10 Dicas para Limpeza Geral de Verão no Jardim

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Villa Woods Monchique, Jardíssimo Jardíssimo Jardins de fachada
Loading admin actions …

Manter uma casa é uma sequência contínua de tarefas e de pequenas intervenções de manutenção imprescindíveis para que as nossas coisas durem e se mantenham em bom estado por muito tempo. E quem pode contar com um jardim ou outro espaço de exterior vê essas tarefas multiplicarem-se!

Ao longo das estações é preciso plantar, regar, adubar e limpar com muita frequência. As pessoas mais organizadas sabem que é preciso manter uma agenda bem planeada para todas essas tarefas, mas para os principiantes ou para quem não tem muita apetência para este tipo de actividades isso pode tornar-se numa verdadeira dor de cabeça. A solução seria contratar uma empresa de manutenção e de jardinagem, mas todos sabemos que nem sempre isso é possível…

Então, para o ajudar a organizar-se, hoje a homify compilou dez tarefas de limpeza de Verão que deve fazer no seu jardim para poder apreciá-lo ao máximo durante a estação quente. Ora espreite!

1 – Limpar as janelas pelo exterior

As nossas janelas são limpas com muita frequência pelo interior, mas quantas vezes por ano costuma fazer uma limpeza rigorosa às janelas pelo exterior? Estamos a falar dos vidros, claro, mas também das caixilharias, das calhas e dos encaixes das janelas – ou seja, de toda a janela pelo exterior.

A resposta, será de certeza uma periodicidade, bem menor. Mas com o tempo quente temos tendência a abrir as nossas casas ao exterior e isso nunca é tão agradável de fazer com vidros sujos. Além disso, com o calor as partes das janelas secam mais depressa, havendo menor hipóteses de danos causados pela humidade, por isso esta é a altura ideal para esta limpeza!

Limpe tudo, removendo as folhas de vidro se necessário, e incluindo os estores e outros eventuais sistemas de sombreamento.

2 – Muros e fachadas

A fachada é composta por várias áreas e, claro, há algumas que são inacessíveis sem equipamento próprio, mas onde podemos chegar devemos limpar, em especial as que confinam com o espaço de jardim, onde iremos passar os dias de calor. E quem diz paredes, diz muros de vedação: – por muito que apreciemos o tom rústico de um pouco de musgo, as estações mais frias e húmidas propiciam o crescimento de ervas e a acumulação de detritos em paredes e muros, estragando não só a sua estrutura, mas também o estilo do nosso jardim. O final da Primavera, princípio do Verão é a melhor altura para esta limpeza pois as ervas arrancadas secam rapidamente e as eventuais raízes remanescentes não encontram boas condições para voltar a crescer.

3 – A estrutura do deck ou a área de lounge

Esta é uma área delicada, que vai ser muito usada na estação quente, por isso deve dedicar-lhe uma atenção especial nesta altura.

Deixe o seu deck ou área de lounge em boas condições para o Verão varrendo folhas, insetos, sujidade e teias de aranha e, em seguida, todos os detritos restantes usando uma mangueira de jardim com uma cabeça de pressão.

Depois da limpeza inicial varra com a frequência necessária à manutenção da higiene do espaço e não se esqueça de aplicar selantes na madeira, se for esse o caso.

4 – Limpe árvores e arbustos

Os ramos e folhas secas enfraquecem as plantas e deixam o jardim com um ar sujo e desmazelado, por isso esta é a altura de os cortar e remover. Não se trata da poda – neste quesito há procedimentos próprios – estamos a falar apenas de uma limpeza geral. aproveite e remova qualquer detrito que tenha ido parar ao seu jardim na última tempestade.

5 – Substitua a camada de folhas mortas

As camadas de folhas mortas, ou mulch, são essenciais para proteger as raízes do frio durante o inverno e para manter a humidade do solo durante as estações quentes, mas elas também se deterioram durante esse processo. Antes de começar o calor a sério limpe a camada de folhas mortas que esteve exposta ao frio e à humidade e substitua-a por uma nova, com melhor aspecto, para dar um ar mais cuidado ao jardim, Neste processo limpe também todos os insectos, caracóis e lesmas que encontrar.

6 – A piscina

Se tem uma piscina, limpá-la será uma das grandes tarefas para quendo o Verão está à porta. Mesmo que o calor já se tenha feito sentir na Primavera, o mais certo é que só venha a usar a piscina a sério quando o calor se instalar de vez, por isso esta á a altura para fazer a sua limpeza.

Provavelmente, terá os procedimentos específicos para limpar a sua piscina bem definidos, aqui apenas queremos que marque um dia para essa operação e que resista à tentação de usar a piscina sem a limpar convenientemente, pois isso põe em causa a sua segurança e a durabilidade dos equipamentos.

7 – A churrasqueira

Ah, a churrascada, essa instituição do Verão… Mesmo que faça grelhados com frequência durante as estações frias, o que não é nada estranho entre nós, no início do Verão deve dedicar um tempinho para fazer uma limpeza mais aprofundada da sua churrasqueira, para ela estar nas melhores condições quando o trabalho aumentar. Raspe a grelha e lave-a bem. Desobstrua a chaminé e limpe qualquer resíduo acumulado (este é um requisito para usar a churrasqueira em segurança) e não se esqueça dos utensílios, como espetos e tenazes.

8 – Os móveis de exterior

Os móveis de exterior, como estas maravilhosas espreguiçadeiras da CRISTINA AFONSO, DESIGN DE INTERIORES, UNIP. LDA, são feitos para aguentar as condições climatéricas sem grandes protecções, mas apanham muito pó e sujidade, mesmo que tenham estado guardados. Lave-os com um pano húmido e detergente neutro e enxague com uma mangueira. Eles aguentam bem esta limpeza, mesmo as almofadas e colchões.

9 – As peças de iluminação de exterior

Podemos não pensar muito na iluminação de exterior, a menos que uma lâmpada se funda, mas mesmo assim elas estão lá e sujam-se bastante. No início do Verão deve lembrar-se também de limpar as luminárias de exterior. Pode usar um pincel ou uma escova macia para esta tarefa, e depois um pano de microfibra com detergente neutro, mas NUNCA se esqueça de desligar a corrente antes das limpezas.

10 – As ferramentas de jardinagem

Relva Artificial e Pedras Decorativas no seu jardim Norpavi Jardins de pedras relva artificial, jardim, pedras decorativas, relva, varanda, cobertura, relva sintética, pavimento, relvado, barcelos

Por fim, se costuma fazer você mesmo o trabalho de jardinagem no seu todo, provavelmente terá uma boa colecção de ferramentas. O calor do Verão, que evapora a humidade rapidamente, é a altura ideal para as limpar. O corta-relvas em especial, que é sempre tão usado, deve ser bem limpo e lavado para remover detritos secos das suas lâminas e cobertura.

Quer passar o verão sem se preocupar com o gasto de água no seu jardim? Então leia também o artigo 10 Ideias para Reduzir Drasticamente o Gasto de Água no Jardim.


Já fez alguma destas limpezas no seu jardim este ano?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista