazio e desolado, que apenas se vale por existir, ou um terraço composto, que mostra o potencial de vivência ao comprador? A resposta é óbvia e desmistifica a ideia de que só os interiores devem ser potenciados no projecto de Home Staging!

Mito 4 – O Home Staging é muito caro, não vale a pena!

Deixámos para último o mito mais prevalente acerca do Home Staging – o facto de ser muito caro e não compensar.

Este conceito baseia-se muitas vezes no desconhecimento e numa visão redutora do que é um investimento bem sucedido. Sabendo que com um investimento de 1% a 3% do valor do imóvel num trabalho de home staging teria um retorno de 5% a 15% na venda, continuava a ver esse investimento como uma despesa? Sempre se disse que para fazer dinheiro é preciso gastar dinheiro, e com o home staging não é diferente. É um investimento que compensa ao aumentar o valor mas também ao acelerar o processo de venda, porque uma casa fechada ou por vender apenas dá prejuízo!



Conclusão lógica – Home Staging, Sim!

Ao fim de ler este artigo com certeza já percebeu as imensas vantagens do Home Staging acompanhado de uma boa sessão fotográfica para vender a sua casa, agora resta deixar os contactos de uma empresa de excelência para o fazer.

A Hooming tem a paixão e a experiência certa para rentabilizar o seu investimento e garantir o melhor retorno na venda!

Morada: Rua de Portugal, 2820-117 Charneca de Caparica e Sobreda

Telemóvel: 965180805

Site: www.hooming.pt

Veja um trabalho de Home Staging completo desta empresa no artigo ’10 Fotos de Antes e Depois – Um Home Staging que Ajudou a Vender a Casa’.



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