Casa na Arrábida:   por HighPlan Portugal

Casa na Arrábida: fusão única com a natureza

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Todos os portugueses conhecem ou pelo menos já ouviram falar da Serra da Arrábida. Constituída por terrenos acidentados e situada na margem norte do estuário do Sado em Setúbal, a serra da Arrábida é frequentemente caracterizada pelo seu clima e flora peculiares. Nesta zona o terreno é instável e como tal não é fácil a implantação arquitectónica. 

O projecto que hoje vamos conhecer é uma habitação unifamiliar que apresenta características únicas ao mesmo tempo que procura a envolvência com a natureza da serra em redor. O desenho do projecto foi da autoria do atelier português HighPlan Portugal. A empresa foi fundada em 2012 por um conjunto de profissionais com mais de uma década de experiência na área da arquitectura e construção. Desde então a empresa tem vindo a desenvolver diversos projectos habitacionais, planeamento e regeneração urbana e arquitectura de equipamentos públicos. A HighPlan encontra-se sediada em Lisboa mas possui escritórios e parcerias no Brasil, Moçambique, Angola, Paraguai, Cazaquistão, Russia, Espanha e Croácia. 

Continue desse lado e descubra a fusão perfeita da arquitectura com a natureza.

Camuflada

Casa na Arrábida:   por HighPlan Portugal
HighPlan Portugal

Casa na Arrábida

HighPlan Portugal

moradia unifamiliar situa-se no Parque Natural da Arrábida que, como já referimos, possui um terreno acidentado que dificultou o processo de implantação do projecto. O objectivo era o de conformar uma relação de proximidade estreita com a envolvente e desta forma foi inevitável a relação com o tradicional conceito de refúgio de montanha. 

Esta casa caracteriza-se pela sua estética rústica e contemporânea e pelo seu carácter funcional que permite a criação de uma grande harmonia com a envolvente natural da montanha.

Vegetação diversa

Casa na Arrábida:   por HighPlan Portugal
HighPlan Portugal

Casa na Arrábida

HighPlan Portugal

O clima da serra da Arrábida é temperado mediterrânico, e apresenta uma flora rica em espécies mediterrânicas, tais como o sobreiro, o carvalho e a azinheira. Desta forma, podemos considerar que a vegetação em redor da habitação é diversa e proporciona diferentes sensações e vivências do espaço exterior adjacente à casa.

A moradia encontra-se assim rodeada por uma vegetação diversa graças à flora do local da implantação. 

Áreas exteriores

Casa na Arrábida:   por HighPlan Portugal
HighPlan Portugal

Casa na Arrábida

HighPlan Portugal

Nesta perspectiva é possível observarmos como a casa possui diversas conexões directas com o jardim exterior que por sua vez é um espaço natural de excelência. Esta ligação é efectuada através de grandes portas envidraçadas que permitem a relação entre os diversos ambientes. É também através dos materiais rústicos previamente selecionados na execução dos acabamentos em obra, que foi conseguida a total integração da arquitectura com a paisagem única, natural e sensível do local em questão.

Requinte e modernidade

Casa na Arrábida:   por HighPlan Portugal
HighPlan Portugal

Casa na Arrábida

HighPlan Portugal

Passamos agora para o interior da habitação onde os espaços são amplos e serenos tal como a serra. Devido às características do lugar optou-se por se instalar as áreas sociais como a sala, cozinha e WC social, no piso superior da habitação. O piso inferior reserva-se para as divisões de carácter mais privado como os quartos e respectivas instalações sanitárias privativas.

Uma casa cheia de surpresas

Casa na Arrábida:   por HighPlan Portugal
HighPlan Portugal

Casa na Arrábida

HighPlan Portugal

Chegamos assim à conclusão que esta maravilhosa habitação se encontra repleta de surpresas e detalhes únicos. No entanto é inevitável a associação com o conceito de refúgio natural devido ao local em que se insere a construção. Se gosta deste tipo de arquitectura em contacto com a natureza verifique este refúgio perfeito!

Resta-nos afirmar que não há nada como viver perto da natureza e à arquitectura cabe o papel de tornar espaços comuns em sonhos!

O que achou deste esplêndido refúgio natural?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!