Quartos modernos por Wiel Arets Architects

Seis dicas para manter a casa sempre organizada

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É tão bom viver numa casa organizada e limpa. A arrumação torna o nosso dia-a-dia mais fácil e agradável. Embora nem sempre seja fácil manter a casa alinhada - devido à vida profissional ou a outros factores -, hoje deixamos-lhe algumas sugestões nesse sentido. 

Veja as ideias que consigo partilhamos neste livro de ideias.

​Comece pela entrada

Uma boa ideia é começar a organizar pela entrada que deve incluir um móvel para pousar as chaves e outros pertences que nos acompanham no dia-a-dia. Não se esqueça, também, de ter um pequeno cesto, caixa ou uma gaveta no móvel para guardar correspondência. Desta forma, evita que se espalhem pela casa, criando mais “ruído” visual. É, também, conveniente, ter um cabide para os casacos e um móvel para os sapatos.

​Horário para tarefas

Para ter uma meta a cumprir e não se dispersar, propomos que crie um horário para executar as diferentes tarefas ou distribuí-las com a sua família ou companheiros de casa. Planear o tempo e ter por escrito o que precisa de ser feito é uma forma metódica de manter tudo em dia sem esquecimentos, sem deixar acumular e sem preocupações de última hora. Embora pareça aborrecido, o horário de tarefas pode jogar a seu favor, na medida em que lhe ainda pode sobrar tempo para se dedicar ao que gosta.

​Lave a roupa com regularidade

Faça máquinas de roupa com regularidade – sempre que tiver peças suficientes para encher o tambor – pois se deixar acumular não só ficará sem roupa para usar, como depois não tem espaço para estender tudo. No fim, será muito mais complicado e acabará por se ver a braços com um daqueles montes de roupa do tamanho do Evereste para passar a ferro. Sugerimos, ainda, que arranje um cesto para a sua roupa e outro para os têxteis da casa como toalhas, lençóis, panos de cozinha, entre outros.

​E a louça!

Esta lógica também se aplica à louça. Se for usando e lavando é muito mais fácil. Acumular louça torna, depois, a sua lavagem mais trabalhosa. Para além disso, a comida seca nos pratos e provoca maus odores. Se tiver com pouco tempo, passe-a, pelo menos, por água, e deixe-a arrumada em cima do balcão para depois a lavar ou meter na máquina.

​Um plano para cada dia

Um dia para cada tarefa. Imagine: Segunda limpa as janelas; Terça-feira é para aspirar; Quarta-feira para passar a ferro; Quinta-feira para limpar a casa de banho; e assim sucessivamente. Se tratar de uma coisa por dia acabará com o fim-de-semana livre para fazer o que gosta sem ter que se preocupar com a faxina da casa.

​Tente divertir-se

Quartos de criança escandinavos por homify

Por fim, cremos que é importante divertir-se para não encarar as tarefas domésticas como um castigo. Para que as coisas fluam, não deixe de pôr a sua música preferida e divirta-se ao som dela; colocar um cronómetro para ver quantas coisas consegue fazer num tempo definido; chamar um amigo para o/a ajudar; recompensar-se a si mesmo no fim com um belo banho de imersão ou um lanche caprichado.

Considera-se uma pessoa organizada? Tem mais alguma sugestão para além das que deixámos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!