10 áreas de churrasco espectaculares!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
​Designer Costal Home, D-Max Photography D-Max Photography Casas modernas
Loading admin actions …

Agrada-nos a todos a ideia de criar ambientes adicionais em nossa casa. O terraço é o melhor aliado para ser convertido numa extensão do interior e permite-nos gerar a sensação de maior amplitude na nossa casa.

Para a decoração e ambiente de um terraço, existe uma grande variedade de possibilidades. Hoje, falaremos de uma dessas possibilidades: transformá-lo numa área de churrasco que nos convide a organizar convívios com ar ao livre nas mais soalheiras tardes de Verão.

Neste livro de ideias, incluímos dez projectos sensacionais para que se inspire a decorar o exterior de sua casa.

2. Com pérgola e madeira

O desenho deste terraço está pensado para se integrar com o interior da casa através de portas de correr em vidro, próximas da zona da sala de jantar, convertendo-se, assim, numa estupenda extensão dos ambientes interiores.

Para além de contar com a zona de refeições, o projecto integra uma pequena cozinha bem equipada que oferece todas os meios para ali se preparar uma refeição. O detalhe adicional do espaço é a fantástica zona do bar, um ponto perfeito para as reuniões com a família e os amigos e para desfrutar de um aperetivo antes das refeições.

A zona está perfeitamente demarcada em relação ao jardim através do piso de madeira, que facilita o trânsito dos moradores e dos seus convidados, protegido por uma pérgola coberta por vidro o que resguarda os proprietários de qualquer alteração climática repentina.

​1. Ampla e majestosa

Quando o espaço não é problema, podemos abordar sem constrangimentos a distribuição dos elementos do nosso projecto. Neste caso, o alpendre surge como uma extensão do interior na qual se encontra uma sala confortável de cores neutras e materiais naturais - vime – o que permite que a decoração se harmonize com o ambiente circundante. A cozinha deste terraço situa-se ao fundo do espaço, na zona do jardim, provida de todas as comodidades, incluindo um balcão.

A paleta cromática e de materiais, nesta zona, contrasta com o resto do desenho, trazendo dinamismo ao local. A iluminação é quente e acolhedora e o espaço recebe a frescura que vem do jardim com piscina.

​3. Elegante e distinta

Este alpendre distingue-se pela sua sobriedade e elegância com acabamentos em materiais como o mármore do balcão e no piso. A área integra um potente forno a gás que traz muitas vantagens, entre elas a redução de fumos.

transenna – também conhecida, em Portugal, como reticulado – surge como elemento arquitectónico de interesse no espaço. As ripas metálicas trabalhadas contribuem para o dinamismo e fluidez do ambiente. Esta placa ou lageado de pedra ou metal é muito utilizada para separar espaços interiores de um edifício ou deste com o exterior.

​4. Relaxada e cálida

Este terraço conta com móveis de boa qualidade e características adequadas para resistir às mudanças de temperatura e ao desgaste próprio de estar no exterior. Com vista a fazer do terraço um espaço mais completo e agradável, pode instalar uma cozinha adequada para exterior que contenha tudo o  que precisar para preparar refeições sem ter que entrar no interior da casa com frequência.

Com uma cobertura de vidro que o protege do mau tempo, esta estrutura combina betão, pintado em branco, madeira, azulejos e vidro. Os tons azuis na decoração trazem frescura a este ambiente no meio da paisagem urbana.

​5. Em branco e vermelho

Este espaço, para além de funcional, conta com uma decoração muito especial. O balcão, que serve como zona de refeições e de bar, está revestido por pequenos azulejos brancos e prateados que maximizam a luminosidade. Este revestimento repete-se nas paredes.

As notas em vermelho trazem cor e contraste com o branco que predomina no espaço. O vermelho é conhecido por estimular o apetite.

O alpendre conta, ainda, com uma pequena televisão suspensa na parede, ideal para reunir os amigos a ver uma partida de futebol. De realçar, também, os candeeiros suspensos em forma de gota.

​6. Para todos os estilos

Ao ver este alpendre quase parece que estamos a contemplar um pequeno apartamento que tem tudo. O espaço conta com os ambientes de sala de estar e sala de jantar e cozinha, sendo que esta última acomoda um sensacional forno de lenha, perfeito para se preparar os mais deliciosos cozinhados.

Os tons neutros tornam o espaço relaxado e muito acolhedor, com notas de cinza e azul que lhe trazem força e personalidade.

Uma cobertura com vigas de madeira protege o alpendre que, assim, pode ser usado ao longo de todo o ano.

​7. Em materiais tradicionais

Chegamos ao nosso sétimo terraço coberto com uma estrutura de madeira e telhas. Os materiais foram cuidadosamente escolhidos. O conjunto traz textura e cor ao ambiente. E por falar em cores, a paleta cromática percorre o branco, o creme e as cores escuras e naturais na madeira que oferece uma estética rústica, criando uma atmosfera totalmente acolhedora.

Com áreas totalmente abertas para o exterior, este recanto oferece todas as condições para preparar refeições e receber convidados, surgindo como espaço de ócio da casa.

No centro, temos um balcão/península que divide harmoniosamente o espaço, brindando-o com funcionalidade e apoio para preparar os alimentos. Para além disso, os móveis foram feitos à medida pelo que se adaptam na perfeição ao formato do espaço.

​8. Em betão

Ao betão, vemo-lo aplicado na arquitectura desde os anos ’50 até à actualidade, sendo um dos materiais mais consensuais na construção não só para suportar as estruturas dos grandes edifícios, como também como parte dos interiores, emprestando-lhes um estilo moderno e minimalista com uma forte identidade e sofisticação.

A cozinha tem linhas simples. Nela, destaca-se uma nota de cor acobreada que combina na perfeição com o azul do vidro da mesa de centro e com a paisagem exterior. Ainda que não seja perceptível na imagem, o terraço conta com uma vista para a espectacular piscina da casa que é possível graças ao guarda-corpos de vidro que mantém a descoberto o entorno.

Sem pretensões e sem excessos, este terraço funde-se com o interior da casa para oferecer um espaço informal e relaxado, perfeito para os convívios de fim-de-semana e as conversas nocturnas.

​9. Confortável e nas alturas

O apartamento da imagem tem um belo terraço que permite aos moradores verdadeiros momentos de lazer mesmo sem sair da cidade. Este projecto conta com um forno embutido numa superfície de pedra. O forno tem uma moldura prateada e elegante que se afasta da rusticidade que encontramos, normalmente, neste tipo de elementos. O terraço tem também um balcão com fogão e com espaço para preparar alimentos e uma mesa para as refeições.

A contornar os limites e a aproveitar a estrutura de betão usada na construção está um sofá cheio de almofadas que trazem cor e aconchego ao terraço.

​10. Com espírito tropical

Acabamos em beleza com uma cozinha ao ar livre cheia de cores e tropicalidade. Não é difícil adivinhar o país de origem deste projecto: o Brasil!

Esta bonita cozinha de exterior destaca-se pela sua estrutura impermeável, imprescindível para se poder cozinhar à chuva ou não ter que a desmontar durante o Inverno. A cerâmica colorida e as madeiras de cores quentes enriquecem este alpendre rústico e convidativo.

Dez propostas, dez terraços e alpendres maravilhosos. Tem preferidos?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista