por AMBIVALENZ

15 ideias peças de design para tornar a sua casa irresistível

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje trazemos-lhe uma seleção diferente. Mais do que mostrar divisões e conjuntos de decoração hoje queremos mostrar-lhe quinze peças com formatos inusitados e funções originais para criar o deu próprios estilos de vanguarda! São aquilo que muitos chamam de peças de design.

Mas o que são realmente peças de design? São artigos comuns redesenhados para serem diferentes, para terem uma forma diferente, servir vários propósitos ou serem simplesmente bonitos. São objetos ou criações arquitetónicas cujo valor estético é trabalhado para serem mais compreensíveis, ou simplesmente para fugir do entendimento simplesmente prático. São interpretações originais e diferentes de peças há muito conhecidas.

São tudo isto e muito mais, mas seja qual for a definição que lhes atribuamos a verdade é que são incríveis e podem fazer a verdadeira diferença em qualquer ambiente de sua casa.

Possuir e utilizar peças de design proporciona a liberdade criativa para se expressar à sua maneira, e ao mesmo tempo impõe o desafio de não se perder nesse percurso da auto expressão, estabelecendo-lhe linhas diretivas. Venha connosco e conheça objetos tão incríveis que têm o poder transformar a sua casa naquilo que sempre sonhou e simultaneamente num foco de inveja para todos os que a visitam!

1. O design lá fora

Começamos pelo exterior! Afinal estamos no verão e o que apetece é relaxar à beira da piscina. E que tal num baloiço como este?

Uma espetacular interpretação atual de uma peça usada há séculos em jardins por todo o mundo. A inspiração é natural, usando como base uma forma orgânica, uma qualquer folha pendurada na sua árvore, o que faz desta peça um exemplo perfeito de impacto visual aliado à funcionalidade. Uma peça espetacular que ajuda a tornar este cenário ainda mais apetecível.

2. Design ecológico

Sala de estar  por Dmdesign

No interior das nossas casas temos com certeza peças à medida da nossa identidade, com um design mais ou menos arrojado conforme as preferências. E praticamente em todas as casas há uma mesa de apoio, ou uma mesa de centro na sala. Mas o que nem todas as casas têm é uma peça como a da imagem. Uma criação geométrica e arrojada, feita de cartão reciclado!

É verdade, sabia que existem móveis belíssimos e muito resistentes feitos de cartão reciclado? Veja mais peças de design feitas com materiais reciclados no artigo ’Design reciclado!

3. Redesenhando o dia-a-dia

Sala de jantar  por AMBIVALENZ
AMBIVALENZ

Fläpps Klappstuhl – Criss Cross Rot

AMBIVALENZ

Esta é uma das peças mais irresistíveis que já vimos aqui no homify! É uma obra de arte? É uma cadeira?

É uma obra de arte E uma cadeira! Um design perfeito para casas mesmo muito pequenas! Decora com a mesma a vivacidade de qualquer obra de arte moderna uma parede lá de casa, e quando chegam visitas que é preciso acomodar abre-se e torna-se mais uma cadeira. É ou não genial?

4. Em estilo retro

Sala de estar  por Goldstein & Co.
Goldstein & Co.

Scheinwerfer auf Holzstativ

Goldstein & Co.

Nem sempre o design tem de ser futurista. Por vezes a astucia passa por ir buscar influências ao passado. É o chamado design retro ou peças de inspiração vintage, como o que podemos ver neste candeeiro inspirado num antigo holofote de trabalho, numa reinterpretação muito interessate da peça original. 

Este tipo de peças são especialmente indicadas para decorar ou mobilar espaços que se querem com um tom de nostalgia e romantismo que costumamos associar ao passado, num estilo que se tora uma tendencia muito atual.

5. Contando o tempo com estilo

Um design minimalista!

Relógios de formas depuradas à sua essência marcam o passo do tempo em vários pontos do mundo e são peças decorativas perfeitas para uma cozinha minimalista ou moderna. Perfeitos para quebrar a hegemonia do branco numa decoração simples, mas que funciona.

Imagine uma cozinha toda em branco, ampla e minimalista, e numa parede despida cinco relógios coloridos chamam a atenção e destacam-se do ambiente. Fica ou não espetacular?

6. O design logo à entrada

Corredor, hall e escadas  por Ines Benavides
Ines Benavides

Consola Kobra

Ines Benavides

Agora uma mesa de apoio perfeita para fazer de aparador o átrio de entrada de qualquer casa. De linhas orgânicas e fluidas, um pouco ao estilo Art Nouveau, este aparador tanto fica bem numa decoração minimalista, moderna, como num estilo mais rústico e antiquado. Versátil e muito bonita, não?

7. Adivinhe o que é

Assim logo à partida ficamos na dúvida sobre esta peça… Será uma obra de arte conceptual, cujas formas minimalistas foram depuradas até ao âmago, até sobrar apenas beleza, ou esta peça tem alguma outra utilidade prática?  Na verdade trata-se de um espetacular banco inspirado no movimento em espiral infinito, na cadeia de ADN, ou o crescimento das plantas.. Perfeito para colocar num espaço de estilo industrial, moderno ou minimalista, de dimensões generosas e amplas, de preferência no exterior.

8. O design pode ser extravagante

Agora uma proposta extravagante! Nesta foto vemos a criação do designer Alessandro Isola, uma mesa que é um tapete, ou um tapete que se dobra numa ponta para formar uma mesa… Afinal tapete e mesa de centro são companheiros naturais na sua sala, porque não juntar os dois num só? Quase parece magia…

9. Simples, prático e diferente

Sala de estar  por DIMISCO
DIMISCO

sgabello 3G in rovere

DIMISCO

O banco 3G Stool por DIMISCO impressiona pelo seu design simples e prático, mas incomum. Pela sua forma orgânica, e por ser feito em madeira de alta qualidade, este banco vai atrair as atenções em sua casa! E pode ser feito em diferentes tipos de madeira, para combinar com as diferentes tonalidades de cada decoração.

Você adora madeira e está à procura de inspirações inovadoras feitas neste grande material? Esta é uma solução perfeita para si!

10. Um design delicado e etéreo

Talvez seja a hora de abrir as portas de sua casa à criatividade e e à beleza engenhosa através de uma obra de arte que distingue e enriqueça o espaço onde seja colocada. Uma obra como esta que lhe apresentamos na fotografia acima. Tem a qualidade de arte num artigo de utilização tão simples como um vaso, e pode ser utilizado em todas as faces das suas três dimensões! Um design delicado elaborado e fina cerâmica que vai valorizar muito a decoração de sua casa.

11. Um desenho que marca todo um espaço

Este sofá reina e domina toda a sala de estar, nesta casa da autoria dos arquitetos portugueses ’XYZ Arquitectos Associados’, do Porto. 

O sofá é verdadeiramente único, com a sua forma dinâmica e orgânica, que se adapta a quem o queira usufruir. E isso é suficiente para dominar, e preencher sem sufocar, todo o amplo espaço da sala. Menos é mais, sem dúvida!

12. Um clássico reinventado

Uma peça clássica que assume uma forma diferente sem alterar a função pode definir o conceito de design, e esta cadeira de baloiço é um perfeito exemplo disso! Estilizada, a forma da cadeira foi resumida às suas linhas estruturais usando materiais diferentes do que é costume encontrar em cadeiras de baloiço. Diferente no aspeto das cadeiras de baloiço das nossas avós, mas servindo com o há séculos para relaxar e embalar bebés no seu sono…

13. Design rústico também é design

Uma cama tem pouco por onde inovar, ou terá muito? Esta cama é a prova de que a criatividade não tem limites! É daqueles que não prescinde da leitura de umas quantas páginas na hora de dormir? Esta cama com biblioteca incorporada é mesmo para si. E já viu como é perfeita para espaços pequenos? Não precisa de mais móveis com prateleiras…

14. Retro ou naif?

Estas peças da autoria da criadora portuguesa Anna Westerlund são deliciosas! De inspiração natural e muito bem elaboradas, são perfeitas como objetos de uso diário (um jarro, um açucareiro… ) ou como peças de decoração. Com o seu tom desigual, fruto do trabalho de elaboração manual, são ideias para alegrar uma casa campestre ou rústica.

15. O design não é só para os adultos

Quando pesamos em estantes pensamos de imediato em prateleiras corridas e em formas quadradas ou angulosas. Mas terá de ser sempre assim? A estante da fotografia acima prova que não! 

Esta árvore feita de madeira pintada tem as mesmas funções de uma qualquer estante banal, ao mesmo tempo que é ela própria um brinquedo, pois pode ser escalada como se de uma árvore verdadeira se tratasse!

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!