Remodelação adquiriu a sala perfeita

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Projeto 29 | Sala Comum Av. Infante Santo, maria inês home style maria inês home style Salas de jantar modernas
Loading admin actions …

Nada como uma remodelação interior para voltar a dar vida aos espaços. As casas são como as pessoas, de tempos a tempos a mudança torna-se numa necessidade. Os tempos mudam, as necessidades também e desta forma torna-se fundamental a adaptação dos espaços e ambientes a novas funcionalidades. Neste caso específico a mudança não foi funcional mas apenas estética. 

Maria Inês Home Style é o atelier da designer Maria Inês que depois de passar 18 anos no sector financeiro, decidiu dedicar-se ao que mais a realiza. A designer sempre investiu na sua formação em decoração de interiores e foi em 2013 que decidiu dedicar-se exclusivamente a esta área.

As imagens seguintes são fotografias de um apartamento localizado na Avenida Infante Santo em Lisboa que sofreu uma pequena transformação interior, especialmente ao nível do mobiliário e decoração. Fique para ver!

Azul cor do céu

A primeira imagem é uma perspectiva geral da divisão que iremos de seguida explorar. A sala de estar foi então o local que sofreu uma remodelação a nível dos interiores. As paredes são brancas, no entanto uma delas é azul. O azul é a cor que lança assim o mote para a criação desta atmosfera interior tão serena e tranquila.

Pormenores com alma

Começamos agora a desconstrução dos diversos ambientes e recantos que compõem esta maravilhosa e serena sala de estar. Lembra-se da primeira imagem? E da parede azul cor do céu? Pois bem, é precisamente aí que nos encontramos, exactamente no local onde é efectuada a entrada para a sala. 

Imediatamente adjacente a este espaço encontra-se a sala de jantar e por isso, nada melhor que um pequeno aparador que serve também de apoio a esta funcionalidade. O aparador não só serve como elemento funcional que proporciona arrumação, como também permite a conformação de uma zona descontraída com alguns elementos decorativos rústicos, modernos e sobretudo, muito carismáticos.

Pedra e madeira

Pedra e madeira, ambas são materialidades naturais e estão representadas neste espaço. A madeira está directamente aplicada no revestimento do pavimento da sala-de-estar do apartamento, permitindo assim um grande conforto interior; e a pedra está representada, ainda que conceptualmente, nas obras de arte dispostas na parede. 

Por isso já sabe, se quiser criar determinado ambiente e lhe parecer impossível transportar a materialidade para o interior da sua habitação, pode sempre recorrer a imagens representativas ou objectos decorativos que remetam para esse conceito.

Design de qualidade

Na zona de estar, imediatamente adjacente ao espaço que acima ficámos a conhecer existe, para além do grande sofá azul e do pequeno banco de apoio, uma cadeira que é uma peça de design única e certamente muito especial. Repare como a transição tonal é efectuada com o auxílio de uma carpete padronizada que lança os tons para a decoração geral do ambiente.

Terra, ar, fogo e água

Terra, ar, fogo e água são os quatro elementos representativos da vida. Estes são referência em diversas obras e formas de expressão. Achámos pertinente o destaque destes elementos na medida em que esta imagem nos sugere uma aproximação aos quatro elementos. 

A terra está representada nos padrões floridos das almofadas e no castanho da madeira, material fruto da terra; o ar está presente em todo o ambiente sendo a aproximação conceptual mais directa através do grande jarro transparente que no seu interior possui nada mais do que ar; o fogo nos detalhes coloridos e fortes das almofadas; e por fim o azul da água exprime-se na cor do sofá e da parede, que acima vimos. Talvez seja esta a razão pela qual o conjunto geral transmita tanta serenidade e harmonia.

Look primaveril

Na imagem acima já tinha sido possível verificarmos um dos detalhes mais subtis da composição: as almofadas floridas. Elementos floridos são sempre uma excelente opção especialmente se for fã de espaços leves, alegres e descontraídos. O truque para escolher um bom padrão florido é tentar conjugar as cores das flores com os restantes elementos presentes na divisão. 

Sala de jantar moderna

Terminamos este artigo na área destinada à sala de jantar. O espaço é amplo e luminoso e reflecte uma atitude moderna. E aquela ideia pré-concebida de que o conjunto de cadeiras da sala de jantar tem de ser todo igual, sabe?! Aqui está a prova contrária. Repare como 6 das cadeiras são brancas e apenas as dos cantos possuem um design distinto com o acento cor-de-laranja, da mesma cor das almofadas do sofá. Por vezes, basta puxar pela imaginação!

Gostou desta pequena remodelação interior? Gostava de fazer uma na sua casa? Então veja aqui como!

O que achou deste design interior? Qual o seu detalhe de eleição?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista